domingo, 13 de maio de 2018

A Festa dos Tabernáculos está começando

Prosseguimos nossa caminhada por João. Finalmente, através do capítulo 7. Do versículo 1 ao 13.

Depois de Seu discurso, quando muitos discípulos O deixaram, Jesus percorreu a Galileia.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/05/quero-continuar-segui-lo.html

Ele ficou deliberadamente longe da Judéia. Sabia que os judeus queriam matá-Lo. Tal fato só aconteceria no tempo certo. Quando ninguém tomaria Sua vida. Ele a daria, de boa vontade, por amor.

A Festa dos Tabernáculos está se aproximando. É uma grande festa entre os judeus. Seus irmãos disseram-Lhe que deveria sair da Galileia e ir para a Judeia, para que Seus discípulos lá, vissem as obras que fazia. Diziam que quem deseja ser reconhecido publicamente não age em segredo. Ele deveria fazer o que estava fazendo para mostrar-se ao mundo. Nessa época, nem Seus irmãos criam nEle.

A resposta de Jesus chama muito minha atenção. Disse que para eles qualquer tempo é certo. Mas para Ele, o tempo certo ainda não havia chegado. O Senhor seguia a agenda do Pai. Como nós devemos fazer.

Não se intimidava em dizer a verdade, para quem quer que fosse. Continua dizendo que o mundo não podia odiá-los, mas O odiava, porque Ele dava testemunho de seus atos maus. Ele é Luz. A luz denuncia o que se faz às escondidas. Ele é a Verdade. A verdade denuncia o que é falso. Ele é o Pão. O pão verdadeiro denuncia o alimento misturado.

Falou que eles fossem à festa. Ele ainda não iria. O tempo certo não havia chegado. E permaneceu na Galileia. Seus irmãos foram.

Depois que Seus irmãos foram, Ele também foi. Porém, em segredo. Iria se apresentar quando fosse o momento oportuno.

Na festa, os judeus esperavam-No. E perguntavam onde “aquele homem” deveria estar.

Entre a multidão havia muitos boatos a Seu respeito. Uns diziam que Ele era um bom homem, outros diziam que enganava o povo.

Mas ninguém falava dEle em público. Tinham medo dos judeus.

Gostaria de para aqui. E pensar.

Podemos aprender muitas lições com Jesus nestes poucos versículos.

Ele é comprometido com a verdade. Sempre fala a verdade. Não importa quão difícil seja. Ele não é politicamente correto. É verdadeiro.

Ele é comprometido com Sua missão. Não aceita provocações. Não age porque alguém O provocou a agir. Age quando é a hora certa de agir. A hora certa e da maneira certa. Independente do que dizem ou não a Seu respeito.

Ele é comprometido com a agenda que o Pai lhe deu. Não é ansioso. Não age antes da hora. Também não se atrasa. Sabe quando realmente é a hora correta, a hora apropriada.

E eu? E você? Somos comprometidos assim? Ou nos intimidamos e acabamos sendo “politicamente corretos”? Agimos de acordo com nossa missão ou aceitamos provocações e acabamos trocando os pés pelas mãos? Olhamos para o Pai, como Jesus, ou rasgamos Sua agenda e agimos de acordo com a nossa, porque a ansiedade, a pressa e a pressão não nos permite esperar o momento certo, oportuno? Nos posicionamos como Ele ou agimos como quem tem medo "dos judeus" e ficamos "em cima do muro"?

Que possamos aprender com Jesus. Lições tão preciosas.

O que acontecerá nessa Festa dos Tabernáculos? Ele se apresentará?

Amanhã prosseguimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário