sábado, 2 de março de 2019

Josué 14.1-17.18

Leitura do dia 02/03.

Lá vamos nós através das páginas de Josué.

Ontem vimos que o Senhor é melhor que cavalos e carros de guerra.

Israel derrotou completamente trinta e um reis. Tomando posse da terra.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/josue-111-1333.html

Hoje caminharemos pelos capítulos quatorze a dezessete.

A terra já foi repartida entre alguns. Faltam outros.

Calebe, junto com uma comitiva da tribo de Judá vai até Josué. Pede que lembre-se das palavras do Senhor a respeito deles. Ainda quando estavam em Cades-Barneia. Quarenta e cinco anos atrás.

Lembra que estava com quarenta anos. Fez o reconhecimento da terra. E deu um relatório verdadeiro. Mas os outros fizeram o povo temer e desistir de confiar no Senhor. Ele, no entanto, continuou seguindo, de todo seu coração. Por isso, Moisés naquele dia afirmou que entraria na terra. Havia sido fiel.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/numeros-131-1445.html

Calebe reconhece que, mesmo no deserto, o Senhor lhe preservou a vida. E a força. Agora está com oitenta e cinco anos. Continua forte como antes.

Pede para si, a terra de Hebrom, antes chamada Quiriate-Arba, em homenagem a Arba, um grande herói descendente de Enaque, o gigante.

Sabe que os descendentes de Enaque ainda habitam ali, mas sabe também que se o Senhor for com ele, certamente os expulsará da terra.

Josué entrega a terra a Calebe. Ele expulsa dali três grupos de enaquins.

Depois vai a Quiriate-Sefer. Ali, declara que dará sua filha Acsa em casamento ao homem que ataque e tome a cidade. Esse homem é Otoniel, filho de seu irmão. Calebe lhe dá Acsa como esposa.

Antes que fosse com ele, porém, desce do cavalo à vista de seu pai. Ele sabe que ela quer algo. E pergunta o que deseja. Acsa responde que quer um presente. Ganhara terras no deserto do Neguebe. Mas também quer fontes de água. É uma questão de necessidade para quem vai morar no deserto. E Calebe lhe dá. Mais do que pediu. Ele lhe dá as fontes superiores e as inferiores.

Que sejamos como Acsa. Que peçamos presentes ao Senhor! Fontes de água, de vida. Ah, como precisamos!

As cidades foram separadas para as tribos de Judá. Eles não conseguiram expulsar os habitantes de Jerusalém, os jebuseus. Que ficaram vivendo junto com eles.

A tribo de José transformou-se em duas tribos, Efraim e Manassés.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/genesis-481-22.html

As terras de Efraim foram distribuídas. Também não conseguiram expulsar os cananeus de Gezer. Viveram ali, sujeitos a trabalhos forçados.

A meia tribo de Manassés, que ainda não recebera sua herança, foi contemplada. As filhas de Zelofeade foram até Josué e lembraram-lhe que o Senhor havia ordenado que também lhes dessem herança. E elas a receberam. http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/numeros-261-2723.html

Que aprendamos a ser como essas mulheres corajosas, que conquistaram o direito de toda mulher em Israel receber a herança de seu pai, se não houvesse irmãos para receberem.

Para Manassés foi difícil habitar a terra. Não conseguiram ocupar suas cidades. Os cananeus estavam determinados a não saírem. Quando, porém, Manassés se fortaleceu, submeteu os cananeus a trabalhos forçados.

Os descendentes de José foram até Josué e reclamaram. O Senhor os havia abençoado. Eram muitos. Queriam mais porções de terra para si.

Josué ordenou que, além da região montanhosa, abrissem caminho no bosque e conquistassem aquelas terras. Eles argumentaram que os cananeus do vale tinham carros de guerra com rodas de ferro e eram fortes. Fortes demais para eles.

Josué disse que eles eram numerosos e fortes. Os bosques seriam deles. Que abrissem espaço. O espaço que desejassem. Que tomassem posse dos limites mais distantes. Ainda que os cananeus dos vales fossem mais fortes e possuíssem carros de guerra com rodas, conseguiriam expulsá-los.

Parece que esqueceram o que o Senhor havia feito. Quantas batalhas foram ganhas, sem nenhum carro de guerra? Quantos reis foram destruídos, apenas por terem confiado no Senhor?

Que possamos lutar pela nossa terra. O inimigo é forte demais para nós. Mas o Senhor está conosco. Ele nos dará a vitória, se perseverarmos em seguí-Lo e lutarmos por nossa herança.

Hoje ficamos por aqui.

Amanhã continuamos. Leremos Josué, do capítulo dezoito ao capítulo vinte.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário