sábado, 28 de dezembro de 2019

Apocalipse 1.1-3.22

Leitura do dia 25/12.

Continuamos nossa caminhada através das páginas das Sagradas Escrituras.

Na postagem anterior vimos a Carta de Judas, irmão de Jesus.

Ele alerta os perigos dos falsos mestres. Apela à fidelidade. Reconhece que todo louvor pertence ao único Deus e Senhor.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/12/judas.html

Agora caminharemos pelas páginas de Apocalipse. O último livro da Bíblia. Escrito por João, o discípulo amado, quando estava exilado na Ilha de Patmos.

De acordo com a Bíblia de estudos e sermões de Charles Haddon Spurgeon, Nova Versão Transformadora, Publicações Pão Diário, foi escrito cerca de 95 ou 96 d.C.

É um livro de símbolos e imagens, e constantemente cria emoção e maravilhamento. Existem várias classes de intérpretes. Os Preteristas, os Futuristas, a Escola Histórica ou Contínua e os Espiritualistas.

Apocalipse indica que haverá um fim para o conflito, que Deus e o Cordeiro triunfarão, que os inimigos de nossa alma serão punidos e que os seguidores de Deus serão recompensados eternamente.

Quero lembrar que não faremos um estudo teológico sobre esse livro repleto de segredos e simbologias. Nossa leitura será simples, destacando pontos de fácil compreensão.

É ideal que cada um aprofunde sua leitura e estudo, para uma caminhada mais completa e ainda mais maravilhosa.

Hoje leremos os três primeiros capítulos.

João explica que o livro é a revelação de Jesus Cristo. Deus lhe deu essas revelações para mostrar a Seus servos os acontecimentos que em breve ocorrerão.

Isso foi escrito praticamente dois mil anos atrás, mas, lembre-se que um dia para o Senhor não são como mil anos e mil anos como um dia (2 Pedro 3.8).

O Senhor Jesus enviou um anjo para apresentar essa revelação a João. Para mim, é lógico o Senhor revelar tais coisas ao Seu discípulo mais chegado. João, por sua vez, relatou fielmente tudo que viu.

São felizes todos que leem as palavras desde livro, todos que a ouvem e todos que a obedecem.

João afirma que em breve Jesus voltará. Vem com as nuvens do céu. Todos O verão, inclusive os que O transpassaram. Todas as nações se lamentação por Sua causa.

O Senhor é o Alfa e o Ômega. Expressão que significa ser Ele o Início e o Fim. Alfa é a primeira letra do alfabeto grego. Ômega, a última.

Ele é aquele é,  que era e que virá. O Todo-Poderoso.

João conta que estava exilado em Patmos por pregar a testemunhar a respeito de Jesus. De repente, ouviu uma voz. Deveria escrever em um livro tudo que visse e enviar às sete igrejas da Ásia, que ficavam nas cidades de Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.

Ele viu alguém que parecia Jesus. De fato era. Jesus em toda Sua glória. Vestia um comprido manto com uma faixa de ouro sobre o peito. A cabeça e os cabelos eram brancos. Os olhos como chamas de fogo. Os pés pareciam bronze polido, refinado em fornalha. A voz, como fortes ondas do mar. Em Sua mão direita tinha sete estrelas. De Sua boca saía uma espada afiada dos dois lados. Sua face brilhava como o sol em todo seu esplendor.

Claro que, quando João O viu, caiu a Seus pés como se estivesse morto. Que magnífico é nosso Senhor!

Jesus colocou Sua mão direita sobre ele. Ordenou que não temesse. Disse quem era (e é). Também disse que tem as chaves da morte e do mundo dos mortos.

Ordenou que escrevesse.

Explicou que as sete estrelas eram os anjos das sete igrejas e que os sete candelabros eram as sete igrejas.

Ordenou que escrevesse ao anjo da igreja em Éfeso. Apresenta-se como o que segura em Sua mão direita os anjos das igrejas anda no meio delas.

Sabe de tudo que a igreja faz. Nada Lhe está oculto. Sabe de seu árduo trabalho e sua intolerância aos perversos. Viu que examinou a pretensão dos que se diziam apóstolos e não eram, assim descobriu que eram mentirosos. Sofreu com paciência pelo nome do Senhor e não desistiu.

Mas, tem uma queixa contra essa igreja. Ela abandonou o amor que tinha no princípio.

O Senhor ordena que verifique até onde foi sua queda. Que arrependa-se e volte a praticar as obras que praticava quando amava. O amor sempre nos leva à prática de boas obras. Invariavelmente. O amor caminha ao lado da ação.

Se a igreja não se arrepender, virá a ela com julgamento. Ele a tirará do lugar em que está.

Apesar disso, há algo em seu favor. Ela odeia os nicolaítas, como o Senhor odeia.

Nicolaítas eram hereges. Pregavam a idolatria e a imoralidade sexual, coisas que o Senhor odeia.

Termina sua carta alertando a ouvir o que o Espírito diz às igrejas. Faz uma promessa: ao vitorioso dará do fruto da árvore da vida que está no paraíso de Deus.

Em seguida ordena que escreva ao anjo da igreja em Esmirna. Apresenta-se como o Primeiro e o Último. O que esteve morto, mas agora vive.

Conhece as aflições e a pobreza dessa igreja. Mas, na verdade, ela é rica.

Também sabe da blasfêmia de seus opositores cuja sinagoga pertence ao próprio satanás.

Ordena que não tenha medo do que está prestes a acontecer. O diabo lançará alguns na prisão. Serão provados por dez dias. Quem permanecer fiel, mesmo diante da morte, ganhará, dEle, a coroa da vida.

Alerta a ouvirem o que o Espírito diz às igrejas.

O vitorioso não sofrerá o dano da segunda morte.

A próxima carta é endereçada ao anjo da igreja em Pérgamo. O Senhor se apresenta como aquele que tem a espada afiada dos dois lados.

Conhece o lugar onde essa igreja vive. É a cidade onde está o trono de satanás. Mesmo assim, ela tem permanecido fiel ao Seu nome. Recusa -se a negar sua fé nEle, mesmo quando Antipas, que era Sua testemunha fiel, foi morto.

Apesar disso, tem algumas queixas.

Essa igreja tolera pessoas que ensinam como Balaão. Ele instigou o povo a comer alimentos oferecidos a ídolos e a praticar imoralidade sexual. Além disso, alguns entre eles seguem os nicolaítas.

Se não houver arrependimento, o Senhor virá subitamente. Lutará contra eles com a espada de Sua boca.

Exorta-os a ouvirem o que o Espírito diz às igrejas.

O vitorioso comerá o maná escondido. Também receberá uma pedra branca com seu nome novo gravado. Nome que ninguém conhece, só quem o receber.

Ordena que João escreva ao anjo da igreja em Tiatira.

Apresenta-se como o Filho de Deus, cujos olhos são como chamas de fogo e cujos pés são como bronze polido.

Sabe de tudo que essa igreja faz. Viu seu amor, fé, serviço e perseverança. Coisas que andam juntas. Observou que essa igreja tem crescido em todas essas coisas.

Mas tem uma queixa. Tem permitido que Jezabel, que se diz profetiza, faça Seus servos desviarem do caminho. Ela ensina as mesmas coisas que Balaão.

O Senhor, em Sua imensa misericórdia, deu -lhe tempo para se arrepender. Ela não quis. Não quer deixar sua imoralidade.

Se continuar assim, será lançada enferma em uma cama e os que adulteram com ela, também. Matará seus filhos, assim todas as igrejas saberão que Ele sonda a mente e o coração e recompensa a cada um com aquilo que seus atos merecem.

Aos que estão em Tiatira e não seguem esse falso ensino, que dizem ser as verdades mais profundas e, são mentiras de satanás, pede que continuem apegados firmemente ao que têm, até Sua volta.

O vitorioso, que obedecer até o fim, receberá autoridade sobre as nações. Terão a mesma autoridade que Ele recebeu de Seu Pai. Também ganhará a estrela da manhã.

João escreva ao anjo da igreja em Sardes. Nessa carta o Senhor se apresenta como aquele que tem as sete estrelas e os sete espíritos de Deus.

Sabe de tudo que essa igreja faz. Tem fama de estar viva, mas está morta.

Deve despertar e fortalecer o pouco que ainda resta. Até esse pouco está quase morto. O Senhor vê que suas ações não atendem os requisitos do Pai.

Precisa lembrar do que ouviu no início, agarrar à verdade com firmeza e arrepender-se. Se não acordar, Ele virá subitamente até eles, como vem um ladrão. Inesperadamente.

Os que estão em Sardes e não mancharam suas roupas com o mal, andarão com Ele. vestidos de branco. São dignos.

O vitorioso será vestido de branco. Seu nome jamais será apagado do Livro da Vida. Será confirmado que pertence ao Senhor. Diante do Pai e de Seus anjos.

Se alguém tem ouvidos, deve ouvir o que o Espírito diz às igrejas.

À igreja em Filadélfia o Senhor se apresenta como santo e verdadeiro. O que tem a chave de Davi. O que abre ninguém pode fechar. O que fecha, ninguém pode abrir.

Sabe de tudo que essa igreja faz. Abriu uma porta para ela que ninguém pode fechar. Tem pouca força, ainda assim obedeceu Sua palavra e não negou Seu nome.

O Senhor obrigará aos da sinagoga de satanás a prostrarem-se e reconhecerem que Ele ama os Seus.]

Porque obedeceu Sua ordem de perseverar, Ele a protegerá do grande tempo de privação que virá sobre o mundo, para pôr os habitantes da terra à prova.

Deve apegar-se ao que tem, para que ninguém tome sua coroa.

O vitorioso se tornará coluna do templo do Pai. Jamais será arrancado dali. Terá em si escrito o nome do Pai. Será cidadão da cidade do Pai. Também terá Seu nome escrito nele.

Alerta a ouvir o que o Espírito diz às igrejas.

Ao anjo da igreja em Laodiceia apresenta-se como o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, a origem, o início da criação de Deus.

Também sabe de tudo que essa igreja faz. Não é fria, nem quente. É morna. Está em cima do muro. Não toma posição. Está prestes a vomitá-la.

Essa igreja considera-se rica e próspera. Acredita que tem tudo. Não precisa de nada. Por isso, não consegue perceber que é infeliz, miserável, pobre, cega e nua.

O.Senhor aconselha que compre dEle, só dEle, ouro purificado pelo fogo. Só assim será rica.

Também devem comprar roupas brancas para não se envergonhar de sua nudez e colírio, para enxergar.

Lembra que corrige e disciplina todos que ama.

Ela deve ser zelosa e arrepender-se. Ordena que preste atenção! Está à porta e bate. Se ouvir Sua voz e abrir a porta, entrará. Farão uma refeição juntos, como fazem os amigos. Terão comunhão.

O vitorioso sentará com Ele em Seu trono. Que privilégio!

Quem tem ouvidos deve ouvir o que o Espírito diz às igrejas.

Terminamos aqui nossa leitura de hoje.

Particularmente, qual igreja temos sido?

Precisamos nos arrepender?

Estaremos entre os vitoriosos?

Continuamos amanhã. Leremos a partir do capítulo quatro até o capítulo seis de Apocalipse.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário