Espero que esteja gostando. Logo continuaremos nossa caminhada por 2 Crônicas.
Amo caminhar por aqui. Tantas coisas a aprender.
Cada vez que caminho por essas páginas, mais aprendo. E quanto mais aprendo, mais amo a Palavra do Senhor. Lâmpada para nossos pés.
Vamos, então, caminhar pelas páginas do capítulo 28.
Davi reuniu em Jerusalém todos os líderes do povo de Israel. Os chefes das tribos, os chefes, os capitães das divisões a serviço do rei, os comandantes de cem e de mil soldados, os administradores de todos os bens e propriedades do rei e de seus filhos, os oficiais, os homens ilustres e todos os guerreiros mais corajosos e valentes.
Ele colocou-se em pé diante de todos e proclamou em alta voz que tinha em seu coração o propósito de construir um templo para a Arca da Aliança e para o estrado dos pés do Senhor. Fez todos os preparativos para esta edificação.
Mas o Senhor falou que ele não construiria porque havia sido um homem de guerra e derramado muito sangue.
Davi afirmou que o Senhor havia lhe dado muitos filhos. Dentre eles, o Senhor escolheu Salomão para sentar-se no trono de Israel. Este construiria Sua Casa e Seus pátios. O Senhor disse também que estabeleceria Seu reino para sempre, desde que ele perseverasse em cumprir Seus mandamentos e orientações, como fazia até aquele dia.
A maioria das promessas do Senhor está atrelada a um “desde” ou “se”. E quase sempre, após esse “desde” ou “se” há uma ordenança. Queremos que Suas promessas se cumpram em nossas vidas? Precisamos ser fiéis.
Davi ordenou a todos que observassem e buscassem os decretos do Senhor, para continuarem de posse da boa terra que o Senhor lhes havia dado e a deixassem por herança a seus descendentes, por toda a eternidade. Mais um “desde” ou “se”. Se fossem fiéis, continuariam de posse da terra que o Senhor lhes havia dado, eternamente.
Ele também falou a Salomão que reconhecesse o Seu Deus, servindo-O de coração íntegro e com toda a disposição de alma, porque o Senhor examina profundamente os corações, e conhece as mais intimas intenções da mente.
Davi tinha intimidade com o Senhor. Ele era o Seu Deus. Deus pessoal. Era assim que Davi queria que seu filho reconhecesse o Senhor, como o Deus pessoal e relacional que Ele é. O Senhor sabe os que são Seus, quem O serve de coração, por amor.
Se O buscarmos, sempre O encontraremos. Se O desprezarmos, Ele nos rejeitará eternamente. Quando leio essa frase, imagino o Senhor brincando de esconde-esconde conosco. Se o buscarmos, Ele sairá de Seu esconderijo e deixará que nós O encontremos. Que maravilhosa realidade!
https://www.youtube.com/watch?v=BlOtVv6h1rY&index=23&list=RDVa8srvjwgAA
Davi alertou Salomão a tomar cuidado. O Senhor o havia escolhido para construir Sua Casa. Ele deveria ser forte e realizar a obra com o melhor de suas mãos.
Davi entregou a Salomão a planta do pórtico do templo, de seus edifícios, de seus depósitos, dos andares superiores, de todas as salas e do lugar do propiciatório.
Também entregou o modelo de tudo que o Espírito do Senhor havia falado em seu coração sobre os pátios do templo e de todas as salas ao redor, acerca dos depósitos dos tesouros da Casa do Senhor e dos depósitos das ofertas sagradas.
Note que foi o Espírito do Senhor quem lhe entregou, em seu coração, o modelo de tudo que precisava ser feito.
Devemos pedir orientação ao Senhor para tudo. Nos mínimos detalhes. Sempre. Ele nos responderá.
Davi entregou-lhe as instruções quanto às divisões dos sacerdotes e dos levitas e sobre a execução de todas as tarefas na Casa do Senhor e os utensílios que seriam utilizados para cada serviço. Como sempre, em conformidade com as ordens do Senhor.
Davi especificou até o peso do ouro, da prata, dos castiçais, das mesas e dos utensílios do templo, segundo cada espécie de uso e serviço, conforme tudo que lhe foi revelado pela mão do Senhor.
Além disso, o Senhor deu-lhe entendimento para executar todos os seus desígnios e projetos. Isso é maravilhoso. O Senhor nos mostra o que deseja, e nos mostra como devemos fazer. Precisamos aprender a ouvir Sua doce voz.
Davi concluiu seu discurso dizendo que Salomão deveria ser forte e destemido. Realizando com disposição toda a obra que estava diante dele; nada temendo, nem desanimando, porquanto o Senhor, o Deus de Davi era com ele.
Como Davi tinha um relacionamento pessoal com o Senhor, sabia que o Senhor nunca nos abandona.
Além disso, Salomão não estaria sozinho. Os grupos dos sacerdotes e dos levitas estavam prontos para todo o trabalho que fosse necessário no templo do Senhor. E todo homem sadio, bem disposto e habilidoso em todos os ofícios e tipos de trabalho estava com ele para servi-lo em toda a obra. E os líderes assim como todo o povo de Israel obedeceriam suas ordens.
Que possamos ter disposição para fazermos o que o Senhor nos ordenar.
Que possamos ouvir Sua voz. Enxergar Seus modelos e agir de acordo com eles.
Que busquemos o Senhor, até que o encontremos.
Que o Senhor seja o “nosso Deus”. Que tenhamos um relacionamento verdadeiro e íntimo com Ele. Como deve ser.
Amanhã prosseguimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário