Continuamos nossa caminhada pelas páginas de 1 Crônicas.
Ontem vimos a morte de Saul e seus filhos no monte Gilboa.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/06/a-decisao-e-minha.html
Hoje veremos o capítulo 10.
O povo de Israel reúne-se em Hebrom, juntamente com os anciãos e demais autoridades. Falam a Davi que mesmo quando Saul era rei, quem os liderava nas batalhas era ele. Falam também que o Senhor havia declarado ele seria rei sobre Israel. Eles ungem Davi rei e celebram um pacto perante o Senhor. Samuel havia predito que tal aconteceria. Anos antes havia ungido Davi.
http://www.espalhandoasemente.com/2015/12/davi-meu-preferido.html
Davi marcha para Jerusalém. Os jebuseus que habitavam a cidade, também chamada de Jebus, disseram ele não entraria ali. Não adianta. Davi conquista Jerusalém e a fortaleza de Sião. Muda-se para esta fortaleza, que passa a ser chamada “Cidade de Davi”.
Neste dia Davi diz que quem ferisse primeiro os jebuseus seria o comandante do exército. Joabe, primo de Davi, filho de Zeruia, foi o primeiro. Torna-se o comandante. Nunca devemos utilizar esse critério para elegermos um comandante, um capitão, um chefe ou o que quer que seja. Falaremos outro dia. Ainda temos muitas páginas a percorrer. Vamos conhecer Joabe ao longo delas.
Davi reconstruiu uma parte da cidade de Jerusalém, ao redor da fortaleza. Joabe reformou o restante. Não adianta uma fortaleza em ruínas. Se vamos morar em uma, que esteja totalmente equipada, como uma fortaleza deve estar.
Cada dia Davi torna-se mais forte, mais respeitado. Sabe por quê? O Senhor dos Exércitos estava com ele. Não eram suas habilidades ou sua riqueza que fazia com que fosse mais forte e respeitado. Era a presença do Senhor. Além disso, alguns homens, chefes dos valentes soldados de Davi, junto com todo o povo de Israel, deram um grande apoio para que seu reinado se estendesse por todo o país, como o Senhor havia prometido. Não conquistamos sozinhos. Precisamos de pessoas que nos apoiem, cooperem conosco. E, mais que tudo, precisamos que o Senhor esteja conosco.
Agora vem uma lista. Não se apavore, não é uma genealogia.
http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/davi-e-seus-valentes.html
Apenas uma lista maravilhosa dos chefes de Davi. Uma lista muito interessante, de homens ilustres e valentes, conhecidos como “Os Trinta”. Desses trinta, haviam três principais, conhecidos como “Os Três”.
Jasobeão era chefe dos oficiais. Chamado de chefe dos Trinta. Em uma batalha matou trezentos homens, manejando sua lança de maneira extraordinária. Consegue imaginar? Fico maravilhada.
Eleazar, um dos meus preferidos, e não sem motivo, um dos três principais guerreiros de Davi. Havia uma plantação de lentilhas em Pas-Damim. Os filisteus se reuniram ali para a guerra. As tropas israelitas fugiram. Davi e Eleazar mantiveram suas posições no meio da plantação. Simplesmente não saíram. Defenderam essa posição militar. Mataram muitos filisteus. E o Senhor os livrou com uma grande vitória. Dois homens se posicionaram. E o Senhor agiu.
Três desses trinta capitães desceram ao penhasco para se encontrar com Davi. Ele estava na caverna de Adulão, um de seus esconderijos no tempo em que fugia de Saul. O destacamento dos filisteus estava em Belém. Davi desejou beber da água do poço que estava em Belém, perto da porta da cidade. Ele contou seu desejo. Esses três homens ouviram. Simplesmente invadiram o acampamento dos filisteus, tiraram água do poço e a levaram a Davi. O respeito de Davi por esses homens foi tão grande que não quis beber. Derramou a água como oferta perante o Senhor.
Que precioso ter amigos assim, que correm risco de vida para realizar um desejo.
Abisai era o chefe dos Trinta. Irmão de Joabe. Manejando com extraordinária perícia sua lança enfrentou e matou trezentos homens. Por causa disso tornou-se famoso como “Os Três”. Foi honrado duas vezes mais que todos os outros guerreiros dos Trinta, ainda assim não se igualou aos Três.
Benaia, filho de Joiada é meu preferido. Matou os dois filhos de Ariel de Moabe, depois desceu e matou um leão numa caverna, em pleno inverno (com neve). Também matou um soldado egípcio de dois metros e vinte e cinco centímetros de altura. Esse egípcio manejava uma lança de guerra que mais parecia uma lançadeira de tecelão. Benaia o enfrentou com um cajado. Arrancou a lança do egípcio e o matou. Com sua própria lança.
Por causa de seus feitos, também tornou-se famoso. Aliás, dos Trinta era o mais famoso, mesmo assim não se igualou em valor aos Três. Davi o promoveu ao comando da sua guarda pessoal.
Além desses, haviam outros que foram citados por nomes mas não por feitos. Entre eles um amonita, chamado Zeleque. Naarai, escudeiro de Joabe. Urias, o hitita. Adina, um notável líder dos rubenitas. E Itma, um moabita.
Mais uma vez, que sejamos lembrados como homens e mulheres ilustres e guerreiros.
Que aprendamos com Davi, a crescermos e sermos notáveis porque o Senhor é conosco. Que aprendamos a valorizar aqueles que colaboram conosco.
E que sejamos amigos como os Três. Davi teve os seus. Jesus também.
Amanhã prosseguimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário