sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Água boa ou ruim?

Continuamos nossa caminhada através do livro de 2 Reis.

Ontem vimos o Senhor levar Elias aos céus e Eliseu desejar de herança a porção dobrada de sua unção. Mais unção, mais responsabilidades. Sabia o que queria.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/10/e-hoje-voce-esta-pronto.html

Hoje, caminharemos ainda pelas páginas do capítulo dois. A partir do versículo 19.

Eliseu havia ficado em Jericó. As pessoas reconheceram sua autoridade como profeta. Foram até ele fazer uma reivindicação.

Queixaram-se que a cidade tinha um ambiente agradável como era visível, mas suas águas eram péssimas e a terra, infértil.

De que adianta morar em um ambiente agradável sem produção? Como viver onde as águas são ruins e a terra nada produz? Como viver assim?

Eliseu ordenou-lhes que trouxessem um prato novo e colocassem nele sal. Ninguém questionou. Simplesmente obedeceram.

Ele foi até à fonte das águas e, jogando ali o sal, declarou: “Assim diz o Senhor: Eu purifiquei estas águas e elas não causarão mais morte e esterilidade!”

Um conserto de sal era uma aliança perpétua. As águas não causariam morte e esterilidade por um tempo. Elas nunca mais causariam. Agora, seriam águas que levariam vida e fertilidade.

Eliseu não mais perguntou onde estava o “Deus de Elias”. Agora era simplesmente o Senhor, o seu Senhor. E ele falava em Seu nome.

Imediatamente aquelas águas se tornaram puras, e assim permaneceram, conforme a Palavra dita por Eliseu.

A aparição de Eliseu já o colocou em contato com as pessoas. Seu ministério é abençoador. Águas puras. Terra fértil. Eliseu começou a levar vida através da sua vida.

Mas, saindo de Betel, quando ia pelo caminho, uns meninos zombaram dele. Exclamaram, sem o menor temor: “Volta, careca! Suma daqui careca!”

Na cidade chamada "casa de Deus", não o queriam.

Eliseu os ouviu, se virou e, observando aqueles meninos, amaldiçoou-os em o Nome do Senhor. Como é sério zombar de um homem de Deus! Sabe o que aconteceu? Duas ursas ferozes saíram do bosque. Despedaçaram quarenta e dois daqueles rapazes.

É bom lembrarmos que as Escrituras nos falam que “a maldição sem causa não virá” (Provérbios 26.2). Se aqueles rapazes morreram, havia uma razão. Ele os amaldiçoou em nome do Senhor. E o julgamento do Senhor veio. Neste caso, imediatamente.

Eliseu continuou seu caminho. Partiu para o monte Carmelo, e de lá, retornou a Samaria.

Que aprendamos com Eliseu a encontrar nosso caminho. Saber que o Senhor não é o Deus de Elias, é o nosso Senhor. http://www.espalhandoasemente.com/2016/04/eliseu-de-servo-protagonista.html

Que tenhamos disposição para ajudar as pessoas, transformando água ruim em boa e terra infértil em fértil. Que levemos vida e não morte. Saúde e não doença.

Agora que Eliseu retornou à Samaria, o que acontecerá? Ainda ouviremos sobre ele?

Amanhã continuamos. Espero você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário