quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Davi, você, eu e os processos - Parte 2


Vamos continuar em I Samuel comigo? Ainda falando sobre processos.

Lembra, Davi passou pelos processos em secreto e enfrentou Golias à vista de todos. Sua ousadia livrou todo o exército de Israel. Na verdade, todo o povo de Israel da escravidão. Simplesmente fantástico. Mas sou suspeita em falar, porque Davi é o meu preferido. Sempre foi e sempre será. Incomparável! Imbatível! Mesmo com as pisadas de bola catastróficas. Homem. Não um super-homem infalível. Isso é o melhor de tudo!

Não que Davi seja meu assunto preferido. Meu assunto preferido é Jesus. Mas não aprendo tanto com alguém, como com ele. O que fazer e o que não fazer. Um homem com o coração segundo o coração de Deus. É demais para mim!

Se você será alguém de importância no Reino, seu processo será penoso. Se for alguém de muito peso, então, se prepara! O negócio vai apertar e ficar feio para o seu lado. Lembre-se das melhores uvas. Elas são espremidas.

Agora Davi torna-se herói de Israel. Após ter feito sua escolha, e assim que matou o gigante, com sua própria arma, foi conduzido por Abner à presença do rei Saul. Quem passa pelo processo em secreto, depois mata um gigante à vista de todos. E quem mata um gigante é posto entre os grandes. O Senhor o promoveu!

Lembra quem Davi era? Um jovem pastor de ovelhas ungido rei. Logo, ele era o rei! Mas estava no processo de Deus. Antes, ninguém o via, ninguém o conhecia. Não sabiam quem ele era. Mal era lembrado por sua família. Agora todos o veem como um herói que derrotou o gigante. Deus o vê rei. Deus o via rei antes de ungi-lo e ainda assim, Davi precisou passar por tudo que passou. Era servo do rei Saul.

Amo sua humildade. Não foram dias ou meses. Foram anos. Veremos isso outro dia. O que quero falar hoje é que, de repente (lembra, num instante), Davi vence o gigante. É levado à presença do rei. Conhece Jônatas, um amigo de verdade, disposto a arriscar sua vida por ele e ganha o manto, a túnica militar, a espada, o arco e o cinturão dele. E a Bíblia não fala que Davi recusou. Nem que ficou grande ou pequeno. Acredito que tenha lhe servido direitinho.

Israel vivia em guerra. Os filisteus não deixavam que tivessem espadas. Naquele momento já haviam pilhado o acampamento dos filisteus, mas antes só Saul e Jônatas tinham espadas. Jônatas deu a Davi o que de mais precioso possuía. Suas armas. Suas defesas. E, tenho certeza, Davi aceitou. Quando um amigo, que Deus nos deu, nos oferece gratuitamente seus bens preciosos, com toda a certeza serão bênçãos em nossas vidas!

E então, o jovem pastor de ovelhas agora é enviado por Saul a diversas missões de guerra. E aceita cada uma delas. Age em todas com sabedoria e obtêm êxito. Uma após a outra. Fico imaginando Davi tendo um curso super intensivo com Jônatas, para aprender o manejo correto e eficaz da espada. De repente, Saul o coloca como o comandante do exército!

E é aqui que quero chegar! Quando passamos pelo processo e passamos bem, o Senhor nos prepara para o que vem adiante. O processo nos ensinou a lutar com o cajado e a funda, mas aí, aprendemos os princípios, e Ele nos capacita a lutar com a espada e nos coloca no comando do exército, mesmo que não tenhamos sido treinados para isso! Nosso treino em secreto nos capacita para o que vem à frente.

Agora Davi não é mais um pastor de ovelhas, é um soldado! E é lindo que ganhou seu uniforme de seu amigo! É lindo que não precisa se esforçar sobremaneira. Tudo vai acontecendo e se encaixando. Aonde Davi vai, age com prudência. Tem êxito. É aprovado. Apreciado. Amado, afinal esse é o seu nome.

Bendito processo de Deus em nossas vidas!

Quando Davi enfrentou o leão, talvez até imaginasse que um dia seria um soldado do rei. Comandante do exército de Israel? Duvido! Rei de Israel? Duvido que tenha pensado! O maior rei de Israel? Que seu descendente ocuparia o trono pelos séculos dos séculos? Jamais! É impressionante onde se submeter e aprender com o processo o levou.

Davi era antes de tudo, um adorador. Nosso Pai tem planos maravilhosos para nós! Se soubermos aprender, escolher e adorar, nosso futuro será bem maior do que conseguimos pedir ou imaginar.  A criatividade do nosso Pai não tem limites e Seus planos para nós são simplesmente fantásticos. Muito além do que pedimos ou pensamos, mesmo para os mais criativos. E são planos para não apenas impactar essa geração, mas todas as gerações que vem pela frente!

Que nos submetamos ao Senhor e aos Seus processos. Que aprendamos. Que cresçamos. Que escolhamos. Que caminhemos. Que vivamos.  Definitivamente, a caminhada é nossa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário