Na postagem anterior, vimos que Moisés fez justiça com as próprias mãos e precisou fugir.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/exodo-211-25.html
Agora, caminharemos através das páginas do capítulo três de Êxodo.
De príncipe no Egito, Moisés passou a ser pastor em Midiã.
Certo dia, enquanto cuidava do rebanho de seu sogro, Moisés viu, quando chegou ao Sinai, um fogo que ardia no meio de um arbusto.
Ficou curioso. Olhou admirado porque o arbusto não era consumido pelo fogo. Precisava chegar mais perto e ver o que era.
Quando chegou mais perto, o Senhor o viu e o chamou do meio do arbusto. Moisés respondeu imediatamente.
O Senhor lhe disse para não se aproximar mais. Que tirasse suas sandálias, o lugar onde estava era santo.
Então o Senhor se apresentou a Moisés. Disse que era o Deus de seu pai. O Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Quando Moisés ouviu, cobriu seu rosto. Teve medo de olhar para o Senhor.
O Senhor disse que estava vendo a opressão do Seu povo no Egito. Estava ouvindo seu clamor. Sabia o quanto estavam sofrendo. Havia descido para libertá-los e levá-los para uma terra fértil e espaçosa. Uma terra de leite e mel com fartura. A terra onde habitavam os cananeus, os hititas, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
Então, o que disse deve ter deixado Moisés em polvorosa. Ordenou que Moisés fosse ao Egito. Ele o estava enviando a Faraó. Era ele quem tiraria Seu povo, Israel, do Egito.
Moisés imediatamente respondeu que não era ninguém para se apresentar a Faraó. Imagine, ele que havia sido criado no palácio de Faraó, como um príncipe do Egito. Também disse que não era a pessoa certa para tirar o povo de Israel do Egito.
O Senhor não respondeu. Não disse quem ele era. Apenas disse que estaria com ele. O que importa é Sua presença, não quem somos ou deixamos de ser.
Disse-lhe que depois que tirasse o povo do Egito deveria ir até àquele monte e adorar ao Senhor ali.
Moisés então pergunta ao Senhor: Se ele fosse, o que ia dizer? Deveria dizer que o Senhor dos antepassados deles o havia enviado? Se dissesse isso, eles perguntariam qual era o nome do Senhor. O que deveria dizer?
O Senhor respondeu-lhe: “Eu Sou o que Sou”. Ordenou que Moisés dissesse ao povo de Israel que “Eu Sou” o enviara. Também disse que Moisés deveria dizer que Javé, o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó o enviara a eles. O Senhor disse que esse seria Seu nome para sempre, de geração em geração. Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
Ordenou que Moisés reunisse os líderes de Israel e dissesse que o Senhor os libertaria e os levaria à terra que havia prometido. Afirmou a Moisés que os líderes de Israel aceitariam sua palavra.
Eles deveriam apresentar-se diante de Faraó e dizer que o Senhor, o Deus dos hebreus os havia encontrado, por isso queriam fazer uma viagem de três dias ao deserto para oferecerem sacrifícios.
O Senhor sabia que Faraó não os deixaria ir. Somente quando o forçasse com poderosa mão. E Ele faria isso. Levantaria Sua mão e feriria os egípcios com todo tipo de milagres, até que Faraó os deixassem ir.
O Senhor faria que os egípcios fossem bondosos com os israelitas. Eles não sairiam com as mãos vazias. Toda mulher israelita deveria pedir das egípcias, artigos de ouro, prata e roupas caras. Com essas roupas vestiriam seus filhos e filhas. Assim, tomariam para eles as riquezas do Egito.
Esse capítulo termina aqui.
Agora vai começar uma verdadeira saga para que o povo de Israel finalmente saía do Egito.
Amanhã continuamos através dos capítulos quatro a sete de Êxodo. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário