Vimos que só temos um bem: nosso coração. Vimos que devemos guardá-lo porque dele saem as fontes da vida (e da morte). Também vimos que não podemos terceirizar essa tarefa. É diária. E individual.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/guardando-meu-tesouro.html
Mas será que há realmente como guardar nosso coração?
Em Salmos 119.9, o salmista faz a mesma pergunta, usando outras palavras: “Como pode um jovem conservar puro o seu caminho?”
A resposta está logo em seguida: “Vivendo-o de acordo com a Tua Palavra. De todo o coração eu Te procurei: não deixes que me afaste de Teus mandamentos!” – Salmos 119.9b,10
Já prestou atenção às palavras do Senhor a Josué, logo após a morte de Moisés? Ah, com certeza lembramos que Ele ordenou a Josué que fosse forte e corajoso, certo?
Vamos ler: “Tão-somente sê de fato firme e corajoso, para teres o zelo de agir de acordo com todos os mandamentos da Lei, que te ordenou Moisés, meu servo. Não te apartes dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que tenhas sucesso em todas as tuas realizações. Que o livro da Lei, esteja sempre nos teus lábios: medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de agir em conformidade com tudo que nele está escrito. Deste modo serás vitorioso em todas as tuas empreitadas e alcançarás bom êxito! Ora, não te ordenei: Sê forte e corajoso? Não temas e não te apavores, porquanto Yahweh, o Senhor teu Deus, está contigo por onde quer que andes!” – Josué 1.7-9
O Senhor ordenou a Josué que fosse de fato firme e corajoso. Para quê? Para que tivesse o zelo de agir de acordo com os mandamentos do Senhor, sem desviar nem para a esquerda nem para a direita. Assim Josué teria sucesso em todas as suas realizações.
É preciso ter coragem para agir de acordo com os mandamentos do Senhor? Sim. Sabemos que sim. Afinal, eles estão na contra-mão do sistema. O sistema que nos manda levar vantagem em tudo, passar por cima de todos, pensar primeiro em mim.
Mas o Senhor não parou aí. Seus mandamentos deveriam estar sempre nos lábios de Josué. O que só aconteceria se meditasse neles. Dia e noite. Por quê? Porque "o homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração." - Lucas 6.45
Como Josué falaria dos mandamento do Senhor, se não meditasse neles?
O Senhor completa que Josué deveria agir em conformidade com o que estava escrito. Novamente o meditar antes do agir. Nossas ações são um reflexo do que está em nosso coração. Não há como ser diferente.
Quer guardar seu coração? Ande de acordo com a Palavra do Senhor.
“Escondi a Tua palavra no meu coração, para não pecar contra Ti”. – Salmos 119.11
Ah, mas só é possível se você e eu cumprirmos o que está escrito em Mateus 22.37,38: "Asseverou-lhe Jesus: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com toda a tua inteligência. Este é o primeiro e maior dos mandamentos.”
Se ainda não o ama assim, entregue sua vida a Ele e passe a amá-Lo. Com seu coração, sua alma e sua inteligência.
O Senhor é extremamente educado. Diferente de muitos que tentam arrombar a porta de nossos corações ou até roubam nossa senha, pessoal e intransferível. Sabe o que Ele faz? Ele bate.
“Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.” – Apocalipse 3.20
O Senhor Jesus é um verdadeiro cavalheiro. Bate à porta. Identifica-se. E aguarda. Se ouvirmos Sua voz e abrirmos a porta para Ele, então Ele entra e partilha a mesa conosco. Partilhar a mesa é sinal de muita intimidade. Só partilhamos de verdade nossa mesa com aqueles a quem amamos.
Então, esse é o primeiro passo. Abrir a porta do coração para o Senhor, depois que Ele se identificar.
O segundo é abrir Sua palavra. E ler. E estudar. E aprender. E meditar. Como Josué devia fazer. Como cada líder em Israel devia fazer. Como cada um de nós deve fazer.
Vamos guardar nossos corações. Observando, com ele, nosso coração, a Palavra do Senhor. Obedecendo, com ele, nosso coração. Assim nosso coração estará protegido.
Amanhã começaremos uma nova caminhada pelas Escrituras. Vamos acompanhar os reis de Israel e Judá. Vamos aprender com eles a guardar nosso coração. Vamos aprender o que acontece quando o guardamos e o que acontece quando não o guardamos.
Precisamos aprender a deixar nosso coração guardado a cada dia. Há muitos inimigos, ansiosos para conquistá-lo. Precisamos nos proteger.
Espero você. Será uma caminhada muito interessante e proveitosa. Até lá.
Cada vez mais maravilhada com Espalhando a semente. Espetacular!!!
ResponderExcluirQue bom prima querida. Glórias ao Senhor. Convide seus amigos para conhecerem também. Beijos.
ResponderExcluir