Leitura do dia 28/02.
Na postagem anterior vimos que os gibeonitas enganaram Josué e as autoridades de Israel. Eles não consultaram ao Senhor e fizeram aliança com um dos povos que deveria ter sido destruído.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/josue-91-27.html
Agora, continuamos nossa caminhada no capítulo dez de Josué.
O rei de Jerusalém, Adoni-Zedeque ouviu tudo que aconteceu com Aí e Jericó. Também ouviu que os gibeonitas fizeram aliança com Israel. Ele temeu muito. Sabia que os gibeonitas eram guerreiros valentes.
Conclamou cinco reis para juntos atacar Gibeom. Não pensaram em atacar Israel. Não. Atacariam Gibeom e os destruiriam por terem feito acordo com Israel.
Quando estavam sendo atacados, os gibeonitas enviaram um pedido de socorro a Israel. Um pedido que não podia ser negado. Havia uma aliança entre eles.
Israel juntou suas tropas. Não sem antes ouvir a palavra do Senhor. O Senhor disse que daria todos aqueles reis nas mãos de Josué.
Marcharam a noite toda. Pegaram os amorreus de surpresa. E aparece outra estratégia do Senhor nesta guerra. Ele os encheu de pânico. De tal maneira que Israel massacrou muitos deles.
Não ficou somente nisso. Os amorreus recuaram. Enquanto recuavam, o Senhor enviou uma chuva de granizo que matou muito mais do que os que foram mortos à espada.
Quem pode lutar contra o Senhor e Seu exército?
Nesse dia, Josué orou ao Senhor diante de todo o povo. Ordenou que o sol e a lua parassem. E ainda disse onde deviam parar: “Que o sol pare sobre Gibeom, e a lua sobre o vale de Aijalom!” – Josué 10.12b
E assim foi.
O acontecimento foi tão extraordinário que foi escrito no Livro de Jasar. Infelizmente não tivemos acesso a ele. Mas foi escrito. Nunca antes, nem depois, houve um dia como esse, quando o Senhor respondeu a uma oração como essa.
Não interessa se foi a terra que parou. O que interessa é que, aos olhos de todos, o sol e a lua pararam.
Foi notório que o Senhor lutou por Israel naquele dia.
Depois de terminada a batalha, voltaram a Gilgal.
Quando Josué ficou sabendo que os cinco reis fugiram e estavam escondidos numa caverna em Maquedá, ordenou que tampassem a saída da caverna. Eles ficaram lá, presos. Alguns soldados vigiando.
Os demais perseguiram os inimigos até que aniquilaram quase todos. Cinco exércitos.
Depois disso, ninguém teve coragem de falar mais nada contra Israel.
Josué voltou ao acampamento em Maquedá, ordenou que os reis fossem retirados da caverna e os matou. Antes, ordenou que seus comandantes colocassem o pé no pescoço dos reis e disse que o Senhor faria assim com todos os inimigos que enfrentassem.
Em uma só campanha Josué conquistou toda a região montanhosa, o Neguebe, as colinas do oeste e as encostas dos montes. Derrotou todos os seus reis. Um após o outro. Cidade após cidade. Não deixou nenhum sobrevivente. Seguiu todas as ordens do Senhor.
http://www.espalhandoasemente.com/2016/07/conquistando-o-que-foi-prometido.html
Depois voltaram para o acampamento em Gilgal.
Hoje terminamos aqui.
Que o Senhor vá à nossa frente em todas as batalhas que enfrentarmos. Que guerreie por nós.
Amanhã continuamos. Leremos do capítulo onze ao capítulo treze.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário