Leitura do dia 07/09.
Continuamos nossa caminhada pelo livro do profeta Ezequiel.
Ontem vimos mais advertências a Faraó e ao Egito. Sua queda é iminente. Cairá, como outras nações. Por causa do orgulho e da arrogância.
Também vimos que Ezequiel (e todos nós), somos chamados a ser vigias. Sentinelas que estão vendo o que outros não veem. Precisamos dar o aviso, a advertência. Somos responsáveis por outras vidas, além das nossas.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/09/ezequiel-321-3333.html
Hoje caminharemos a partir do capítulo trinta e quatro. Até o capítulo trinta e seis.
Ezequiel recebe mais uma mensagem do Senhor. Agora, contra os pastores de Israel. O Senhor vê Israel como um rebanho de ovelhas. Seus líderes são seus pastores. O mesmo acontece hoje com Sua Igreja.
O Senhor ordena que o profeta advirta seus pastores. Uma grande aflição os espera! São pastores que não cuidam das ovelhas. Alimentam-se a si ao invés de alimentarem suas ovelhas. Não se importam com elas. Bebem seu leite. Vestem-se com sua lã. Abatem as melhores. E deixam o rebanho passar fome. Não cuidam das fracas. Não curam as doentes. Não enfaixam as feridas. Não procuram as desgarradas, nem as que se perdem. Tudo que fizeram foi conduzi-las com dureza e crueldade.
Por não terem pastores, Suas ovelhas se espalharam. Tornaram-se presas fáceis. Qualquer animal selvagem pode surpreendê-las e aniquilá-las. Andam sem rumo por toda a face da terra. E ninguém saiu para procurá-las. Não se importam com elas
Infelizmente parece que Ezequiel está descrevendo muitos de nossos líderes e pastores de hoje.
Não ficarão impunes. O Senhor não permitirá que continuem a liderar sobre Seu povo. Não apascentarão mais Suas ovelhas. Ele mesmo as livrará desses homens egoístas.
Ele procurará Suas ovelhas. E as encontrará. Será como o pastor que busca o rebanho espalhado. Ele lhes dará bom pasto. Cuidará delas. Encontrará lugar para que descansem. Procurará as que se perderam. Trará de volta as que se desgarraram. Enfaixará as feridas. Fortalecerá as fracas. As gordas, porém, serão apascentadas em juízo. Até se corrigirem. Esse é o propósito do juízo. A correção, o alinhamento.
Mas, não serão apenas os líderes e pastores que serão julgados. O povo também será.
Olhe para nós por um momento, como simples ovelhas, como o Senhor fez. Por que, Ele pergunta, não basta que as ovelhas fiquem com os melhores pastos? Por que precisam pisotear o resto, não deixando pasto para outras? Por que esse egoísmo? Não basta beberem água pura? Por que precisam enlamear o resto? Por que não pensar no outro, no próximo? Por que tanto egoísmo?
O Senhor chama essas ovelhas de gordas. São egoístas. Só pensam em si. Querem o pasto somente para elas. Bebem água e não se preocupam em deixar tudo limpo para as outras. Empurram as mais fracas. Chifram e não dão espaço para que as famintas e doentes se alimentem. Agem de tal forma que as espalham por terras distantes. Essas ovelhas também serão julgadas. Com toda certeza.
Após esse julgamento, haverá apenas um pastor. Ele as alimentará. Quando o Senhor fala de Davi, está falando de seu descendente. Está falando do Senhor Jesus, o Bom Pastor.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/05/o-bom-pastor-da-sua-vida.html
Ele fará uma aliança com Seu povo. Os animais ferozes serão expulsos da terra. Seu povo poderá acampar em segurança no deserto. Dormir sem medo nos bosques. Onde quer que estiverem, estarão em segurança. Sem precisar temer. Haverá chuva no tempo certo. Serão chuvas de bênçãos. Os pomares darão suas colheitas fartas.
O Senhor tornará Sua terra conhecida entre as nações. Haverá colheitas em abundância. Nada mais de miséria e fome. Assim, saberão que Ele é o Senhor. E Israel, Seu povo. Lembre-se, somos Seu Israel.
Ezequiel recebeu outra mensagem do Senhor. Deveria profetizar contra o monte Seir. Contra a terra de Edom, os filhos de Esaú.
Ele se colocou como inimigo de Edom. Serão totalmente destruídos. Por causa do profundo ódio ao Seu povo. Esse ódio os levou a matar indefesos, quando o Senhor já os havia castigado. Quando viram as terras de Israel e Judá destruídas, elevaram-se. Disseram que a possuiriam. Não importava se o Senhor estava lá. Se não eram dele. Agora seriam.
Após, o Senhor ordenou que Ezequiel profetizasse sobre os montes de Israel. Seriam novamente habitados. O Senhor traria Israel e Judá de todos os lugares onde foram lançados. Não porque mereciam, mas porque o Senhor não permitiria que Seu nome fosse desonrado entre as nações.
Israel deveria honrar o nome do Senhor entre todas as nações. Agora, Seu nome estava desonrado. Ele agiria de tal modo que as nações saberiam que Ele é o Senhor. Saberiam que Seu povo foi espalhado e humilhado porque não foram fieis e não porque o Senhor não foi capaz de cuidar deles.
Ele mesmo os purificaria. Daria um novo coração e um novo espírito. Removeria o coração duro e colocaria um coração afetivo no lugar. Também lhes daria Seu Espírito. Não seria para que se vangloriassem. Seria para que seguissem Seus decretos e tivessem o cuidado de obedecer Seus estatutos.
Ah, quem somos nós sem Seu Espírito? Somos como o povo de Israel. Sem Ele, somos idólatras, assassinos e adúlteros. Somente Seu Espírito nos capacita a seguir Seus decretos e a ter o cuidado de obedecer Seus estatutos. Sem Ele, não somos nada.
“Sim, Eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu nele, produz muito fruto. Pois, sem Mim, vocês não podem fazer coisa alguma”. – João 15.8
O Senhor promete que Israel será novamente habitado. As pessoas diriam que a terra que antes era deserta, transformou-se. Israel seria como o jardim do Édem. Suas cidades abandonadas e arruinadas estariam cheias de gente. Assim, as nações vizinhas saberiam que o Senhor os replantou.
Em Sua infinita bondade e misericórdia, em Seu amor incompreensível, Ele estava (está) disposto a ouvir a oração de Seu povo. E a curá-los. Assim, todos saberão que Ele é o Senhor.
Que nos voltemos para Ele. Que sejamos fieis. Que reconheçamos que somos o que somos por causa de Seu maravilhoso e Santo Espírito em nós. E, que, através de nossas vidas, todos saibam que Ele é o único Senhor, Criador dos céus e da terra.
Continuamos amanhã. Leremos a partir do capítulo trinta e sete. Até o capítulo trinta e nove.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário