Era assim chamada em homenagem a Felipe, filho de Herodes, que dominou aquela região. Antes, era chamada de Panias, em homenagem ao deus pagão Pan, associado aos campos e rebanhos. Estive na caverna que havia sido consagrada a Pan. Ali, declaramos o nome de Jesus, como o único Rei e Senhor do Universo.
Voltando ao texto de Mateus.
Jesus escolheu essa região, dedicada a um falso deus, para perguntar aos Seus discípulos quem as pessoas diziam que Ele era.
Os discípulos responderam que uns achavam que era João Batista, outros Elias e ainda outros, Jeremias ou um dos profetas.
Então, Ele fez a maior pergunta de todas as perguntas que podem ser feitas: “E vocês? Quem vocês dizem que Eu sou”?
Em algum momento de nossas vidas, na verdade em vários deles, temos que responder a essa pergunta. À maior pergunta do Universo.
Quem dizemos que Ele é? Um profeta? Um revolucionário? Um humanista? Um hippie? Um filósofo? Um homem bonzinho que falava coisas mansas e curava as pessoas? O Filho do Deus vivo? Quem pensamos que Ele é?
Nossa resposta a essa pergunta irá definir nossas vidas. Completamente.
A grande pergunta do Universo não é quem eu sou, é quem Ele é. Quando sabemos quem Ele é, Ele nos revela quem somos. É maravilhoso. Sua identidade em nós, nos revela nossa identidade.
Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”.
Jesus disse que Pedro era feliz, porque essa revelação foi dada a Ele pelo Pai, que está nos céus. Não podemos ir a Jesus sem que o Pai nos dê essa maravilhosa revelação.
E eu? Quem digo que Ele é? O Cristo, Ungido, filho do Deus vivo?
E você? Quem você diz que Ele é? A resposta a essa pergunta define nossas vidas. Define tudo.
O texto ainda continua, mas vamos parar por aqui.
Imagino estar sentada ali, junto àquela caverna dedicada a Pan, um falso deus, ouvindo o Senhor perguntar: “E vocês? Quem dizem que Eu sou?”
Sei que Ele é o Cristo, o filho do Deus vivo. Meu Senhor e Salvador. Meu dono. O Amado da minha alma. Aquele a quem eu seguirei. Todos os dias. Sempre. Para sempre.
Isso me faz lembrar que nessa mesma região, Tito, no ano 70 d.C, após destruir Jerusalém, levou vários judeus ali e os massacrou, em espetáculos de jogos. Olho ao longo da história. Quantos foram martirizados porque reconheceram verdadeiramente quem Jesus é! Pedro foi um desses. Praticamente todos Seus apóstolos. E tantos outros. Inclusive hoje, longe de nossas confortáveis casas, muitos morrem por responder a essa pergunta como Pedro respondeu.
Quando temos a revelação de Sua identidade, como Pedro teve, não há como O negarmos.
Estou disposta a responder, mesmo em meio às lutas e tribulações? Mesmo diante da morte, se essa pergunta me for feita?
“E vocês? Quem vocês dizem que Eu sou?”
Eu quero conhecer Jesus, como Ele é, a cada dia. E você?
https://www.youtube.com/watch?v=rBVjbjGVVjo
Nenhum comentário:
Postar um comentário