Leitura do dia 06/08.
Na postagem anterior, vimos o chamado do profeta Jeremias, filho de um sacerdote. O Senhor o deu como profeta às nações.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/08/jeremias-11-19.html
Agora, caminharemos pelos capítulos dois e três de Jeremias.
O Senhor ordena que Jeremias entregue uma mensagem a Seu povo. Uma mensagem muito triste. Ele se lembra quando Israel O amava. Quando O acompanhava para onde quer O levasse. Ainda que fosse o deserto, um lugar inabitável. Agora, não querem mais saber dEle. Não O amam mais.
O Senhor pergunta que defeito encontraram nEle para abandoná-Lo, para trocá-Lo por ídolos inúteis, tornando-se eles próprios inúteis. Não perguntaram onde o Senhor estava. Não O procuraram. Não quiseram saber dEle.
Mesmo quando o Senhor os levou a uma terra fértil para desfrutarem sua fartura, eles a contaminaram. Corromperam a herança que ganharam.
Nem mesmo os sacerdotes procuram o Senhor. Até os que ensinam Sua lei não Lhe dão mais atenção. Os governantes voltarem-se contra Ele. Os profetas falaram em nome de Baal. Foram atrás de ídolos inúteis. Nunca alguém ouviu algo assim. Que uma nação trocasse seus deuses por outros, mesmo que não fossem deuses de verdade. Mas Israel trocou o Senhor Glorioso, por ídolos inúteis.
Até os céus se espantaram e foram abalados. Seu povo fez duas maldades. Abandonaram o Senhor, a fonte de água viva, que jorra sem parar, e cavaram para si cisternas rachadas, que não podem reter água. Além de abandonarem o único Senhor, foram atrás de ídolos que não têm nenhuma serventia.
Seu povo será entregue a seus inimigos. Não terá mais quem o proteja. Seus pecados trarão seus castigos. Eles mesmos são responsáveis por tudo que está acontecendo e acontecerá.
Israel agiu como uma esposa infiel, como uma prostituta, indo atrás de outros deuses, oferecendo sacrifício em todos os lugares altos e debaixo de todas as árvores frondosas. Anos a fio Seu povo se esqueceu dEle. O pecado foi tanto que as chuvas da primavera não vieram. Clamam ao Senhor, dizem que são dEle, mas continuam pecando. Praticam todo mal que conseguem.
Judá viu o que aconteceu com Israel. Não adiantou. Fez o mesmo. Também deixou o Senhor e se prostituiu. Contaminou a terra. Recusou-se a voltar para Ele. O Senhor continuou chamando Seu povo, infiel. Que reconhecessem sua culpa. Que confessassem que não O quiseram ouvir. Mas não reconheceram seu pecado.
Parece que Jeremias escreveu isso hoje, ou ontem. Seu povo tem se afastado dEle. Hoje. Os sacerdotes e os que deveriam ensinar a Palavra do Senhor, apontam para outros caminhos. Para estradas mais fáceis. Para caminhos mais largos. Ídolos são erguidos nos próprios altares que foram levantados para o Senhor. Quantos de Seu povo viraram-Lhe as costas, desejando ouvir algo "mais agradável", "mais atual". Como se Sua Palavra não fosse viva! Viva e atual!
Para alegria de Jeremias, em meio a esse caos terrível, o Senhor lhe mostra um futuro distante. Um dia em que não sentirão falta da arca da aliança. Quando Jerusalém será conhecida como “O trono do Senhor”. Nesta época, todas as nações irão honrá-Lo. O próprio Senhor Jesus estará no meio dela.
http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/o-deus-de-todas-as-nacoes.html
Um dia, Seu povo reconhecerá seu pecado e se voltará para Ele. Que esse dia chegue logo. Seu desejo é tratar Seu povo como filho. Seu deseja é que O chamemos de Pai. Que jamais nos afastemos dEle.
Que nos voltemos para o Senhor. A cada dia. Sua misericórdia e bondade não têm fim. Não deixemos para amanhã. Não sabemos o que nos espera. O povo de Israel e Judá esperou, achando que tinha muito tempo, e foi parar no exílio. Como escravo.
Continuamos amanhã. Leremos a partir do capitulo três. Até o capítulo cinco.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário