domingo, 2 de junho de 2019

Salmos 27.1-30.12

Leitura do dia 01/06.

Continuamos nossa caminhada pelas páginas de Salmos.

Ontem vimos que o Senhor é o Pastor de Davi. Deve ser o nosso também. Precisamos ter o coração limpo para que nossas mãos sejam puras. Ele ensina Seus caminhos aos que O temem. Também nos livra das armadilhas, se nossos olhos estiverem nEle.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/06/salmos-231-6.html

Vimos também que precisamos estar conscientes de Seu amor e viver de acordo com Sua verdade. http://www.espalhandoasemente.com/2019/06/salmos-241-2612.html

Hoje, caminharemos através dos Salmos vinte e sete até o Salmo trinta.

No Salmo vinte e sete, Davi afirma que o Senhor é sua luz e salvação. Então, por que ter medo? Não é possível. O Senhor é a fortaleza de sua vida. Por que estremecer? Sabe que, quando os maus vierem para destruí-lo, quando seus inimigos vierem contra ele, tropeçarão e cairão. Porque o Senhor é sua luz, salvação e fortaleza, não terá medo, ainda que um exército o cerque. Ainda que invistam contra ele, permanecerá confiante no Senhor.

Seu coração tem um pedido apenas. Quer morar na casa do Senhor todos os dias de sua vida. Para quê? Assistir a um show? Ter uma aula de coaching? Ficar confortavelmente sentado em um banco? Não. Quer morar na casa do Senhor para contemplar Sua beleza e meditar no Senhor. Sabe que em Sua presença estará abrigado nos tempos de aflição, que, diferente do que muitas pessoas acreditam, esses tempos virão (João 16.33). Mas, o Senhor o colocará em uma rocha alta. O esconderá. Assim, Davi permanecerá com sua cabeça erguida. E, em seu santuário, oferecerá sacrifícios, cantará e louvará ao Senhor com gritos de alegria. Como devemos agir.

Pede como sempre, que o Senhor ouça sua oração. Ensine a ele Seus caminhos. E confia que verá Sua bondade. Não apenas quando morrer, mas na terra dos vivos. Ordena a si mesmo que espere no Senhor, que seja valente e corajoso. Sim, que espere no Senhor.

No Salmo vinte e oito, sua alma se mostra angustiada. Clama ao Senhor, sua Rocha. Que o ouça. Prefere desistir e morrer, ao Senhor ficar calado.

No meio do cântico, louva o Senhor. Ele ouviu seu clamor por misericórdia. Ele é sua força. Seu escudo. Confia nEle de todo seu coração. Ele o ajuda. Seu coração se encherá de alegria. Por isso lhe dá graças com seus cânticos. E pede que o Senhor conduza Seu povo, como um pastor.

No Salmo vinte e nove, Davi chama a todos para honrarem e louvarem o Senhor. Que O adorem.

Fala sobre Sua voz. Ela ecoa sobre o mar. Troveja. É poderosa. Majestosa. Quebra os grandes cedros. Em sua linguagem poética, Davi afirma que a voz do Senhor faz os montes do Líbano saltarem. Faz o Hermom pular. Embora seja uma figura de linguagem, sabemos que o Senhor pode fazer isso, se assim desejar. Com apenas uma ordem.

Sua voz risca o céu. Sacode o deserto. Torce os fortes carvalhos. Arranca as folhas dos bosques. Comanda as águas.

Ele volta para o templo. Todos que ali estão proclamam glória ao Rei. Àquele que é Rei para sempre. Que dá força e abençoa Seu povo com paz.

O Salmo trinta foi feito por Davi para a dedicação do templo. Não estaria presente. Seu cântico, sim. Sabe que o Senhor cumprirá Sua palavra. Seu filho Salomão o erguerá.

Ele exalta o Senhor por Seu livramento. Clamou ao Senhor. Ele restaurou sua saúde. Arrancou sua vida da sepultura.

Todos que Lhe são fieis, devem louvar Seu santo Nome. Ah, como o Senhor é maravilhoso. Sua ira dura apenas um momento. Seu favor, a vida inteira. Sim, o choro pode durar uma noite. A alegria virá pela manhã.

Davi afirma que quando ficou “próspero”, colocou sua confiança no que possuía e afirmou que nada podia derrubá-lo. Sabe o que aconteceu? Era o favor do Senhor e não seus bens que o mantinham firme como uma montanha. Quando o Senhor deu-lhe as costas, entrou em pânico. Ficou em desespero.

Então, reconheceu o favor do Senhor em sua vida. E clamou por socorro. O Senhor o atendeu. Transformou seu pranto em dança. Trocou suas roupas de luto e o vestiu de alegria. Não eram as roupas. Ele mesmo foi vestido de alegria, pelo Senhor. Davi só pode louvá-lo. Para sempre. Sem jamais se calar.

Que aprendamos com Davi. Nada, além do Seu favor, pode nos proteger. Nossa confiança deve estar nEle. Ele é inabalável. E nos veste de alegria.

Continuamos amanhã.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário