segunda-feira, 22 de abril de 2019

1 Crônicas 20.1-8

Leitura do dia 19/04.

Na postagem anterior, vimos o perigo da imprudência. Ela escraviza e mata. Precisamos ter muito cuidado. Devemos ser prudentes. E lutar em união. Com um propósito específico.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/1-cronicas-191-19.html

Agora, andaremos pelo capítulo vinte de 1 Crônicas.

A primavera chegou. Era o tempo em que os reis tinham o costume de partir para suas batalhas. Davi ficou em Jerusalém.

O autor não nos conta. Mas está escrito em Reis. Algo terrível aconteceu na vida de Davi e de muitos outros. É interessante ler. 
http://www.espalhandoasemente.com/2016/02/davi-e-seus-tragicos-erros.html; 
http://www.espalhandoasemente.com/2017/03/nata-sua-obediencia-e-coragem.html; 
http://www.espalhandoasemente.com/2017/04/quando-deus-diz-nao.html

Enquanto Davi ficou em Jerusalém, Joabe conduziu o exército até à terra dos amonitas. Destruiu-a por completo. Sitiou Rabá, sua capital. Deixou-a em ruínas.

Mandou chamar Davi para completar a conquista. Sabia que a honra não podia ser sua. Sabia que a coroa não lhe pertencia. Tiraram a coroa da cabeça de Moleque, rei deles. Era feita de ouro puro, pesando trinta e cindo quilos, toda ornamentada com pedras preciosas. Colocaram-na sobre a cabeça de Davi.

Davi trouxe muitos bens da cidade. Trouxe também seus moradores. Eles foram encarregados da execução de várias tarefas específicas, trabalhos com serras, picaretas de ferro e machados. Ele agiu dessa maneira com todas as cidades amonitas. Depois, voltou com seu exército para Jerusalém.

Logo a seguir, houve uma guerra contra os filisteus. Nesse tempo, Sibecai matou Sipai, um dos descendentes dos gigantes. Os filisteus foram subjugados.

Mais tarde houve outra guerra. Elanã, filho de Jair, matou Lami, irmão de Golias.

Depois, em outra batalha, na cidade de Gate, Jônatas, filho de Simeia, irmão de Davi, matou um descendente do gigante Rafa. Um homem enorme. Possuía seis dedos em cada mão e em cada pé. Jônatas o matou porque havia desafiado e insultado o povo de Israel.
Esses homens enormes eram descendentes dos refains, os gigantes de Gate, e foram mortos por Davi e seus soldados.

Esse texto também nos ensina muito.

Devemos estar no lugar certo de acordo com os tempos. Se é tempo de guerra, esteja na guerra. Davi não foi. Se distraiu e caiu. Terrivelmente.

Joabe agiu corretamente quando mandou buscar Davi para finalizar a conquista da capital dos amonitas. Devemos nos lembrar que somos soldados, não o rei. A honra deve ser do rei e não nossa. Nosso papel é conquistar para o rei, não para nossa glória. A coroa não nos pertence. A coroa pertence ao Rei.

Se há gigantes em nossos caminhos, devemos destruí-los. Não há como fazer amizade com eles. São inimigos. Sempre estarão nos desafiando e insultando. Precisamos fechar suas bocas. Derrotando-os, acabando com eles. Definitivamente.

Que aprendamos essas preciosas lições.

Continuamos na próxima postagem. 

Espero você. Até já.

Texto semelhante:
http://www.espalhandoasemente.com/2018/06/a-coroa-nao-e-nossa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário