Leitura do dia 26/02.
Na postagem anterior vimos o Senhor animando Josué. Deve ser forte e corajoso. O Senhor está com ele. http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/josue-11-18.html
Agora, caminharemos pelo capítulo dois do livro de Josué.
Ele envia dois espias, secretamente, a Jericó. Será a primeira cidade a ser conquistada. A tarefa é, reconhecer principalmente, os arredores da cidade.
Ao chegarem lá, ficaram na casa de Raabe, uma prostituta. Mas logo a notícia, não se sabe como, chega aos ouvidos do rei.
O rei envia homens a Raabe, ordenando que traga para fora os homens que haviam ido lá. Eram espias. Seriam mortos. Com certeza, torturados antes.
Raabe esconde os homens. Diz aos mensageiros do rei que realmente estiveram lá, mas partiram pouco antes do horário de fechamento dos portões da cidade. Foram atrás dos espias. E os portões foram fechados. Ninguém entra, ninguém sai. A não ser devidamente identificado.
Os dois espias estão escondidos no terraço da casa de Raabe. Debaixo dos feixes de linho que ela havia colocado ali.
Antes que os espiões dormissem, Raabe foi até eles. Pediu que, assim como havia lhes poupado a vida, que fizessem o mesmo com ela e toda sua família.
Ela sabia que o Senhor havia lhes dado aquela terra. Contou que todos sabiam como o Senhor os tirara do Egito. Como o Mar Vermelho se abrira diante deles. O que acontecera com os reis amorreus que viviam do outro lado do Jordão. E testificou que o Senhor é Deus supremo em cima no céu e embaixo na terra. Pediu que jurassem pelo nome do Senhor que os pouparia.
Eles responderam que ofereceriam a vida deles como garantia da segurança dela. Se não os entregasse. Tratariam ela e seus familiares com bondade, quando o Senhor lhes desse a terra.
Como sua casa fazia parte da muralha, ela os desceu pela janela, por uma corda. Orientou que fugissem para as montanhas. Ficassem lá escondidos durante três dias. Depois, seguissem seu caminho. Seus perseguidores, a essa altura, já teriam retornado.
Antes de partir, os espias confirmaram os termos do juramento. Só seriam obrigados a protegê-la e à sua família se, quando entrassem na terra, Raabe colocasse um cordão vermelho pendurado na janela por onde havia ajudado a descê-los e, se todos os seus parentes estivessem em casa com ela.
Esse cordão aponta para o Senhor Jesus e Seu sacrifício por nós. Aponta para o sangue do cordeiro nos umbrais da porta. http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/exodo-121-51.html; http://www.espalhandoasemente.com/2018/01/a-escolha-da-multidao.html
É como na arca. Apenas os que estivessem dentro seriam salvos. Jesus é nossa arca. Apenas quem estiver nEle é salvo. http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/na-postagem-anterior-lemoso-capitulo.html
É como a cidade de refúgio. Se alguém saísse, eles não teriam nenhuma responsabilidade. Apenas os que estivessem junto com ela, em casa, guardados, seriam poupados.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/numeros-341-3613.html
Jesus é nossa cidade refúgio. Não podemos sair dEle.
http://www.espalhandoasemente.com/2016/07/jesus-nossa-cidade-refugio.html;
Raabe aceitou as condições. Ficaria dentro de casa. Junto com sua família.
Não sabemos o que levou essa mulher a se prostituir. Sabemos que era valente. Que creu no Senhor, Deus de Israel, o único Senhor. Que amava e se importava com sua família, trazendo todos para dentro da proteção que lhe foi oferecida. E, mais tarde, saberemos que ela se casará com um homem da tribo de Judá. E mais tarde ainda, saberemos que seu nome consta da genealogia de Jesus. Uau! O que um posicionamento é capaz de fazer!
http://www.espalhandoasemente.com/2016/07/o-deus-que-acolhe-e-transforma.html
http://www.espalhandoasemente.com/2017/11/e-assim-comeca-mateus.html
Raabe não esperou que Israel chegasse à terra para então colocar o cordão na janela. Há tantos imprevistos pela frente. E se acontecesse algo com ela? Se esquecesse? Se dormisse? Se, por qualquer motivo não conseguisse colocar o cordão a tempo? Como uma mulher prevenida, assim que saíram de sua casa, pendurou o cordão vermelho na janela. Como as virgens prudentes. E ela sabia que antes de três dias não chegariam. Estariam escondidos nas montanhas.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/01/nossa-candeia-tem-oleo-suficiente.html
Após esperarem três dias, os espiões voltam ao acampamento de Israel. Relataram a Josué tudo que lhes acontecera. Confirmaram que o Senhor realmente havia lhes dado aquela terra.
Todos os moradores estavam desesperados por causa deles. Ainda assim, somente Raabe e sua família se voltaram para o Senhor. E nem sabemos se foram todos.
O capítulo dois termina assim.
Agora, falta saber como atravessarão o Jordão para conquistar a terra.
Leremos o capítulo três na próxima postagem.
Espero você. Ate já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário