Leitura do dia 30/09.
Continuamos nossa caminhada através do Livro dos livros.
Ontem vimos as acusações do Senhor ao Seu povo, através do profeta Miqueias. A situação é estarrecedora. Não vê ninguém fiel à sua volta. Ele, porém, continuará a buscar o Senhor e esperar nEle. Depois do castigo, defenderá Seu povo.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/09/miqueias-61-720.html
Hoje caminharemos através do livro de Naum.
Naum significa, ao mesmo tempo, “Consolação” e “Vingança”. Consolação para Seu povo. Vingança para Seus inimigos. Suas profecias são direcionadas à Assíria. Provavelmente durante o reinado de Manassés.
Cerca de dois séculos se passaram após a conversão do povo de Nínive mas, como Israel, deixou o Senhor. http://www.espalhandoasemente.com/2019/09/jonas-21-411.html
O Senhor é um Deus zeloso, por isso castiga o culpado. Ele demora para se irar, está sempre disposto a exercer misericórdia mas não pode deixar o culpado impune. E não deixa. Ninguém resiste à Sua indignação. Sua fúria queima como fogo.
Ele é bom. É um refúgio forte e seguro para os que confiam nEle. Está perto destes. No entanto, arrasará Seus inimigos. Ele é justo. E faz justiça.
Pergunta aos assírios o motivo de tramarem contra Ele. Questiona quem é o conselheiro de Nínive que trama o mal contra o Senhor.
É muito séria essa questão. Atenção: Quem é seu conselheiro! Um conselheiro ruim pode destruir uma vida. Uma nação. Uma geração. http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/quem-sao-os-meus-conselheiros.html
O Senhor fala que quebrará o jugo de Seu povo, que está sendo oprimido pela Assíria. A Assíria por sua vez, receberá Seu juízo. Não terão filhos para continuarem seus nomes. Destruirá todos os seus ídolos. Está preparando suas sepulturas. São desprezíveis.
Embora para Nínive o conselho do Senhor não mais adiantasse, serve muito bem para nós. Estamos vivendo tempos difíceis. Tempos de guerra. Precisamos guardar as muralhas. Vigiar as estradas. Preparar as defesas. Reunir forças.
Quanto a Nínive, seu exílio já foi decretado. Serão saqueados. Ficarão em ruínas. Seus corações se derreterão. Seus joelhos vacilarão. Ficarão angustiados. Rostos pálidos. Tremendo de medo. O Senhor dos Exércitos agora é seu inimigo. Em breve seus carros serão queimados. Seus jovens morrerão na batalha. Nunca mais saquearão nações. Nem se ouvirá a voz de seus mensageiros. Serão totalmente arruinados. Como foram.
Nínive ficou cheia de homicídio e mentiras. Cheia de riquezas tomadas à força. Cheia de vítimas. Uma grande aflição a espera. Ficará repleta de mortos. Montes de cadáveres. Os vivos tropeçarão neles. Tudo porque se prostituiu. Seduziu as nações. Ensinou suas magias. Enfeitiçou pessoas de toda parte.
O Senhor levantará suas vestes e mostrará sua vergonha a todos. Mostrará o quanto se tornou desprezível.
Ela tropeçará como um bêbado. Se esconderá de seus inimigos. Suas fortalezas cairão. Todas. Seus soldados ficarão fracos e indefesos como se fossem mulheres que não são treinadas para a batalha.
Ainda que preparem-se para o cerco, que estoquem água, que reforcem suas defesas e que façam tijolos para repararem os muros, o fogo a devorará, a espada a exterminará. Não haverá como escapar. Seu povo será espalhado pelos montes. Sua ferida é mortal.
Nínive tornou-se uma grande conquistadora. Implacável. Em qualquer lugar existia alguém que sofrera por causa de sua constante crueldade. Não ficará impune.
Aqui terminamos mais um livro.
Que sejamos misericordiosos. E que estejamos preparados para a guerra.
Continuamos amanhã. Leremos o livro de Habacuque.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário