sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

A verdade liberta

Como tem sido comum ouvir cristãos falando sobre tudo e qualquer coisa menos sobre o Senhor Jesus Cristo. 

Fala-se sobre teorias e filósofos muito mais do que sobre Cristo. 

Falam menos sobre Jesus e mais sobre Platão, Plutão e até Pluto.

Não tenho como discordar de Paulo: "Porquanto, chegará o tempo em que não suportarão o santo ensino; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, reunirão mestres para si mesmos, de acordo com suas próprias vontades. Tais pessoas se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Tu, no entanto, sê equilibrado em tudo, suporta os sofrimentos, faze a obra de um evangelista e cumpre o seu ministério." - 2 Timóteo 4.3-5

Paulo alertou a Timóteo que isso aconteceria. E aconteceu. Naquela época, assim como hoje. 

Não quero aqui ir contra nenhuma teoria, teologia, filosofia ou filósofo. Filosofia, afinal, nos remete ao amor à verdade. No entanto, o amor à verdade não pode estar acima da própria verdade.

Jesus disse que Ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14.6). É nEle que encontramos a verdade, pura e simples.

E o que a verdade faz? Como ela atua? Jesus mesmo nos dá a resposta quando disse: "E 
conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". - João 8.32 

Ele não parou aí. Continuou: "Assim sendo, se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres" - João 8.36

Por que buscamos conhecimento? Para sermos livres. Não queremos ser manipulados. Eu, pelo menos, nunca quis. 

Conhecimento nos traz poder. Mas de que adianta um conhecimento sem verdade? Muitos conhecimentos podem até carregar a verdade mas Jesus é a própria Verdade. Se O conhecermos, seremos verdadeiramente livres. 

Nenhuma teologia, nem filosofia, nem teoria, pode nos levar à liberdade como o conhecimento dEle. É Ele quem pode nos libertar. Somente Ele.

Como conhecemos alguém? Se quero conhecer você, não vou "estudar" você. Não vou criar teorias a seu respeito, olhando de longe. Vou andar com você. Vou gastar tempo com você. Tempo de qualidade. Ouvir, perguntar, observar suas reações, seus gostos, seus gestos e até seus olhares. Aprender quem você é, e então, gostar ou não de você. Não como um objeto de estudo, mas alguém com suas individualidades e peculiaridades. Vamos interagir. Você e eu. E conhecendo você, você também vai me conhecer. Não pode haver unilateralidade em um relacionamento. Se queremos, de fato, conhecer a verdade, precisamos andar com Jesus. 

Você me pergunta: "Como?" Orando e lendo Sua Palavra. Não existe outro caminho. Não existe uma fórmula mágica. Palavras repetidas em frente ao espelho, ou quando você acorda ou deita não farão isso. Palavras ao vento não farão isso. Palavras sorteadas como se fosse um jogo, não farão isso. 

Precisamos dedicar tempo. De oração. De leitura à Palavra. O único livro que é vivo. "Porquanto a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes; capaz de penetrar até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é sensível para perceber os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4.12). Acredite, ela faz realmente dessa forma. E transforma.

Não permita que nada esteja acima dEle e de Sua Palavra. Ele é o único caminho. Tudo o mais são atalhos que nos levam a quedas, buracos e precipícios. Se entrou por um atalho, volte. Ele está esperando de braços abertos. Pronto para revelar a verdade. A verdade que liberta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário