segunda-feira, 21 de março de 2016

O que quero que o Senhor me faça?


 Quando Davi outorgou a Salomão o reino, deu algumas ordens específicas. Ele cumpriu todas. Na verdade, ordenou que Benaia fizesse "o serviço". Benaia é aquele que matou o leão na época da neve. Penso que nessa época todos deviam ficar em casa, quentinhos. Se tornou o chefe da guarda pessoal de Davi. E Salomão o fez comandante do exército de Israel. O mesmo cargo que um dia Davi ocupou.

Muito lindo o texto que fala que Salomão amava ao Senhor. Na tradução da minha Bíblia (BKJ) fala que Salomão amava Yahweh, o nome do Senhor. E ele demonstrava esse amor mediante suas atitudes e o modo de andar.

Impossível amar e não ter atitudes que demonstrem amor. Amor sempre produz ação! Jesus disse: "Se me amais, obedecereis aos meus mandamentos". - Jo 14.15 

E nosso amor pelo Senhor, também vai gerar ação dEle a nosso favor. Por Salomão demonstrar seu amor, o Senhor apareceu a ele em sonhos.

Em algum momento da nossa vida, temos que responder a essa pergunta. "O que quero que Ele me faça?" Aliás, se gosto de perguntas, o Senhor muito mais. Jesus volta e meia perguntava aos que se chegavam a Ele, o que queriam. Demorei um tempo para entender.
Fugia da minha lógica. Não conseguia ver lógica alguma em um leproso chegar para Jesus e Ele perguntar o que o leproso queria. Para mim está claro que ele quer ser limpo. Ou um cego gritando atrás dEle, e Ele perguntar o que o cego quer. Claro que queria ser curado, enxergar.

Mas já reparou que tudo que queremos, de verdade, exige um posicionamento diferente de nós? Sempre temos que dar alguns passos. Renunciar alguma coisa. Mudar de atitude. Um leproso vivia afastado. Se fosse limpo, teria que reaprender a se relacionar. Isso dá trabalho. Alguns preferem continuar com a lepra, para não ter o trabalho de viver de verdade! Ele teria que voltar a exercer uma atividade que lhe desse renda. Voltar a viver em sociedade. Sair do lugar comum. Da zona de conforto.

O cego Bartimeu teria que parar de pedir esmolas. Não sei por quanto tempo ficou cego, mas teria que voltar a trabalhar. Aprender ou reaprender um ofício. Alterar toda sua rotina. Agir ao invés de ficar sentado à beira do caminho, só esperando.

E Salomão? O que quer que pedisse, junto com o pedido, teria que arcar com algum tipo de responsabilidade.

E qualquer um de nós? Seja o que for que pedirmos, somos protagonistas do pedido, não coadjuvantes. O que eu quero, muda meu presente para construir o meu futuro. Sempre.

Confesso que passei muito tempo pensando, "calculando os gastos", analisando os riscos, pesando as perdas, até ter a coragem de responder o que eu queria (e quero) do Senhor. Sei perfeitamente que o que quero só acontecerá se eu me posicionar, planejar, me organizar, renunciar, me programar e agir.

Não posso, não podemos, ser como a "Bela Adormecida", esperando indefinidamente ser despertada. Temos que ser como Eleazar e lutar até a espada grudar na mão. E o Senhor nos conceder a vitória.

Salomão pediu sabedoria. Tinha que gastar tempo orando, lendo e meditando na Palavra porque o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.

Não existem fórmulas mágicas. Tudo requer um posicionamento. 

Se quero intimidade, tenho que buscar. Tudo envolve renúncia de algo bom em favor de algo melhor. Mas estou certa de que vale a pena!

Imagino aquele homem, não mais leproso, voltando para sua casa! Poder abraçar e ser abraçado novamente! Dormir em sua cama. Estar entre os seus!

Bartimeu trabalhando em algum lugar, enxergando as pessoas novamente. As paisagens. As montanhas. O mar. As árvores. Os pássaros. As crianças. Tudo enfim!

E Salomão? Como julgar a causa daquelas duas mulheres se lhe faltasse sabedoria? Como consolidar seu reino? Como administrar suas conquistas?

E cada um de nós? Ainda que tenhamos que renunciar e sair da zona de conforto, é muito melhor o trabalho de ser limpo, enxergar e ser sábio, a viver uma vida medíocre.

Amo quem rompe suas próprias barreiras e limites. Então, tenho que aprender a fazer o mesmo. Com certeza, assim como o Senhor se agradou da resposta de Salomão, se agrada quando Seus filhos lhe respondem, "quero isso". E se posicionam para conquistar seus desejos.

O que eu quero que o Senhor me faça? Estou pronta para responder a essa pergunta? Pronta para lutar pelos meus desejos? Pronta para sair da minha zona de conforto? Andar, correr, voar?






Nenhum comentário:

Postar um comentário