domingo, 19 de novembro de 2017

A ousadia de uma mulher


Vamos voltar ao texto de ontem, Mateus 9.18-22. Ontem acompanhamos a caminhada de Jairo. Hoje, veremos a mulher que por doze anos sofreu com uma hemorragia.

Essa história também está contada em Marcos 5.24-34 http://www.espalhandoasemente.com/2015/12/uma-mulher-fraca-cheia-de-coragem.html

Sua fé impressiona! Bastou "ouvir" falar de Jesus para crer em Seu poder. Não O viu falando nem fazendo nenhum milagre. Apenas ouviu. Mas a fé vem pelo ouvir. 

Doze anos sofrendo de hemorragia! Foi privada do convívio com as pessoas. Não podia tocar em ninguém. Nem ser tocada, abraçada, beijada. Vivia á parte. À margem. Havia gasto tudo o que possuía e sofrido muito sob o cuidado de vários médicos. Experimentado todo tipo de tratamento. Falavam algo para ela, fazia, na expectativa da cura. Nada! E assim se passaram doze anos! Doze. Anos.

Devia ser fraca. Extremamente magra. Pálida. Raquítica. Anêmica. Quanto sofrimento. Quantas dificuldades para o dia a dia. Para andar. Provavelmente solteira. Não devia passear. Não ia ao poço. Não ia à sinagoga. Não ia a festas. 

Já sofri algumas hemorragias. Enfraquece. Acaba com você. Um dia. Imagina doze anos!
Jesus era a única esperança que lhe restara. Os meios naturais já haviam se esgotado por completo. Restava agora apenas crer no que ouvira. E ela creu. Creu de tal forma que seus pensamentos foram mudados e começou a pensar, com convicção, que se tocasse nEle, somente tocasse em Suas vestes, seria curada. Seu raciocínio, seu modo de ver a situação, não foi o aparente, o natural. Foi o irreal. O impossível. O ilógico. A fé!
Já havia se tratado durante anos. Gasto todo seu dinheiro. Ido a médicos e mais médicos. Médicos de renome. De perto e de longe. Nada adiantou. Sua situação só piorava. Usou remédios caseiros. Seguiu conselhos de amigos, parentes, vizinhos. Nada! Mas quando ouviu falar de Jesus, mudou seu modo de ver a situação. Pensou: “Ele pode! Vou tocar-Lhe e ficarei curada”! Creu em sua cura. Esqueceu sua situação miserável e foi em busca do que agora via: seu restabelecimento! 

Tudo é possível ao que crê! E embora não pudesse tocar em ninguém, foi atrás de seu mais ousado ato: Tocar o Mestre!
Ah, mas não seria fácil. Uma multidão O cercava de todos os lados! E ela baixinha (isso é por minha conta, imaginando-me naquela situação) e frágil. “Como alcançá-Lo? Como vencer todas aquelas pessoas? Aquele monte de homem em volta dela? Aquele monte de gente alta”? E ela foi. Se esgueirando entre a multidão. Ignorando que não podia tocar em ninguém. Ignorando sua condição. Sua fraqueza. 

Brigando. Empurrando. Lutava por ela. Por sua vida. Seus sonhos. Seu futuro. Sua história. 

De repente O viu! Aproximou-se. Em um ato profundo de fé, tocou em Suas vestes!
Sua fé obteve resultado. Sua hemorragia cessou. Ela sentiu a diferença em seu corpo. Aquele fluxo estancou! A energia voltando ao seu organismo! 

O ouvir dessa mulher foi aquele ouvir que produz ação e resultado. Teve ouvidos para ouvir! Tocou em Jesus de uma forma especial! Ele sentiu que havia saído poder curador de Si.
Muitas vezes precisamos tocar em Jesus ao invés de esperar que Ele toque em nós. Ele está ali. Ao nosso alcance. Basta querermos tocar. Quando O tocamos assim, não tem como ficar alheio! "Quem me tocou?"
A mulher era nada! Mal podia abrir sua boca. Cheia de medo, prostrou-se a Seus pés. Contou-lhe o que havia acontecido! Não podia deixar de contar que fora ela. Estava consciente da cura que recebera. Cura que mudaria toda sua vida! Precisava falar. Ainda que gaguejando. Estava livre. Ia começar a viver! Adeus ida e visitas de médicos e conversas só relacionadas à sua doença! Adeus “modo de sobrevivência”! Ia começar a viver! Finalmente! Re-viver!
Jesus a honrou publicamente! Como não fazê-lo? Confirmou sua cura! Chamou-a de filha! O Verbo Encarnado. O Princípio de todas as coisas sabia quem ela era. 

E ainda que estivesse em uma importante missão, acompanhando o líder da sinagoga, em uma missão urgente, parou para lhe falar, lhe dar atenção!
Para Jesus, sempre somos prioridade! Para nós não existe fila! Ele está sempre disposto a nos ouvir, nos socorrer, nos auxiliar, mudar nossa história. Basta que O toquemos!

Pare um pouco. Toque nEle. Ele está disponível para você. Para mim.

Amanhã prosseguimos nossa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário