Leitura do dia 02/02.
Na postagem anterior vimos que Suas leis refletem Seu caráter. São encharcadas de amor e respeito.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/levitico-181-1937.html
Agora, continuamos caminhando através dos capítulos vinte e vinte e um de Levítico.
O Senhor lembra, mais uma vez, que Suas instruções devem ser seguidas pelos israelitas de nascença e pelos estrangeiros que vivem em Israel.
Se alguém oferecesse seus filhos em sacrifício a Moloque, seria executado. O próprio Senhor se levantaria contra aquela pessoa. Se a comunidade não tomasse uma providência, todos seriam castigados.
O Senhor também se voltaria contra todos que procurassem médiuns ou consultassem os espíritos dos mortos. É prostituição. Traição ao Senhor.
Algumas coisas são tão graves que o Senhor diz que quem comete, decretou sua própria morte. Estão nesta lista os que ofendem a honra de seu pai ou sua mãe. Quem deitasse com alguma das mulheres de seu pai. Quem tivesse relações sexuais com sua nora. Quem praticasse homossexualidade. Quem casasse com a mãe e a filha. Quem tivesse relações sexuais com animais.
Além desses, seriam condenados à morte quem cometesse adultério. O homem e a mulher. Se alguém se casasse com sua irmã. Se tivesse relações sexuais com uma mulher no período da menstruação.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/05/nenhuma-armadilha-prende-seu-amor.html
Morreriam sem filhos, quem deitasse com sua tia ou o homem que se casasse com a mulher de seu irmão.
Seriam apedrejados até à morte quem fosse médium ou consultasse espíritos dos mortos.
Mais uma vez o Senhor lembra que as nações serão expulsas diante de Israel por cometerem esses pecados. Exatamente por isso. Não aceitaram correção. Não se arrependeram. Que Israel aja diferente para não ser cuspido da terra.
Depois o Senhor passa a falar sobre os sacerdotes. A lei era mais severa. Eram eles que ofereciam as ofertas ao Senhor. Que representavam o povo diante do Senhor.
Não podiam se contaminar por causa dos mortos, salvo exceções. Seriam tratados como santos.
O sumo sacerdote então, por ocupar a posição mais alta entre todos os sacerdotes não se contaminaria por causa de nenhum morto. Nunca ficaria descabelado. Por ninguém. Só se casaria com uma virgem para não contaminar sua descendência.
Se algum descendente de Arão tivesse qualquer defeito poderia comer do alimento consagrado ao Senhor, mas não apresentar as ofertas.
Moisés transmitiu a Arão, a seus filhos e a todo o povo, tudo que o Senhor lhe ordenou. Como lhe ordenou.
Nossa leitura hoje termina aqui.
Amanhã continuamos através dos capítulos vinte e dois a vinte e quatro de Levíticos.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário