quinta-feira, 21 de junho de 2018

Construindo um muro

Continuamos nossa caminhada através das páginas de 1 Crônicas.

Ontem vimos que Davi prosperou em seu reino porque o Senhor era com ele. Teve também o apoio de muitos líderes ilustres e valentes, assim como o apoio de todo o povo de Israel.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/06/sendo-forte-e-respeitado.html

Hoje veremos o capítulo 12.

Algumas listas interessantes de homens que se juntaram a Davi. Quem não queria homens assim como apoio? Quem não queria homens assim em seu exército?
http://www.espalhandoasemente.com/2016/05/enfrentando-nossas-guerras.html

Alguns da tribo de Benjamim, parentes de Saul, se uniram a Davi em Ziclague, ainda quando Davi se escondia de Saul. Estavam entre os combatentes que o ajudaram na guerra. Eram hábeis no uso do arco e flecha e na arte de atirar pedras com a funda usando ambas as mãos. Um deles é Ismaías, valoroso militar que se tornou chefe do batalhão dos Trinta.
http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/davi-e-seus-valentes.html

Da tribo de Gade alguns também aliaram-se a Davi em sua fortaleza no deserto. Guerreiros corajosos e treinados nas artes militares. Manejavam com destreza o escudo e a lança. Seus rostos eram fortes e decididos como o de um leão. Consegue imaginar rostos assim? Eu com certeza, consigo. Além de rostos amedrontadores, eram tão ágeis como as mais rápidas corças galopando sobre os montes. Ézer era o líder destes onze guerreiros, todos nobres, chefes de exército. O menor deles valia por cem homens e o maior por mil soldados. Leia novamente. Sim, é isso mesmo. O menor deles valia por cem homens e o maior por mil soldados, não apenas homens, soldados. Eles atravessaram o Jordão no primeiro mês do ano quando o rio transbordava em todas as suas margens e conseguiram colocar em fuga todos os moradores dos vales da região, a Leste e a Oeste. Que guerreiros são esses!

Alguns de Benjamim e de Judá também se juntaram a Davi, na fortaleza. Quando Davi os viu chegando, foi encontrá-los. Gosto muito dessa coragem! Davi disse-lhes que se vinham pacificamente para cooperarem, estava disposto a recebê-los. Mas se vinham para entregá-lo, sendo ele inocente, que Deus visse e os repreendesse. Neste momento, o Espírito do Senhor veio sobre Amasai, que depois se tornou capitão e chefe do batalhão dos Trinta. Ele disse: “Ó rei Davi, nós somos teus, e estamos contigo, ó filho de Jessé, paz seja contigo, e com todos os teus aliados, pois o teu Deus é o teu auxílio e cooperador!” Uau! Amasai sabia quem Davi era. Gosto muito dele. Encontraremos com ele nas páginas a seguir.

Alguns soldados de Manassés também seguiram a Davi quando foi lutar ao lado dos filisteus, contra Saul. Não foram para a guerra porque os chefes dos filisteus mandaram-nos embora, com medo de, no meio da batalha, Davi se voltar contra eles em favor de Saul. Davi retornou a Ziclague e sete chefes de batalhões de mil passaram a seguí-lo. Eles ajudaram Davi na luta contra a tropa de saqueadores. Todos, bravos guerreiros e nobres capitães no exército. Preste atenção, eram chefes de batalhões de mil.

Todos os dias chegavam soldados para ajudar Davi. Todos os dias! Até ser formado um grande e ilustre exército, como o exército de Deus.

Além desses, muitos foram a Hebrom, para entregar o reino de Saul a Davi. Militares armados e prontos para guerra.

Temos que ler a lista. Não dá para ignorar essas informações.

Da tribo de Judá seis mil e oitocentos soldados armados para a guerra, com escudo e lança.

Da tribo de Simeão, sete mil e cem guerreiros treinados e prontos para o combate.

Da tribo de Levi quatro mil e seiscentos soldados, inclusive Joiada, chefe da família de Arão, com três mil e setecentos homens (Lembra? Meu preferido). Além dele, Zadoque, um jovem e valente guerreiro com vinte e dois oficiais e chefes do seu grupo de famílias.

Da tribo de Benjamim, parentes de Saul, três mil homens, a maioria dos quais era até então fiel à família real de Saul.

Da tribo de Efraim vinte mil e oitocentos valorosos soldados, conhecidos por grandes feitos em seus próprios clãs.

Da metade da tribo de Manassés, dezoito mil indicados por nome. Não fique preocupado, eles não são listados em Crônicas, embora tenham sido indicados por seus nomes. Dezoito mil!

Da tribo de Issacar, duzentos chefes estrategistas, que sabiam como Israel deveria agir em qualquer circunstância. Comandavam todos os seus parentes. Como não comandariam se sabiam como Israel deveria agir em qualquer circunstância? Que o Senhor levante novamente homens assim!

Da tribo de Zebulom cinquenta mil soldados corajosos, experientes e hábeis em todo o tipo de armas, prontos para guerrear, decididos a cooperar com Davi.

Da tribo de Naftali mil capitães com trinta e sete mil militares armados de escudos e lanças.

Da tribo de Dã vinte e oito mil e seiscentos homens preparados para o combate.

Da tribo de Aser quarenta mil soldados experientes treinados e prontos para qualquer combate.

Das tribos de Rubem e de Gade e da outra metade da tribo de Manassés, cento e vinte mil soldados muito bem armados.

Todos esses guerreiros tinham pleno conhecimento das artes militares em tempos de guerra. Vieram a Hebrom decididos a proclamar Davi rei sobre todo o Israel, assim como o restante do povo. Todos permaneceram durante três dias, comendo e bebendo, pois seus parentes lhes prepararam as provisões necessárias. Também todos que moravam na vizinhança, e até os de Issacar, Zebulom e Naftali trouxeram sobre animais os mantimentos necessários. Era suprimento com fartura, porque Israel estava muito feliz e em festa.

Foi assim que Davi se tornou rei. Com o apoio de guerreiros valorosos. O tipo de homens e mulheres com quem devemos andar.

Pare um pouco. Por favor, leia novamente. Preste atenção em cada característica desses homens que vieram a ser um grande e poderoso exército, como o exército de Deus.

Que o Senhor nos torne um exército assim, disposto, habilidoso, leal e preparado. Como pedras na construção de um muro. Que seja nossa oração e o desejo dos nossos corações.

Amanhã continuamos. Espero você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário