Continuamos nossa caminhada pelas páginas de João. Agora, do versículo 18 do capítulo 15 até o versículo 6 do capítulo 16.
Ontem vimos que precisamos permanecer nEle para darmos fruto. E precisamos dar frutos!
http://www.espalhandoasemente.com/2018/06/como-dar-fruto.html
Hoje, continuamos prestando atenção em Suas palavras enquanto seguem para o Getsemani.
Ele diz aos discípulos que se o mundo os odeia, não devem se esquecer de que antes O odiou.
Diz que se eles pertencessem ao mundo, o mundo os amaria, como se fossem dele. Porque seriam. Mas como não são do mundo, mas foram escolhidos por Ele, que tirou-os do mundo, o mundo os odeia.
Quando Jesus fala assim, está referindo-se ao sistema do mundo. Como o mundo anda. Atrás de posições e riquezas. Como se tais coisas trouxessem felicidade.
Ordena a Seus discípulos que lembrem-se de Suas palavras quando disse que nenhum escravo é maior que seu senhor. Se O perseguiram, também os perseguirão. Se O obedeceram, também os obedecerão.
Diz que Seus discípulos serão maltratados por Sua causa, pois o mundo não conhece Aquele que O enviou.
E diz algo muito sério: se não tivesse vindo e lhes falado, não seriam culpados. Agora, contudo, não tem desculpa para seu pecado. Fala que quem O odeia, odeia a Seu Pai. Se não tivesse realizado em seu meio as obras que mais ninguém fez, não seriam culpados. Mas agora, viram Suas obras e ainda assim, odiaram a Ele e a Seu Pai.
Isto aconteceu para que se cumprisse o que está escrito na Lei: “Odiaram-no sem razão” (Salmos 69.4).
Sabemos que os homens odiaram-No porque amaram mais a si mesmos e suas vidas e posições.
Continua dizendo que, quando vier o Conselheiro, que Ele enviará da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, Ele testemunhará a Seu respeito. E os discípulos também testemunharão, pois estão com Ele desde o princípio.
Ele tem dito isto para que Seus discípulos não venham a tropeçar. Diz ainda que serão expulsos das sinagogas. E que virá o tempo quando quem os matar achará que está prestando culto a Deus, fazendo Sua vontade. Mas farão estas coisas porque não conheceram, de fato, nem o Pai, nem a Ele.
Repete que está dizendo isto para que, quando chegar a hora, lembrem-se de que os avisou.
Não é para pedirem ao Pai para não serem expulsos das sinagogas, nem perseguidos e mortos. É para estarem prontos quando acontecer. Sem tropeço, firmes.
Então diz que não falou antes porque estava com eles.
Ouço o silêncio. Ninguém pergunta para onde Ele vai. Seus corações estão cheios de tristeza. Está chegando a hora.
Vamos ficar por aqui? Essa caminhada ainda não terminou, mas depois continuamos.
Noto que Pedro continua calado. Durante todo o jantar e essa caminhada, não abriu a boca. Não houve sequer uma pergunta.
Em Sua última conversa, o Senhor previne que o mundo odiará aqueles que O seguem. Motivo? Não O conhecem. Nem a Ele, nem a Seu Pai. Quem não O conhece não consegue entender muitas coisas. Jesus está sempre na contra-mão do mundo. Seus discípulos também deveriam estar.
O mundo tem odiado Jesus não apenas por não O conhecê-Lo, mas por conhecer um falso Jesus que foi pregado durante séculos. Que deixou muitos sem o mínimo de vontade para conhecê-Lo.
Como Sua identidade tem sido distorcida ao longo dos tempos! Como as pessoas tem estado longe dEle por não saberem de fato quem é.
Nosso dever, como discípulos que somos, é mostrar ao mundo quem de fato Jesus é, para que desejem conhecê-Lo e não fugir dEle como tantos tem feito.
Devemos, com nossas vidas e palavras, atrair as pessoas a Jesus.
Se você ainda não O conhece, venha! Entregue seu coração. Não há nada melhor que seguí-Lo, que amá-Lo.
https://www.youtube.com/watch?v=rBVjbjGVVjo
Caminhe conosco. Caminhe com o Senhor. Não existe nada melhor.
Amanhã prosseguimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário