Continuamos nossa caminhada pelas páginas do livro de 2 Reis.
Na postagem anterior, vimos Menaém fazendo os nobres de Israel pagarem para que ele ficasse no trono.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/pagando-para-continuar-no-trono.html
Hoje caminharemos ainda pelo capítulo quinze. Do versículo vinte e três ao versículo trinta e oito.
Quando estava no quinquagésimo ano do reinado de Azarias, rei de Judá, Pecaías, filho de Nebate, começou a reinar.
Também fez o que era mau aos olhos do Senhor. Não se afastou dos pecados que, anos antes, Jeroboão, filho de Nebate, induziu Israel a cometer.
Um de seus principais oficiais, Peca, junto com cinquenta homens gileaditas, conspirou contra ele. Feriram-no em Samaria, na fortaleza da casa do rei, junto com Arobe e com Arié.
Peca o matou e passou a reinar em seu lugar. Era o quinquagésimo segundo ano de Azarias, rei de Judá.
Ele governou Israel durante vinte anos. Também fez o que era mal aos olhos do Senhor. Não se desviou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate.
Nos dias de Peca, Tiglate-Pileser, rei da Assíria invadiu e tomou muitas terras, Ion, Abel-Bete-Maaca, Janoa, Quedes, Hazor, Gileade e Galileia, além de toda a terra de Naftali. Além de tomar as terras, ainda levou seus habitantes para a Assíria a fim de servi-lo.
Por se afastarem do Senhor, Israel tem suas fronteiras diminuídas e seu povo enviado para uma terra distante. Tornaram-se servos e escravos mais uma vez.
No segundo ano do reinado de Peca, Jotão, filho de Uzias, começou a reinar em Judá. Estava com vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar. Governou durante dezesseis anos em Jerusalém.
Para nossa alegria, fez o que era reto aos olhos do Senhor. Em tudo procedeu de acordo com o que fizera Uzias, seu pai (pelo menos isso). Ele reconstruiu a Porta Superior da Casa do Senhor.
O padrão não é mais Davi. Agora, se alguém consegue fazer o que é reto, pelo menos, como seu pai, já está bom. Isso é muito triste.
Os altares idólatras continuaram em pé. Não foram derrubados. O povo continuava adorando, oferecendo sacrifícios pagãos e queimando incenso nesses lugares. Ainda que o rei fizesse o que agradava ao Senhor, o povo já estava bem distante dEle.
Neste tempo, o Senhor começou a enviar Rezim, rei da Síria e Peca, rei de Israel, contra Judá. Aos poucos o território de Judá também está diminuindo. Tudo por causa do pecado.
Quando Jotão morreu foi sepultado junto a seus pais, na Cidade de Davi. Seu filho Acaz passou a reinar em seu lugar
Oseias, filho de Elá, conspirou contra Peca. Ele o matou e reinou em seu lugar. Já era o vigésimo ano de Jotão, filho de Uzias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário