domingo, 3 de março de 2019

Josué 18.1-20.9

Leitura do dia 03/03.

Continuamos nossa caminhada por Josué.

Ontem vimos que a terra começou a ser dividida a oeste do Jordão. Por sorteio.

Calebe pede Hebrom, antiga cidade dos descendentes do gigante Enaque. Ele pôde escolher. Não precisa de sorteio.

Otniel, seu sobrinho, conquista Quiriate-Sefer e ganha Acsa como esposa. Esta “garota esperta” pede, como presente, fontes a seu pai, além das terras no deserto.

Judá recebe sua herança. Efraim e Manassés também. As filhas de Zelofeade vão até Josué e os líderes de Israel para receberam sua herança, conforme o Senhor ordenara.

Josué incentiva os descendentes de José a tomarem o bosque, mesmo que seus moradores tivessem carros de guerra. O Senhor era com eles. http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/josue-141-1718.html

Hoje, continuamos através dos capítulos dezoito a vinte.

Josué reúne todo o povo em Siló. Sete tribos ainda não receberam suas heranças. Ele exige um posicionamento. Ainda que não conquistem toda a terra, que com certeza, o Senhor lhes dará como prometido, que a mapeiem para que possam ser sorteadas diante do Senhor.

Três líderes de cada tribo percorrem a terra para mapeá-la. Quando voltam a Siló, Josué faz o sorteio, diante do Senhor.

Os levitas, ele lembra, não receberão herança. O serviço ao Senhor é a sua herança.

Será que nos contentaríamos em receber a melhor herança de todas? O próprio Senhor? Ou preferimos as terras, palpáveis e visíveis? (Não seja rápido em responder. Sonde bem seu coração.)

A primeira tribo sorteada foi Benjamim. Ganhou sua porção entre as tribos de Judá e José. Jerusalém faz parte da herança.

A segunda foi Simeão. Sua herança ficou dentro da terra de Judá porque a porção de Judá foi muito grande para eles.

A terceira foi para Zebulom. A quarta, Issacar. A quinta, Aser. A sexta, Naftali. E a sétima, Dã.

Dã teve muita dificuldade em tomar posse de sua terra. Por isso, viraram as costas e foram embora? Não. Lutaram. Atacaram a cidade de Lésem. Tomaram-na. Massacram seu povo e se estabeleceram. Mudaram o nome da cidade para Dã, em homenagem a este.

Que sejamos como eles. Se está difícil, que lutemos. Até vencermos.

O Senhor havia dito que Josué podia escolher qualquer cidade que quisesse. Que privilégio! Ele escolheu Timnate-Sera, em Efraim. Na região montanhosa.

O Senhor lembrou a Josué a respeito das Cidades de Refúgio. Como já vimos, essa cidade serviria para a proteção contra o vingador de sangue de qualquer um que matasse alguém involuntariamente. Israelita ou estrangeiro. Fugiria para lá e seria julgado pela comunidade. Se fosse comprovado que era um homicida involuntário, moraria ali. Ficaria protegido do vingador de sangue. Só podia sair da cidade, quando o sumo sacerdote da época do acidente, falecesse.
http://www.espalhandoasemente.com/2016/07/jesus-nossa-cidade-refugio.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/josue-21-24.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/numeros-341-3613.html
http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/o-deus-de-todas-as-nacoes.html

No lado leste do Jordão, foram escolhidas as cidades de Bezer, da tribo de Rúben; Ramote, em Gileade, pertencente a Gade e Golã, no território de Manassés.

No lado oeste, as cidades de Quedes, na Galileia, na região montanhosa de Naftali; Siquém, na região montanhosa de Efraim e Hebrom em Judá, também na região montanhosa.

Nossa leitura de hoje termina aqui.

Que aprendamos com Josué a incentivar nossos irmãos a conquistarem suas heranças.

Que nossa herança maior possa ser servir ao Senhor, como era a herança de Levi.

Que não desistamos e, como Dã, lutemos pela nossa herança.

Continuamos amanhã através dos capítulos finais de Josué, do vinte e um ao vinte e quatro.

Espero você. Até lá.                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário