sábado, 21 de dezembro de 2019

Tito 3.1-15

Leitura do dia 14/12.

Continuamos nossa caminhada através da carta de Paulo a Tito.

Ontem vimos o trabalho que deveria terminar em Creta. A escolha de presbíteros deve ser rigorosa, afinal são os líderes da igreja.

Nosso modo de viver mostra se conhecemos ou não o Senhor. Também vimos que o ensino correto na igreja e o modo de viver dos mais velhos, devem sempre ser exemplos. Tudo que fizermos deve refletir a integridade e seriedade do que ensinamos.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/12/tito-11-215.html

Hoje leremos o último capítulo de Tito e a carta de Paulo a Filemom. Na primeira postagem, apenas Tito.

Paulo ensina que devemos nos sujeitar às autoridades. Sermos obedientes e sempre prontos a fazer o bem. Não caluniar ninguém. Evitar brigas. Ser amáveis e mostrar a todos a verdadeira humildade.

Humildade não é o modo de vestir ou falar, é o modo de viver!

Antes de conhecermos o Senhor éramos insensatos e desobedientes. Vivíamos no engano e nos tornamos escravos de muitas paixões e prazeres. Éramos cheios de maldade e inveja. Odiávamos uns aos outros.

Mas, quando o Senhor, nosso Salvador, revelou Sua bondade e amor, fomos salvos. Ele nos salvou por Sua misericórdia. Não por sermos justos. Nos lavou para tirar nossos pecados. Nos fez nascer de novo. Deu-nos uma nova vida através do Espírito Santo. Por Sua generosidade derramou Seu Espírito em nós. Por Sua graça declarou-nos justos e deu-nos esperança da vida eterna.

Somos novas pessoas, por causa dEle!

Paulo insiste que Tito ensine desta maneira. Foi o Senhor que fez tudo por nós.

Assim como instruiu Timóteo, agora instrui Tito que não se envolva em discussões tolas. Coisas inúteis sobre genealogias intermináveis e leis judaicas. É perda de tempo. Não levam a nada de útil ou bom.

Se alguém tem causado divisões deve ser advertido até duas vezes. Se não se arrepender, não devemos mais ter relacionamento de amizade. Desviou-se da verdade e condenou a si mesmo com seus pecados.

O apóstolo pede que Tito ajude Zenas, o advogado, e Apolo na viagem deles. Deve providenciar para que tenham tudo que precisarem. Alerta que é um ensino que o povo do Senhor deve aprender. Fazer o bem ao suprir as necessidades urgentes de outros e não ser, de modo algum, improdutivo.

Como povo do Senhor precisamos de tal lição. Não podemos deixar ninguém passando necessidades e não fazer nada. Que aprendamos a ser misericordiosos. Sempre dispostos a fazer o bem.

Continuamos na próxima postagem. Leremos a carta de Paulo a Filemom.

Espero você. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário