domingo, 22 de julho de 2018

Aliança solene

Vamos continuar nossa caminhada pelas páginas de 2 Crônicas.

Ontem vimos que em tempo de paz não devemos ficar distraídos.

Precisamos aproveitar esse tempo, construir fortalezas e treinar exércitos. Assim, quando a guerra vier, estaremos preparados.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/07/qual-epoca-de-construir-fortalezas-e.html

Hoje vamos caminhar através das páginas do capítulo 15.

O Espírito do Senhor veio sobre Azarias, que foi ao encontro de Asa. Ele declarou-lhe a palavra do Senhor: “Ouvi-me, Asa, e todo Judá, e Benjamim! Eis que o Senhor está convosco sempre que estais com Ele; portanto, se O buscardes, Ele se permitirá encontrar; no entanto, se O abandonardes, de igual modo Ele vos deixará”.

Essa frase sempre evoca em mim a imagem de um Pai amoroso brincando de esconde-esconde com Seu filho. Não é verdade? Ele sempre se deixa ser encontrado. Assim é o Senhor conosco. Se O buscarmos, Ele se deixará ser encontrado. Com a maior alegria. É Seu desejo.
https://www.youtube.com/watch?v=GaVNkYM4BRc

Azarias disse ainda, que Israel ficou muito tempo sem a presença do Senhor, sem ouvir e obedecer ao ensino de, ao menos, um sacerdote. Longe da Lei.

Consegue imaginar a catástrofe de ficar “muito tempo” sem a presença do Senhor? Simplesmente terrível. Inimaginável. Não podemos ficar sem Sua presença sequer um dia, uma hora, um minuto. Eu diria até, um segundo.

Mas sempre que estavam em angústia, voltavam seus corações para o Senhor. Eles O buscavam e logo O encontravam. Sempre se deixava achar. De braços abertos.

Naqueles tempos não havia paz ou descanso para ninguém. Todos os habitantes daquelas terras eram constantemente afligidos. Viviam angustiados. Nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam. Deus os castigou com todo tipo de aflição.

Quando nos afastamos do Senhor, não há como não sermos afligidos constantemente. Não temos paz. Nem descanso. A angústia nos persegue. Somos despedaçados. E afligidos. O tempo todo.

O profeta incentivou Asa e todo o povo a serem fortes e confiantes. A não desfalecerem as mãos, porque a obra deles teria recompensa!

Servir ao Senhor sempre nos trará recompensa. Lembre-se que nosso tesouro não deve estar aqui onde podemos perdê-lo. Deve estar no céu. Ser eterno. https://www.youtube.com/watch?v=w96JhSC8V70

Quando Asa ouviu esta exortação nas palavras do profeta, tomou novo ânimo. Se desfez dos ídolos e cultos abomináveis daquelas terras, como também por todas as cidades que tomara na região montanhosa de Efraim.

Sempre que nos aproximamos do Senhor, ídolos são desfeitos, quebrados e queimados. Nossas vidas voltam-se para o Senhor. E só para Ele. Queremos vê-Lo, amá-Lo, encontrá-Lo. A cada instante.
https://www.youtube.com/watch?v=RhcxY4fEVTc

Asa restaurou o altar do Senhor, que estava diante do pórtico. Congregou todo Judá e Benjamim. Convocou também os filhos de Efraim, Manassés e Simeão que viviam entre eles. Como no tempo de Roboão, muitos de Israel haviam decidido passar para o lado de Asa, pois concluíram que o Senhor estava com ele.

Quando restauramos o altar do Senhor em nossas vidas, não há como não convocarmos todos que vivem entre nós para fazer o mesmo. Queremos que vivam as experiências que estamos vivendo. Que amem o Senhor como amamos. E, aqueles que nos veem, concluem que o Senhor está conosco.

Reuniram-se, em Jerusalém, no terceiro mês, no décimo quinto ano do governo de Asa. Ofereceram em sacrifício ao Senhor, do despojo de guerra, setecentos bois e sete mil ovelhas. Nosso coração quer oferecer sacrifícios de louvor ao Senhor. Sempre que somos fiéis.

Fizeram uma aliança solene de buscar a presença do Senhor, Deus de seus pais, de todo coração e de todo entendimento. Queriam tanto o Senhor que fizeram uma aliança solene! Consegue perceber a seriedade? Não era somente uma aliança. Era uma aliança solene!

É importante buscarmos ao Senhor de todo coração e de todo entendimento. Somos seres inteligentes. E devemos buscá-Lo com entendimento. Aprender dEle.

Acordaram também que quem não dispusesse sua alma para seguir as orientações do Senhor, seria condenado sumariamente à morte, fosse jovem ou idoso, simples ou importante, homem ou mulher.

Juraram ao SENHOR, em alta voz, bradando com júbilo de consagração, ao som de clarins e trombetas. Todos os filhos de Judá se alegraram muito com esse juramento, feito de todo coração. Todos buscavam ao Senhor com a mais sincera disposição de alma.

Consegue imaginar essa cena? Ver os olhos brilhando? O sorriso estampado no rosto? Os abraços distribuídos? A alegria se derramando?

Ah, o que acontece quando buscamos ao Senhor com todo nosso coração, com sincera disposição de alma! Nossa consagração é feita com júbilo. Mesmo as renúncias são feitas com alegria. Não tem como ser de outra forma.

O Senhor permitiu que as pessoas O encontrassem e as abençoou com paz em suas fronteiras. Que maravilhoso saber que o Senhor sempre permite que O encontremos. Não importa quem somos, o que fizemos. Sempre que buscarmos ao Senhor, Ele se permitirá ser achado. Sairá de Seu esconderijo e virá ao nosso encontro.

Asa exonerou sua própria avó. Ele a depôs da nobre posição de rainha-mãe. Ela havia construído um poste-ídolo para cultuar e adorar a Astarote, uma abominável imagem esculpida em madeira. Asa derrubou esse totem pagão. Reduziu a pedaços e queimou-o no vale de Cedrom.

Nosso amor pelo Senhor deve exceder nosso amor por qualquer pessoa. Ele é nosso Senhor, nosso Dono. É a Ele que devemos culto, adoração e obediência.

Ainda que muitos altares idólatras não tinham sido derrubados e eliminados das terras de Israel, o coração de Asa foi consagrado totalmente ao Senhor. Tal qual o nosso deve ser. Total e completamente.

Ele trouxe para a Casa do Senhor todo ouro, prata e utensílios que ele e seu pai haviam dedicado ao Senhor. Se algo é do Senhor, deve estar no lugar correto.

Até o trigésimo quinto ano do governo de Asa, não houve notícias de qualquer rebelião ou guerra.

Assim como não havia paz quando deixaram ao Senhor, não houve notícias de guerra quando O buscaram.

Quantas lições a serem aprendidas com Asa. Prestemos atenção!

Amanhã continuamos. Espero você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário