Na postagem anterior, vimos que Judá não abandona os altares idólatras, oferecendo sacrifícios pagãos. Israel e Judá estão perdendo território.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/2-reis-151-38.html
Agora, caminharemos através das páginas do capítulo dezesseis de 2 Reis.
Acaz, filho de Jotão, começou a reinar em Judá. Era o décimo sétimo ano de Peca, filho de Remalias, rei de Israel. Tinha vinte anos de idade quando começou ao reinar. Não fez o que era agradável ao Senhor como Davi fizera. Oferecia sacrifícios e incenso nos lugares altos, nas colinas e debaixo de toda árvore verdejante.
Como se não bastassem os pecados de Judá, imitou a conduta de alguns reis de Israel. Chegou a sacrificar seu próprio filho no fogo, conforme as tradições e costumes das nações pagãs que o Senhor havia expulsado da terra de Canaã, através dos filhos de Israel.
Rezim, rei da Síria, e Peca, rei de Israel, pelejaram contra Jerusalém. Mas não prevaleceram contra Acaz.
Nessa época, Rezim, recuperou Elate e tirou os judeus de lá. Os edomitas passaram a habitar em Elate.
Acaz, que não sabia o que era recorrer ao Senhor, enviou mensageiros a Tiglate-Pileser, rei da Assíria. Em sua mensagem dizia que era seu servo e filho, que Tiglate-Pileser subisse e o livrasse do poder do rei da Síria e de Israel. A mensagem foi acompanhada da prata e do ouro que se acharam no templo do Senhor e nos tesouros da casa do rei.
O rei da Assíria atendeu seu pedido. Subiu contra Damasco. Apoderou-se dela, deportou seus habitantes para Quir e mandou matar Rezim.
Enquanto no tempo de Salomão houve paz em todas as fronteiras de Israel, agora Israel e Judá enfrentam guerras por todos os lados. Mesmo assim não cogitam em voltar para o Senhor. É uma tristeza essa parte da história.
Que possamos nos lembrar do Senhor em todos os momentos de nossas vidas, jamais deixando-O para trás.
Como fez aliança com Tiglate-Pileser, rei da Assíria, Acaz foi a Damasco para encontrá-lo. Lá viu um altar e mandou ao sacerdote Urias o modelo com informações detalhadas para sua construção. O sacerdote Urias construiu o altar seguindo todas as instruções enviadas pelo rei. Ficou pronto antes que Acaz voltasse de Damasco.
Quando o rei viu o altar, aproximou-se e fez queimar sobre ele seu holocausto, ofertas de cereais e suas oblações, vinho e sangue de ofertas pacíficas.
O altar de bronze, que era dedicado apenas e exclusivamente ao Senhor, ficava entre o novo altar e o templo, então Acaz o transferiu para o lado norte do seu novo altar. Ordenou que Urias queimasse “no seu altar” todos os holocaustos e ofertas, dele e de toda a nação. Não deveria mais usar o altar de bronze, o “altar do Senhor” para isso. A partir de então, Acaz passaria a usar o “altar do Senhor” como oráculo para suas adivinhações. O altar que era do Senhor! E pior, o sacerdote Urias não questionou. Simplesmente fez tudo que o rei lhe ordenara.
Que o Senhor nos guarde de usar o "Seu Altar" como oráculo ou como qualquer outra coisa, que não seja para adorá-Lo.
Acaz também mandou que fossem retirados os painéis laterais e arrancou as pias dos estrados móveis. Tirou o tanque de cima dos touros de bronze e o depositou sobre uma base de pedra. Tudo para pagar o rei da Assíria. Também retirou a cobertura que era usada no sábado, que fora edificada no templo e acabou com a entrada real do lado de fora da Casa do Senhor. Não havendo mais respeito pelo Senhor, por que haveria respeito com Seu altar, Sua casa?
Judá caminha a passos largos, cada vez mais longe do Senhor. O templo feito com tanta dedicação e carinho por Salomão, está se transformando em ruínas e altares de outros deuses tomam Seu lugar.
Quando Acaz morreu foi sepultado junto a seus pais, na Cidade de Davi. Seu filho Ezequias passou a reinar em seu lugar.
Não sei você, meu coração fica partido quando vejo que um rei após outro não se importa mais com o Senhor. Uma dinastia que carrega a promessa transmitida pelo Senhor a Davi não se importa em conhecer esse Senhor e muito menos em andar nos caminhos que Davi andou.
Como será o reinado de Ezequias? Será que ainda há esperança para o povo de Judá?
Amanhã continuamos. Leremos do capítulo dezessete ao capítulo dezenove.
Espero você. Até lá.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/a-apostasia-em-juda.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/de-quem-e-o-altar.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário