segunda-feira, 7 de março de 2016

Davi e seus valentes

'

Amo histórias de batalhas, guerreiros, homens e mulheres corajosos. Como não?!

II Samuel 23 conta sobre os valentes de Davi.

Fico imaginando um homem com apenas uma lança, acabar com tantos homens como Josebe-Bassebete de uma vez. Que nome! Significa "Apaziguador". Matou oitocentos homens com uma lança. É até difícil de acreditar. Mas acredito.

E o que dizer de Eleazar, "Deus é a minha ajuda", que lutou contra os filisteus e os feriu, até sua mão se agarrar à sua espada? E, note, foi o Senhor quem deu a vitória. Mas ele teve que lutar bravamente. E o Senhor o honrou. E o "povo" voltou só para pegar os despojos. O Senhor dá a vitória, mas a luta é nossa.

E Sama, "Desolação", que foi na contramão? Enquanto o povo fugia dos filisteus, se pôs no meio do terreno cheio de lentilhas (alimento, sustento) e o defendeu. E, de novo, o Senhor efetuou um grande livramento! 

Deus só precisa de um homem que se posicione! 

Eram "Os Três" e os 'Trinta" de Davi. Que eram, na verdade, trinta e sete.

Abisai, "Meu pai é poderoso", sempre querendo matar alguém. Ao longo do livro, a toda hora sai em defesa de Davi. Davi a todo instante mandando ele se conter, até que salva o próprio Davi. Uma vez lançou uma lança contra trezentos e os feriu.

E Benaia, "Deus edificou"? Meu preferido entre os valentes de Davi! Grande em obras. Feriu dois heróis de Moabe. Com um cajado em suas mãos, matou um egípcio armado com uma lança. Entrou em uma caverna, no tempo da neve e matou um leão que lá estava abrigado. Foi ao encalço do leão. Resultado: chefe da guarda pessoal de Davi. 

Davi sabia o que era matar um leão. Imagina então um leão escondido dentro de uma caverna. No tempo da neve. Frio. Dificuldade de locomoção. "É esse mesmo que quero para minha guarda pessoal." Davi sabia a quem confiar sua segurança. Esse homem além de matar heróis e leões, usava o cajado como arma. Um cajado contra uma lança. E prevalecia.

E os três, eram conhecidos como "Os Três", que romperam o acampamento dos filisteus e pegaram água da fonte que estava na porta de Belém? Que coragem! Para saciar o desejo de um amigo. Não uma necessidade, um desejo. Coisa de amigo.

Mas, apesar de amar guerreiros e espadas, o que mais me fascina é Benaia matar um guerreiro, armado, com um CAJADO nas mãos. Como negar a coragem de um homem desses? Como negar que o Senhor honrou sua coragem? Como negar que foi o Senhor quem lhe concedeu a vitória? Mas ele teve que lutar. Com o que tinha em suas mãos.

Basta um homem se posicionar, para o Senhor agir. Posicionamento gera disposição. Disposição traz unção. Unção gera ação. 

Deus clamou em Isaías 6.8: "Quem há de ir por nós?"

Como no meu filme preferido, Coração de Cavaleiro, que o "meu herói" só vence por causa do coração que tem, não por suas armas. Coração. Integridade. Caráter. E, por isso, o rei, que era quem tinha autoridade, ratificou a mudança do seu destino.

Nossa vida é assim. Às vezes o Senhor nos diz: "Aquietai -vos e sabei que Eu sou Deus". - Salmos 46.10. Outras nos ordena a adorar e ver o livramento que Ele nos dará, como conta em II Crônicas 20. Adoração antes do livramento. Outras nos manda cercar Jericó sete vezes, sete dias. E depois gritar, como conta em Josué 6.

Mas outras, temos que ir à luta. Temos que enfrentar o leão. Mesmo no tempo da neve.Temos que pegá-lo pela juba. Temos que guerrear até nossa mão grudar na espada. Temos que lutar bravamente apenas com um cajado nas mãos. Contra lanças. Mesmo com o coração tremendo. Mesmo que nos falte o fôlego. O Senhor ali, sempre ao nosso lado. Dupla invencível, é verdade, mas que precisa de esforço. "Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de violência se apoderam dele". - Mateus 11.12.  "As portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja". - Mateus 16.18

Então, que sejamos guerreiros e guerreiras valorosos! Que a alegria do Senhor seja a nossa força. Que Ele adestre nossas mãos para a batalha. Que lutemos Suas guerras e Ele as nossas! Que Ele seja a nossa retaguarda! O nosso Refúgio. A nossa Rocha. O nosso Esconderijo. Que Sua graça esteja sobre nós.

Que nossa armadura esteja sempre completa, alinhada e polida. E que não nos esqueçamos da capa da humildade. A cada dia. 

Um comentário:

  1. Glória a Deus!!! Parabéns pelo texto, muitos inspirador e mostra o poder da fé daqueles que confiam no Senhor!!!

    ResponderExcluir