domingo, 10 de fevereiro de 2019

Números 19.1-22


Leitura do dia 10/02.

Na postagem anterior, vimos alguns dos deveres dos sacerdotes e levitas.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/numeros-181-32.html

Agora, continuamos através do capítulo dezenove de Números.

Os israelitas deviam trazer uma novilha vermelha, perfeita, sem defeito, sobre o qual nunca alguém houvesse montado, nem tivesse sido colocada canga. 

Entregariam essa novilha a Eleazar, o sacerdote. Ele levaria a novilha para fora do acampamento. Lá, em sua presença, ela seria morta. 

Seu sangue seria espargido sete vezes no altar. Ela seria queimada inteira na presença do Senhor. Junto com ela, colocariam um pedaço de madeira de cedro, um ramo de hissopo e um pouco de fio vermelho.

Essa novilha aponta claramente para o Senhor Jesus. Ele era (e é) perfeito, sem defeito. Morreu fora da cidade. Foi entregue inteiro em sacrifício, no nosso lugar.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/01/a-crucificacao-de-jesus.html

Depois, Eleazar lavaria suas roupas com água e voltaria ao acampamento. Ficaria impuro cerimonialmente até o entardecer. Quem queimasse a novilha também.

Uma pessoa cerimonialmente pura seria responsável para recolher as cinzas da novilha. E colocá-la num lugar cerimonialmente puro. Fora do acampamento. 

Ficariam guardadas ali para que a comunidade usasse na cerimônia da água de purificação, para remoção de pecados. Quem recolhesse as cinzas também lavaria suas roupas e ficaria cerimonialmente impuro até o entardecer.

Quem tocasse num cadáver ficaria impuro por sete dias. Deveria ser lavado com a água da purificação no terceiro e no sétimo dia. Então se tornaria novamente puro. Mas se não se lavasse, continuaria impuro e seria eliminado do povo de Israel. Não quis ser lavado. Não desejou ser purificado.

Essas regras precisavam ser observadas à risca.

Se alguém estivesse em uma casa e uma pessoa morresse, também ficaria impuro. As pessoas e qualquer vasilha que não estivesse tampada. Precisavam passar pela água da purificação.

Eram regras de pureza, higiene, obediência e consagração.

Continuamos na próxima postagem. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário