quinta-feira, 5 de julho de 2018

Liderança pelo Exemplo

Completamos nossa caminhada através das páginas de 1 Crônicas.

Ontem vimos os conselhos de Davi. Sua organização. Seu desejo de seu filho ter o mesmo relacionamento que ele nutria com o Senhor.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/07/conselhos-de-davi.html

Hoje vamos caminhar pelas páginas do capítulo 29. O último capítulo deste livro maravilhoso.

O povo continua reunido. Davi segue dizendo que O Senhor escolheu Salomão, e ninguém mais, para a missão de construir Sua Casa. Destaca novamente que ele ainda é jovem e inexperiente para realizar uma obra tão majestosa. Afinal, seria um palácio para servir como Casa do Senhor, não de homens.

Davi, mais uma vez fala que, com todas as forças preparou ouro, prata, bronze, ferro, madeira, pedras preciosas de todo tipo e muito mármore para o templo do Senhor.

Ainda era pouco aos seus olhos, pelo amor que tinha para com o Senhor e Sua Casa. Ele doou, de seu tesouro pessoal, ouro e prata para a edificação do templo. Sem contar o que já havia doado.

Agora, sua oferta era de cento e cinco toneladas de ouro puro de Ofir e duzentos e quarenta e cinco toneladas de prata refinada.

Não satisfeito em doar, conclama todos que naquela hora estivessem igualmente dispostos, a ofertar suas dádivas ao Senhor.

Os chefes das famílias, os líderes das tribos de Israel, os comandantes de mil e de cem, e os oficiais encarregados da obra do rei deram do que possuíam com generosidade e alegria.

Juntos, doaram cento e setenta e cinco toneladas de ouro, dez mil moedas de ouro, trezentos e cinquenta toneladas de bronze e três mil e quinhentas toneladas de ferro. Todos os que possuíam pedras preciosas, ofertaram-na ao tesouro da Casa do Senhor.

Todo o povo ficou muito alegre diante da atitude do rei e seus líderes. Entregaram as ofertas com alegria, generosidade e pureza de coração ao Senhor. Davi também ficou extremamente satisfeito.

Então, na presença de todos ali reunidos, Davi bendisse ao Senhor, falando de Sua grandeza, poder, glória, vitória e majestade. Engradeceu ao Senhor por tudo que estavam contribuindo, afinal tudo vem do Senhor. Estavam apenas entregando a Ele o que vinha dEle mesmo.

Davi também reconheceu que o Senhor mergulha em nossos corações, sondando-nos. E se agrada da justiça e da integridade.

Ele conta ao Senhor que na sinceridade de sua alma ofereceu voluntariamente todas aquelas riquezas. E viu com imensa satisfação que o povo do Senhor, que se encontrava ali, igualmente ofereceu de seus bens com generosidade e alegria. Como deve ser.

Pede que o Senhor conserve no coração do Seu povo esta generosidade e estes pensamentos justos, por toda a eternidade e encaminhe o coração deles para Ele. Que dê a seu filho um coração sincero e honesto para obedecer aos Seus mandamentos, decretos e princípios, para que possa edificar o templo para o qual ele, Davi, reuniu todos os recursos necessários.

Davi conclamou todo o povo para bendizer ao Senhor. E todo o povo O bendisse. Ajoelharam-se em sinal de plena adoração e dedicação ao Senhor e perante o rei.

No dia seguinte, prepararam e ofereceram sacrifícios diante do Senhor. Um enorme holocausto: mil novilhos, mil carneiros e mil cordeiros, acompanhados de libações, ofertas derramadas, e muitos outros sacrifícios, em favor de todo o povo de Israel.

Naquele dia, todos comeram e beberam com grande alegria em seus corações na presença do Senhor.
E, pela segunda vez, proclamaram Salomão, filho de Davi, rei, ungindo-o diante do Senhor como soberano do povo. E Zadoque como sacerdote. Uma dupla muito importante em um reinado que deseja ser próspero.

Assim Salomão foi assentado como rei no trono do Senhor, sucedendo seu pai, o rei Davi.

Salomão prosperou muito. Todo Israel se submeteu a ele. Todos os chefes, líderes e mais nobres guerreiros, assim como todos os filhos de Davi, prometeram-lhe absoluta lealdade e obediência.

O Senhor engrandeceu sobremaneira a Salomão, à vista de todos. Concedeu-lhe um reino de um esplendor e um poder jamais conhecido por nenhum dos homens que reinaram antes dele sobre Israel. E nós sabemos que ninguém depois dele o superou.

Quanto a Davi, a duração de seu reinado foi de quarenta anos. Sete em Hebrom e trinta e três em Jerusalém. Morreu feliz e realizado. Em boa velhice e vida longa. Cercado do respeito de todos. Com grande honra e muita riqueza.

O autor nos informa que os atos de Davi estão todos registrados nas crônicas dos profetas Samuel, Natã e Gade. Inclusive todos os detalhes sobre seu reinado e as provações pelas quais passou.

Quero destacar, mais uma vez, o coração de Davi. 1 Crônicas termina com sua morte.

Uma de minhas filhas fala sobre o “fator Davi”. O próprio Senhor disse que seu coração era segundo o Seu coração. Estava sempre disposto a doar. Sempre disposto a pagar o preço para estar na presença do Senhor. Se errava, arrependia-se imediatamente. Não procrastinava.

Tinha respeito para com as pessoas, inclusive para com o rei que o perseguiu procurando sua morte.

Antes de ser rei foi soldado. Antes de soldado, pastor de ovelhas. Antes de pastor de ovelhas, era e nunca deixou de ser um adorador. Era sua essência. Seu coração estava inclinado sempre a adorar. Tinha comunhão com o Senhor. Sabia que Ele mergulha em nossos corações. E nos conhece. Tinha paz em ser conhecido pelo Senhor. Em saber que seu coração era sondado por Ele. Era sincero.

Outra coisa que faz parte do “fator Davi” é que levava outros, e leva até hoje, a amarem, louvarem, ofertarem, servirem, conhecerem e adorarem ao Senhor.

Que possamos aprender com Davi. O que fazer e o que não fazer.

Claro, a essa altura, você já descobriu que, depois do Senhor, ele é o meu preferido. Como aprendo com Davi. Sempre. http://www.espalhandoasemente.com/2015/12/davi-meu-preferido.html
http://www.espalhandoasemente.com/2016/01/davi-voce-eu-e-os-processos.html
http://www.espalhandoasemente.com/2016/02/davi-voce-eu-e-os-processos-parte-2.html

Vamos, todos nós, adorar o Senhor, como Davi sempre fazia.
https://www.youtube.com/watch?v=XHf3uNHeApQ

Amanhã começamos uma nova caminhada. 2 Crônicas. A história da descendência de Davi.

Espero você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário