sábado, 16 de junho de 2018

Algumas informações interessantes

Vamos continuar nossa caminhada pelas páginas de 1 Crônicas. Hoje, capítulos 3 e 4.

O autor nos fala sobre os filhos de Davi, que nasceram em Hebrom, onde Davi reinou durante sete anos e seis meses:
Amnon, seu primogênito, filho de Ainoã de Jezreel.
Daniel, o segundo, filho de Abigail.
Absalão, o terceiro, filho de Maaca. Maaca era filha de Talmai, rei de Gesur.
Adonias, o quarto, filho de Hagite.
Sefatias, o quinto, filho de Abital.
Itream, o sexto, de Eglá.

Percebeu que cada um desses filhos foi gerado de uma mulher diferente? Viu que o avô materno de Absalão também era rei?

Depois de sete anos e seis meses reinando em Hebrom, Davi reinou em Jerusalém trinta e três anos. Ali, nasceram os seguintes filhos com Bete-Seba: Simeia, Sobabe, Natã e Salomão.

Além deles, ainda teve mais nove filhos. Sem contar os filhos que teve com suas concubinas. Também teve uma filha chamada Tamar, filha de Maaca.

O autor passa então, a contar apenas a genealogia dos que foram reis.

Salomão, pai de Roboão e assim por diante. Veremos as histórias desses reis, até serem conduzidos ao cativeiro babilônico. Veremos também porque foram para o cativeiro, apesar das promessas do Senhor de possuírem a terra de Canaã para sempre. O que será que aconteceu? Veremos nas páginas a seguir. Caminharemos por elas.

Leia toda a genealogia. Note que na maioria das vezes, apenas o nome do pai é mencionado. Também não há quase observações. Apenas que um era filho de outro. Às vezes uma informação é dada. Outras vezes, o nome da mãe é citado. Repare bem nas informações constantes no capítulo 3.

No capítulo 4, o escritor parece estar mais disposto a nos fornecer certas informações, além dos nomes. Aqui ele fala dos filhos de Judá e Simeão.

No versículo três fala dos filhos de Abi-Etam. Eles tinham uma irmã chamada Hazelelponi. Apesar do nome ser muito esquisito, ela deve ter sido alguém importante. Não sabemos, mas com certeza essa informação não está aqui por seu nome ser estranho.

Depois, fala dos descendentes de Hur, o primogênito de Efrate e fundador de Belém, também conhecida como Belém Efrata. Asur, fundador de Tecoa, que teve duas esposas. E cita o nome de ambas.

O versículo nove nos conta uma história muito interessante. Preste atenção. Se tivéssemos deixado passar, não saberíamos nada sobre Jabez.

Ele foi o mais ilustre e respeitado de sua tribo. Sua mãe foi quem escolheu seu nome, “em meio a muito sofrimento o dei à luz”. Foi conhecido porque rogou ao Deus de Israel que o abençoasse e aumentasse sua propriedade, que Sua boa mão o protegesse e que o Senhor não permitisse que fosse afligido pelo mal. Sua oração foi ouvida! O Senhor lhe concedeu o que pediu em oração. Ele foi conhecido por ter sua oração respondida.

Joabe foi fundador de Ge-Harashim, Vale dos Artesãos. Os habitantes desse lugar eram artífices. Quanto tempo atrás e já existiam cidades separadas por profissões! Você havia notado?

Merede provavelmente foi um homem importante, afinal sua esposa foi Bitia, filha de um Faraó. Isbá e seus filhos foram fundadores de cidades.

Selá foi antepassado das casas tribais dos que trabalhavam com linho em Bete-Asbeia, outra cidade separada por profissão.

Os oleiros viviam em Netaim e em Gederá, próximo do rei a quem serviam. Mais uma cidade separada por profissão.

Os filhos de Simeão, proprietários das cidades de Etã, Aim, Rimom, Toquém e Asã mantiveram um registro histórico de suas genealogias e os homens citados na lista foram príncipes e líderes em seus clãs.

Suas casas tribais cresceram muito. Por isso, percorreram desde o passo de Gedor até o oriente do vale, em busca de pastagens para seus rebanhos. Eles descobriram muitas e boas pastagens. Habitaram numa região vasta, pacífica, generosa e tranquila, onde alguns descendentes de Cão haviam vivido. Esses homens aniquilaram o restante dos amalequitas que havia conseguido fugir e tomaram posse daquelas terras. Os amalequitas eram inimigos de Israel.

Quantas informações interessantes!

Anime-se! A genealogia está terminando. As histórias vão começar. Muito intrigantes, acredite!

Que sejamos como Jabez que foi conhecido por ser um homem que orou. Mas não apenas isso, foi conhecido porque sua oração foi respondida!

Amanhã continuamos. Espero você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário