Leitura do dia 10/03.
Na última postagem vimos o Senhor lutar com os israelitas. Os benjamitas foram praticamente exterminados. Por causa de alguns homens perversos.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/juizes-201-48.html
Agora, continuamos através do capítulo vinte e um.
Os israelitas juraram diante do Senhor que não dariam suas mulheres aos benjamitas que restaram.
Depois disso, tornaram a ir a Betel. Choraram na presença do Senhor. Até à tarde. Sem parar. Estavam desolados. Por que acontecera aquilo com Israel? Agora, estava faltando uma tribo.
Na manhã seguinte, bem cedo, construíram um altar. Apresentaram holocaustos e ofertas de paz. Quase não dormiram.
Na primeira vez que reuniram, juraram solenemente que, se alguém não atendesse à convocação feita, seria aniquilado.
Constataram que ninguém de Jabes-Gileade estava ali.
Israel enviou doze mil de seus melhores guerreiros até lá. Com a ordem de matar seus habitantes. Só escapariam as virgens.
Como não foram à reunião, não haviam jurado, sob maldição, que não dariam suas filhas aos benjamitas sobreviventes.
Os soldados levaram as virgens ao acampamento em Siló. Eram quatrocentas.
Enviaram uma comitiva de paz aos restantes de Benjamim. Eles voltaram e tomaram as quatrocentas mulheres de Jabes-Gileade. Mas não era o suficiente. Ainda faltavam duzentas.
O povo estava com pena deles. Afinal, o Senhor havia aberto uma brecha em Israel. Por causa de seus pecados.
Os sobreviventes precisavam ter herdeiros para que não fossem eliminados de Israel.
Então, se lembraram da festa anual ao Senhor, em Siló. Falaram para os benjamitas que precisavam de esposa esconderem-se nos vinhedos. Quando as moças saíssem para as danças, que cada um levasse uma para a terra de Benjamim.
Quando os pais e irmãos delas viessem reclamar, pediriam que tivessem compaixão. E deixassem que os benjamitas ficassem com as moças. Assim, ninguém estaria quebrando o juramento.
E foi o que aconteceu.
Naqueles dias também não havia rei em Israel e cada um fazia o que parecia certo aos seus próprios olhos. Sem consultarem às leis, aos decretos e mandamentos do Senhor.
Hoje terminamos nossa leitura do livro de Juízes. Muita coisa para pensar. Muitos exemplos a seguir e a não seguir. Muito a lamentar. e constatar o que acontece quando nos afastamos do Senhor.
Amanhã leremos o livro de Rute. Como é um livro de apenas quatro capítulos, leremos todo. Uma leitura deliciosa nos espera. Uma história com muitas emoções.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário