sábado, 23 de julho de 2016

Conquistando o que foi prometido

Percorrendo mais um pouco o livro de Josué. E só aprendizado.

Josué foi um conquistador. Sua missão era fazer com que o povo de Israel tomasse posse da terra que o Senhor havia prometido ao Seu povo. Ficou quarenta anos no deserto aprendendo. E esperando. Finalmente o tempo da conquista chegou.

A terra estava ali para ser conquistada, porém havia resistência. Era preciso coragem, fé e ação. Posicionamento. Crer que o Senhor cumpriria o prometido. E agir em busca das promessas.

Josué era um homem de fé. Creu em cada promessa que o Senhor fez. Era um líder. Precisava lidar com vários tipos de pessoas. Com discernimento e sabedoria.

As tribos de Ruben, Gade e a meia tribo de Manassés viram as terras aquém do Jordão e falaram: “É aqui. Queremos nossa herança exatamente aqui.” E assim a tiveram. Homens decididos. Homens de guerra.

Quando o povo de Israel passou o Jordão, Josué os conclamou. Deixaram mulheres, crianças e rebanhos. Todos os capacitados para a guerra passaram armados adiante de seus irmãos e os auxiliaram a conquistar suas terras. Já possuíam sua herança e passaram adiante. À frente. Eram conquistadores.

A terra estava prometida, mas todos tiveram que conquistar suas porções. Não houve quem ficasse sentado embaixo de uma palmeira, comendo tâmaras, simplesmente esperando alguma coisa acontecer. Era preciso tomar posse. Lutar a favor da promessa.

Calebe e Josué sabiam exatamente a cidade que queriam. Conheciam a terra em toda a sua extensão. E assim foi. Calebe quis Hebrom e teve que expulsar de lá os descendentes de Enaque, gigantes. Josué escolheu Timnat Serah, nos montes de Efraim. Ele reconstruiu a cidade e se estabeleceu.

As filhas de Zelofeade apresentaram-se para requerer o que haviam conseguido ainda no deserto: que tivessem herança entre seus parentes, embora fossem mulheres.

Os filhos de Manassés não conseguiram tomar posse de suas terras. Porém, quando se tornaram mais fortes, submeteram os cananeus a trabalhos forçados. Não desistiram. Persistiram até terem forças. E prevaleceram.

Os descendentes de José reclamaram que a herança era pouca. O Senhor os havia abençoado ricamente, eles se tornaram muitos. Josué os orientou: “subam à floresta, desmatem e limpem o terreno segundo as suas necessidades”. Queremos mais? Temos que “ir atrás”, precisamos fazer algo!

Os filhos de José reclamaram que o povo que ali habitava era forte, possuíam carros de guerra. José os animou. Afirmou que realmente, era verdade, eles possuíam carros de guerra e eram muito fortes, porém mesmo assim, os filhos de José iriam conquistar a floresta e se espalhar por onde precisassem. Eram mais fortes que seus adversários.

A tribo de Dã teve dificuldade para tomar posse do seu território. E, por esse motivo, atacaram a região, conquistaram-na, passaram-na ao fio da espada e a ocuparam, conforme está em Josué 19.47. Não ficaram prostrados chorando. Não se desesperaram. Por causa da dificuldade, se esforçaram mais ainda e tomaram posse da sua herança.

Estamos a caminho de nossa terra prometida. Nossos sonhos, planos e projetos. Tantas coisas a serem conquistadas. Precisamos aprender com essas tribos.

É aqui o meu lugar? Então, ainda que eu precise ajudar meus irmãos em suas conquistas, vou me estabelecer aonde desejo.

Quero mais? Vou romper a floresta. Ainda que seja difícil. Ainda que tenha que enfrentar lutas que aos meus olhos parecem muito difíceis. Ainda que meus adversários sejam mais fortes e organizados.

A cidade que escolhi é habitada por gigantes? Tenho que enfrentá-los. Não posso simplesmente desistir.

A cidade que desejo foi destruída? Vou reconstruir e me estabelecer exatamente aonde quero.

Está difícil? Não vou recuar. Vou me fortalecer e prevalecer.

Temos promessas a alcançar. Mas precisamos lutar para que se tornem realidade em nossas vidas. O Senhor dos Exércitos é conosco. Temos que ir adiante. Como os guerreiros que somos. Não podemos ser negligentes com nossas promessas. Sejamos fiéis e corajosos. Enfrentemos com coragem o que está adiante de nós. Nosso futuro nos espera.

"Tão somente sê de fato firme e corajoso, para teres o zelo de agir de acordo com todos os mandamentos da Lei, que te ordenou Moisés, meu servo. Não te apartes dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que tenhas sucesso em todas as tuas realizações." - Josué 1.7


Nenhum comentário:

Postar um comentário