quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Gênesis 5.1-7.24


Leitura do dia 02/01 (Leitura Bíblica Anual).

Leitura do dia 06/01, sexta-feira (Leitura Pedacinho por Pedacinho).

Na postagem anterior, lemos o capítulo quatro de Gênesis.

Agora, veremos do capítulo cinco ao capítulo sete.

No capítulo cinco, lemos sobre a descendência de Adão. Três personagens chamam nossa atenção.

Enoque. Andou com o Senhor durante trezentos e sessenta e cinco anos. Nossas vidas devem ser como a dele. Andarmos trezentos e sessenta e cinco dias no ano com o Senhor. Em uma caminhada constante e ascendente. Até que o Senhor nos tome para Ele, como fez com Enoque.

Matusalém viveu novecentos e sessenta e nove anos. É muito tempo. Quase um milênio. E Lameque gerou a Noé.

No capítulo seis, vemos que a humanidade foi completamente dominada pelo pecado. Todos os pensamentos e propósitos do homem eram sempre inteiramente maus. Sempre inteiramente maus. O Senhor lamentou ter criado o homem. Decidiu que o eliminaria da terra. Destruiria, inclusive, todos os animais.

Havia apenas um homem justo. Noé era a única pessoa íntegra nesse tempo. Ele andava em comunhão com o Senhor. Por isso, o Senhor compartilhou Sua intenção com Noé. Ordenou-lhe que construísse uma embarcação grande. Deu-lhe as medidas e os materiais. Noé a construiu. Fez tudo exatamente como o Senhor lhe ordenara. 

O Senhor lhe disse que os animais iriam até ele. Ele deveria cuidar para que não faltasse alimento para si, sua família e para os animais. No dia determinado, o Senhor ordenou que Noé, sua esposa, seus filhos e suas esposas entrassem na arca. Os animais, de todas as espécies, foram até Noé e também entraram. Então, o Senhor fechou a porta da arca. Quem estava dentro não podia sair. Quem estava fora, não podia entrar.

Ficaram durante sete dias dentro da arca, sem absolutamente nada acontecer. Consegue imaginar? Já aconteceu com você? O Senhor lhe ordena. Você obedece. Os dias vão passando. Nada acontece. Você observa. E nada. As pessoas observam. E nada. E começa o "falatório".

Mas, após o sétimo dia, a chuva começou. Choveu durante quarenta dias e quarenta noites. Sem parar. As águas subiram sete metros acima da montanha mais alta. A arca, no entanto, flutuava em segurança.

Tudo que respirava, vivia em terra firme e não estava na arca, morreu. Todos foram destruídos. Apenas Noé e os que com ele estavam, foram poupados. 

Após quarenta dias, a chuva parou. As águas do dilúvio, no entanto, cobriam a terra. Assim foi por cento e cinquenta dias.

Que aprendamos com Noé. Ele obedeceu. Construiu uma embarcação enorme (135 metros de comprimento, 22,5 de largura, 13,5 de altura). Ficou trancado na arca por sete dias sem nem um pingo de chuva cair. Depois suportou quarenta dias de chuva ininterruptos. Cuidando dos animais. E não pode sair da arca por mais cento e cinquenta dias. Uau! Será que aguentaríamos?

Precisamos crer no Senhor, embora a chuva venha sobre nós. A arca, que também aponta para Jesus, o Messias, irá nos fazer flutuar acima das águas, em total segurança. Afinal, o Senhor disse: “Aqui no mundo vocês terão aflições, mas animem-se, pois Eu venci o mundo” (João 16.33c).

Amanhã continuamos nossa leitura. Do capítulo oito ao capítulo dez de Gênesis. Espero você. Até lá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário