terça-feira, 14 de agosto de 2018

Esconde-Esconde

Continuamos nossa caminhada através de 2 Crônicas.

Ontem vimos o pecado e o arrependimento de Manassés. Além disso, vimos a escolha de Amom em não servir ao Senhor. Uma triste escolha. Reinou apenas dois anos e foi assassinado.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/destruicaoreconstrucao.html

Hoje, caminharemos através das páginas do capítulo 34.

Quem será o exemplo de Josias?

Com apenas oito anos de idade começou a reinar. Reinou trinta e um anos.

Agiu de modo justo e sincero diante do Senhor, obedecendo aos conselhos e orientações de Davi, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda.

Aleluias! Não fez conforme seu pai, que andou em caminhos contrários e não se arrependeu. Andou conforme Davi, que estava bem distante em sua árvore genealógica. Soube escolher qual exemplo seguir.

No oitavo ano de seu reinado, com apenas 16 anos, Josias começou a buscar o Deus de Davi.

No décimo segundo ano, quando estava com vinte anos, Josias deu início à reforma religiosa de Judá e Jerusalém.

Retirou os altares idólatras, os postes sagrados, as imagens esculpidas e os ídolos de metal. Mesmo que tivessem sido colocados por seu pai.

Sob suas ordens, foram derrubados e destruídos todos os altares dos baalins. Pessoalmente despedaçou os altares para queima de incenso à deusa Aserá.

Triturou e reduziu a pó todos os postes-ídolos e as imagens de escultura e de fundição. Aspergiu-os sobre as sepulturas dos que lhes tinham oferecido sacrifícios. Mandou queimar os ossos dos sacerdotes dos baalins, sobre seus altares.

Purificou Judá e Jerusalém de toda idolatria. Nas cidades das tribos de Manassés, Efraim, Simeão até Naftali, e em todas as ruínas ao redor delas, passou derrubando e destruindo os altares e os postes sagrados. Esmagou todos os altares de incenso espalhados por Israel.

Havia uma profecia, de um “homem de Deus”, no tempo em que Jeroboão era rei em Israel, sobre um descendente de Davi, chamado Josias, que faria essas coisas, em todo Israel. E ele fez, conforme estava escrito. Não apenas em Judá, mas em todo Israel.
http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/qual-identidade-que-carrego.html

Ao final dessa jornada de purificação, retornou para Jerusalém.

No décimo oitavo ano do seu reinado, quando estava com 26 anos, mandou Safã, filho de Azalias, e Maaseias, governador da cidade, junto com Joá, filho do cronista real Joacaz, para restaurarem o templo do Senhor. Seu objetivo era purificar a nação e a Casa do Senhor.

Eles se encontraram com Hilquias, sumo sacerdote. Entregaram toda a prata que havia sido trazida à Casa de Deus e que os levitas, guardas da porta, tinham recolhido das ofertas do povo de Manassés, de Efraim, de todo o remanescente de Israel, de toda a população de Judá e Benjamim e dos moradores de Jerusalém.

Confiaram todo o dinheiro arrecadado aos oficiais, superintendentes do templo. Eles o distribuíram entre os que realizavam a obra e que trabalhavam no templo, para que o templo fosse completamente restaurado.

Josias não pensava em uma restauração aparente, superficial. Seu interesse era que o templo e a Nação fossem completamente purificados.

Os superintendentes também deram da prata aos carpinteiros e aos construtores para comprarem pedras lavradas e madeira preparada para as juntas e as vigas dos edifícios que os reis de Judá haviam deixado ficar em ruínas.

Que triste ler que os reis de Judá haviam deixado o templo do Senhor, feito com tanto zelo, em total ruína. Eles, que deviam zelar pelo templo.

Os homens trabalharam fielmente na obra. Seus superintendentes eram os levitas descendentes de Merari, Jaate e Obadias, e também os descendentes de Coate, Zacarias e Mesulão, dedicados ao adiantamento e conclusão da obra. Ninguém estava interessado em “empurrar com a barriga”. O desejo de cada um era que a conclusão da obra fosse adiantada.

Todos os levitas que eram hábeis em instrumentos de música estavam encarregados dos operários e tinham a responsabilidade de supervisionar todos os trabalhos em todas as funções.

Não é interessante? Eram hábeis em instrumentos musicais e estavam encarregados de supervisionar os trabalhos em todas as funções. Se não o fizessem, não poderiam tocar seus instrumentos, não haveria onde tocar.

Outros levitas eram secretários, escrivães, oficiais e porteiros.

Enquanto distribuíam o dinheiro da oferta à Casa do Senhor, o sacerdote Hilquias, encontrou o Livro da Lei do Senhor, dada por intermédio de Moisés.

Sempre que leio a respeito desse encontro do Livro da Lei do Senhor, fico espantada. Quando um rei assumia seu reinado, a ele deveria ser entregue uma cópia do Livro, para que estivesse sempre com ele, para ler todos os dias, a fim de conhecer e obedecer ao Senhor.

Mas esse Livro não era mais lido. O rei não tinha uma cópia. Os sacerdotes também não. Que terrível! Como não haver apostasia?

Fico mais apaixonada por Josias. Com dezesseis anos resolveu buscar ao Senhor, o Deus de Davi. Sem nem ter lido o Livro do Senhor! Com vinte anos saiu destruindo todos os altares e ídolos, e nem tinha lido o Livro ainda! Que homem é esse! Ele buscou e encontrou o Senhor.

Hilquias, o sacerdotes, comunicou ao secretário Safã que havia achado o Livro da Lei. Ele o entregou nas mãos de Safã.

Safã relatou ao rei que os levitas estavam fazendo tudo quanto havia sido ordenado. Tomaram a prata encontrada no templo e a entregaram nas mãos dos superintendentes e nas mãos dos que faziam a obra.

Além disso, relatou ao rei que o sacerdote Hilquias havia lhe entregue um livro. Safã leu algumas partes para o rei.

Quando o rei ouviu as palavras da Lei, rasgou suas vestes. Ordenou que fossem imediatamente, consultar o Senhor, por ele e pelos que restavam em Israel e em Judá, sobre as palavras do Livro encontrado. Percebeu que era grande o furor do Senhor derramado sobre todos, porquanto seus antepassados não obedeceram à Palavra do Senhor, para viverem de acordo com tudo o que estava escrito no Livro da Lei.

Hilquias e os mensageiros do rei foram falar com a profetisa Hulda, esposa de Salum, responsável pela guarda e conservação das vestimentas reais. Ela morava na cidade-baixa, um bairro novo em Jerusalém, àquela época.

Hulda lhes declarou a Palavra do Senhor.

O Senhor disse que traria o mal sobre aquele lugar e sobre seus habitantes. Todas as maldições escritas no Livro que se leu diante do rei de Judá. Aconteceria assim, porque O haviam desprezado, queimando incenso a outros deuses para O provocarem à ira com todas as obras das suas mãos. Por esse motivo, Seu furor se derramaria sobre aquele lugar e não se apagaria.

O Senhor também tinha uma Palavra para Josias, rei de Judá. Disse que, em relação às palavras ouvidas e considerando que seu coração se comoveu e se humilhou diante do Senhor, ouvindo Suas palavras contra aquele lugar e contra seus habitantes, agindo com humildade diante dEle, e até rasgando as vestes e chorando em Sua presença, o Senhor havia lhe ouvido.

Ele seria reunido a seus antepassados, e o recolhido a seu sepulcro em perfeita paz. Seus olhos não contemplariam todo o mal que o Senhor traria sobre aquele lugar e seus habitantes.

Voltaram com essa resposta ao rei.

Diante dessa palavra, Josias convocou todas as autoridades de Judá e Jerusalém. Subiram à Casa do Senhor, na companhia de todos os líderes de Judá e todos os cidadãos de Jerusalém, os sacerdotes e os levitas. Toda a população, dos mais simples aos mais importantes, jovens e idosos. Todos precisavam fazer suas escolhas, saber a quem seguir.

Diante de todos, o rei leu em alta voz as palavras do Livro da Aliança, que havia sido encontrado no templo do Senhor.

Fico emocionada ao imaginar essa cena. Josias convocou todos para irem à Casa do Senhor e ele mesmo leu o Livro da Aliança.

Depois tomou seu lugar e, diante do Senhor, estabeleceu uma aliança. Comprometeram-se a seguir e obedecer, de todo coração e de toda alma, aos Seus mandamentos, testemunhos e estatutos, cumprindo zelosamente as palavras da Aliança escritas no Livro.

Também fez com que todos que estavam em Jerusalém e em Benjamim se comprometessem com o mesmo pacto.

Todos os moradores de Jerusalém passaram a obedecer e a proceder de acordo com a Aliança do Senhor.

Josias retirou todas as abominações de todas as terras que pertenciam aos israelitas. Fez com que todos que estavam em Israel cultuassem e servissem ao Senhor. E somente a Ele.

Enquanto viveu, não deixaram de andar de acordo com a vontade do Senhor.

Como é linda a história de Josias. Não olhou para os maus exemplos de seus pais, olhou para os exemplos de Davi. Sabia que Davi conhecia ao Senhor e começou a buscá-Lo.

O Senhor é maravilhoso. Sempre se deixa encontrar quando O procuramos. Ele “não sabe” brincar de “esconde-esconde”. Tão logo percebe que O procuramos, sai de detrás das árvores e Se apresenta.

Seu desejo é fazer-Se conhecido. A cada um de nós.
https://www.youtube.com/watch?v=GaVNkYM4BRc

Que possamos procurá-Lo. A cada dia.

Amanhã continuamos. Espero você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário