Leitura do dia 11/04.
Continuamos nossa caminhada através do livro de 2 Reis.
Ontem vimos Oseias reinando em Israel, os assírios conquistando Samaria. Os estrangeiros se estabelecendo em Israel e sendo ensinados a adorar o Senhor, mas continuarem a servir seus deuses.
Também vimos que Ezequias reina em Judá. Senaqueribe ameaça Jerusalém. Ezequias busca ajuda no Senhor. O Senhor responde com promessa de livramento.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/2-reis-171-41.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/2-reis-181-33.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/2-reis-191-37.html
Agora, leremos os capítulos vinte a vinte e dois.
Na primeira postagem, o capítulo vinte.
Logo após o livramento que o Senhor deu a Ezequias e a Jerusalém, o rei ficou doente. À beira da morte. Isaías foi visitá-lo. Ordenou que colocasse sua casa em ordem. Ele não se recuperaria. Certamente morreria.
Quando ouviu essas palavras, virou o rosto para a parede e orou ao Senhor. Suplicou que o Senhor se lembrasse dele. Lembrou-Lhe como vinha caminhando com Ele em fidelidade, sinceridade e integridade de coração, praticando o que é justo e correto diante dEle. Ezequias ficou muito angustiado. Chorou copiosamente. Não queria morrer.
Antes que Isaías atravessasse o pátio intermediário para sair da cidade, o Senhor ordenou que voltasse e dissesse a Ezequias que o Senhor Deus de seu pai Davi ouvira suas orações e súplicas, também vira suas lágrimas.
O Senhor iria curá-lo. Depois de três dias, Ezequias agradeceria na Casa do Senhor. Quinze anos seriam acrescentados à sua vida e mais, o Senhor livraria ele e Jerusalém das mãos do rei da Assíria. O Senhor protegeria Jerusalém por amor à Sua própria pessoa e por amor a Seu servo Davi.
Quando Isaías falou com Ezequias, perguntou qual sinal o Senhor daria de que o curaria e ele conseguiria ir à Casa do Senhor três dias depois.
Isaías lhe perguntou o que queria que acontecesse: Que a sombra do relógio de sol adiantasse ou regredisse dez graus. Ezequias respondeu que era fácil a sombra se adiantar. Ele preferia ver a sombra retornar os dez graus. Isso sim era um sinal! O tempo voltar! Uau!
Isaías clamou o nome do Senhor e imediatamente Ele fez a sombra recuar dez graus que já havia avançado no relógio de sol de Acaz.
Isaías ordenou ao rei que tomasse uma pasta de figos e passasse sobre a úlcera. Em seguida, um emplastro foi aplicado às feridas. Como o Senhor disse, ele ficou curado.
É maravilhoso ver o Senhor respondendo tão rapidamente à oração de Ezequias. Isaías ainda não havia saído da cidade e o Senhor mandou que retornasse com a resposta para ele.
E que sinal! O tempo simplesmente recuou. Para dar um sinal a um homem. De que o prometido pelo Senhor aconteceria. Em apenas três dias. Que Deus maravilhoso o que servimos! Meu coração se inclina diante dEle. Preciso adorá-Lo. Reverenciá-Lo.
Logo depois, Merodaque-Baladã, filho de Baladã, rei da Babilônia, soube que Ezequias estivera doente e se recuperara. Enviou cartas e um presente a Ezequias.
Ezequias recebeu seus mensageiros. Apresentou-lhes todo o palácio. Seus tesouros, a prata, o ouro, as especiarias, seus melhores óleos, seu depósito de armas e tudo quanto havia em seus muitos armazéns. Mostrou tudo que havia em seu palácio e em todo o seu reino. Com alegria.
Depois que foram embora, Isaías foi ao seu encontro. Perguntou-lhe o que os homens que o visitaram queriam e de onde vieram. Ezequias disse que eram de um país muito longe chamado Babilônia.
Isaías perguntou o que haviam observado. Ezequias respondeu que tinham visto tudo. No palácio e em seus armazéns.
Isaías declarou a Ezequias a palavra que o Senhor lhe dissera. Viriam dias em que tudo que existia no palácio do rei, todos os tesouros que seus antepassados acumularam, seriam levados para a Babilônia. Até os filhos que ele mesmo gerara seriam levados para serem eunucos no palácio do rei da Babilônia.
Ezequias considerou essa palavra. Disse a Isaías que se cumprisse a boa vontade do Senhor. Ele entendeu que viveria em paz e seu reino não veria o castigo futuro.
Durante seu reinado, além das reformas que fez, Ezequias construiu um açude e um aqueduto. Levou água potável para dentro de Jerusalém. O túnel de Ezequias foi descoberto embaixo da cidade de Davi. Uma construção impressionante.
Quando morreu, seu filho, Manassés passou a reinar em seu lugar.
Ezequias foi um rei que temeu ao Senhor. Como lemos, não houve nenhum outro que tenha se convertido ao Senhor como ele. Andou, não nos caminhos de seus pais, mas no caminho de Davi. Elevou o padrão. http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/estamos-imunes.html;
http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/destruicaoreconstrucao.html
Continuamos na próxima postagem.
Espero você. Até já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário