terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Josué 1.1-18

Leitura do dia 26/02.

Continuamos nossa caminhada.

Ontem terminamos o livro de Deuteronômio. O último livro do Pentateuco.

Vimos a “Canção de Moisés”. Seus últimos conselhos, chamando Israel à obediência. A consagração de Josué como o líder que os conduzirá à terra prometida. E a morte de Moisés. Israel lamentou durante trinta dias.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/deuteronomio-321-3412.html

Agora caminharemos através das páginas do livro de Josué, o novo líder de Israel. O primeiro dos livros chamados livros históricos.

Hoje leremos do capítulo um ao capítulo três.

Nesta primeira postagem, apenas o capítulo um.

Josué deve ter sofrido muito a morte de Moisés. Os dois andaram juntos por quarenta anos.

Agora, é chegada a vez de Josué estar à frente. Não há mais um líder a quem ele possa recorrer. Ele é o líder. Recorrerá ao Senhor.

O Senhor disse a Josué que Moisés estava morto. Chegou a hora dele conduzir o povo para atravessar o rio e entrar na terra que estava lhes dando.

Onde pisassem, seria deles.

E enquanto vivesse, não haveria alguém que pudesse resistir a Josué. Que maravilha ouvir algo assim, do Senhor!

E o Senhor lhe esclarece o motivo. As pessoas não poderiam resistir a Josué porque o Senhor estaria com ele, como esteve com Moisés. Nunca o deixaria. Não porque ele fosse um guerreiro valente, experiente na arte da guerra, treinado para ser líder. Ele não era o “poderosão”. Não seria resistido porque o Senhor estava com ele e estaria todos os dias de sua vida.

A ordem do Senhor era que Josué fosse forte e corajoso. Somente forte e muito corajoso. Que tivesse o cuidado de cumprir toda a lei. Que não se desviasse dela, nem para a esquerda, nem para a direita. Assim, ele seria bem sucedido em tudo que fizesse.

Josué deveria relembrar continuamente os termos do Livro da Lei. Meditar nele dia e noite, para ter certeza de cumprir tudo que estava ali escrito. Se Josué agisse assim, seria próspero em tudo que fizesse. E teria sucesso.

Não teria prosperidade e sucesso se fizesse um monte de cursos de autoajuda, nem se repetisse frases de auto convencimento. Seria próspero se meditasse na palavra do Senhor e a obedecesse.

O Senhor termina de falar com Josué dando-lhe uma ordem. A ordem é novamente, para que Josué seja forte e corajoso. Que não tenha medo nem fique desanimado, por um único motivo: O Senhor estaria com ele por onde quer que fosse.

O Senhor não lhe disse que seria fácil. Eles teriam que lutar. Mas o Senhor estaria com ele. O tempo todo.

Após o Senhor lhe falar, Josué ordenou que os oficiais do povo percorressem o acampamento. Que o povo preparasse suprimento. Dentro de três dias atravessariam o Jordão. E tomariam posse da terra.
http://www.espalhandoasemente.com/2016/06/so-faltam-tres-dias.html

Até agora o Senhor não falou, nem Josué, nem ninguém, como atravessarão o Jordão. Josué creu na palavra do Senhor. Se Ele disse que atravessariam é porque atravessariam. Josué atravessou o Mar Vermelho, quarenta anos antes. Agora, o Jordão estava à sua frente. O Senhor faria de novo.

Em seguida, Josué convocou as tribos de Rúben, Gade e a meia tribo de Manassés. Lembrou-lhes do que foi combinado com Moisés. Passariam à frente de seus irmãos. Só voltariam para suas terras depois que seus irmãos também tivessem conquistado as suas.

Responderam a Josué que passariam, armados completamente. Que fariam tudo que Josué lhes ordenasse. E o obedeceriam em tudo. Desejaram que o Senhor fosse com ele como foi com Moisés. E quem se rebelasse contra suas ordens, seria morto. Também pedem que Josué faça apenas duas coisas: que seja forte e corajoso.

O capítulo um termina assim.

Veremos o que acontecerá na próxima postagem.

Espero você. Ate já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário