segunda-feira, 3 de junho de 2019

Salmos 35.1-37.40

Leitura do dia 03/06.

Continuamos nossa caminhada pelo livro de Salmos.

Ontem vimos a confiança que Davi coloca no Senhor, mesmo em meio às dificuldades e angústias. Sabe que entende nossos corações porque nos fez. Ele é quem nos guia pelo melhor caminho, nos dá conselhos e cuida de nós. Sua Palavra é verdadeira. Podemos confiar em tudo que faz.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/06/salmos-311-3422.html

Hoje, caminharemos através das páginas dos Salmos trinta e cinco ao trinta e sete.

No Salmo trinta e cinco, Davi pede que o Senhor o defenda. Não é que seja chorão. Sua vida é intensa. Cheia de inimigos e acusadores. Foi ungido para ser rei de Israel. Seus inimigos não conseguem deixá-lo em paz. E ele tem um longo caminho a percorrer.

Seu coração anseia ouvir o Senhor dizer que lhe dará vitória. Enquanto isso não acontece, continua clamando. Não há ninguém que possa livrar como o Senhor. Ninguém, além do Senhor, que resgata o indefeso das mãos do forte ou que protege o pobre e o humilde dos que os exploram.

Quando seus inimigos forem derrotados pelo Senhor, Davi O louvará perante todos. O dia todo. Proclamará Sua justiça.

No Salmo trinta e seis, Davi fala sobre o pecado do ímpio. Ele sussurra em seu coração, incitando-o a continuar com suas obras más. Ele não teme o Senhor. Nem percebe sua perversidade, por causa de sua presunção. A presunção cega. Não quer agir com prudência, nem fazer o bem. Tudo que faz é distorcido e enganoso. Até à noite, quando é hora de descanso, trama maldades. Não se esforça para fugir do mal. Diferente do íntegro, que desvia-se do mal.

Ainda assim, Davi reconhece que o amor do Senhor é imenso como os céus. E Sua fidelidade vai além das nuvens. Sua bondade é tão grande que cuida das pessoas e dos animais. Seu amor é tão precioso que toda a humanidade encontra abrigo nEle. Debaixo de Suas asas. Um Deus realmente lindo. A fonte da vida. A luz pela qual vemos.

Pense um pouco nisso. O Senhor é a fonte da vida. E a luz pela qual vemos. Se olharmos para Ele, enxergaremos a verdade. Fora dele, existe apenas sombras, especulações e medo.

Que Seu maravilhoso amor seja derramado sobre todos que O conhecem. E o amam.

No Salmo trinta e sete, um dos mais belos, Davi nos ensina a não nos preocuparmos com os perversos. Nem a termos inveja deles. Como o capim, secarão.

O que devemos fazer é confiar no Senhor e fazer o bem. Buscar nEle nossa alegria. Entregar nosso caminho a Ele. Aquietar-nos em Sua presença. Esperar nEle com paciência.

Também devemos deixar a ira. Abandonar o furor. Não perder a calma. Essas emoções só nos causam prejuízos.

Davi fala do caminho do perverso. E seu destino. No final, desaparecerão.

Afirma que é melhor ser justo e ter pouco, que ser perverso e rico. Ah, como a Palavra anda na contramão do mundo! Quantas pessoas acreditam que é melhor ser rico a ser justo. Mas não atentam para o fim das coisas.

O Senhor cuida dos íntegros. Os perversos, morrerão. Eles tomam emprestado e nunca pagam. Os justos são completamente diferentes. Eles dão, com generosidade.

O Senhor se agrada dos que andam em Seu caminho. Ainda que tropecem, não cairão. O Senhor os segura pela mão.

Davi olha para trás. Lembra o Salmo vinte e três? Ele percebe a bondade e a misericórdia do Senhor seguindo não apenas ele, mas os justos. Já foi moço e agora é velho, mas nunca, repito, nunca viu o justo desamparado, nem sua descendência mendigando o pão. O justo é generoso. Empresta de boa vontade. Seus filhos são bênçãos. http://www.espalhandoasemente.com/2019/06/salmos-231-6.html

Por isso, Davi nos dá mais um conselho. Que nos afastemos do mal e façamos o bem. Que sejamos justos.

Os justos ensinam o que é reto. Oferecem conselhos sábios. Guardam no coração a Lei do Senhor, por isso seus passos são firmes. Novamente preciso falar. São justos porque guardam no coração a Lei do Senhor. Seus passos são firmes exatamente por esse motivo. É a Lei do Senhor que está em seus corações. Não são filosofias vãs. É a Palavra. Que é viva e eficaz.

O perverso, não contente com suas maldades, ainda fica à espreita da vida do justo. Quer destruí-lo. Mas o Senhor não deixará que ele tenha sucesso. Nem condenará o justo quando for julgado.

Que nossa esperança esteja no Senhor. Que andemos firmemente pelo Seu caminho.

Davi sabe que há pessoas más e cruéis que florescem como se fossem árvores em seu próprio solo. Mas, também sabe que desaparecerão. Ao invés de ficarmos olhando para estes, devemos olhar para os que são íntegros e justos. Haverá um futuro maravilhoso para os que amam a paz. O Senhor salva os que nEle se refugiam.

Amanhã continuamos. Leremos a partir do capítulo trinta e oito até o capítulo quarenta e um.

Não se atenha apenas ao que comentamos aqui. Cada Salmo é vivo. Tem um significado diferente para cada um, de acordo com suas experiências. Não deixe de garimpá-los. Os tesouros são mais preciosos quando os encontramos.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário