Leitura do dia 01/04.
Na postagem anterior, vimos, novamente, que a visibilidade de Salomão estava associada à sabedoria que o Senhor lhe dera. Muitos povos vieram para ouví-lo.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/1-reis-1011-29.html
Agora, caminharemos através das páginas do capítulo onze. Até o versículo vinte e cinco.
Como o Pai amoroso que é, sempre que o Senhor nos dá uma ordem tem o objetivo de nos proteger, nos abençoar. Nunca é para nos reprimir. Ele nos ama e deseja o melhor para cada um de nós. Acredite. É a mais pura verdade.
O Senhor ordenou que os filhos de Israel não dessem seus filhos às mulheres estrangeiras, nem suas filhas aos homens de outras nações. Motivo? Elas desviariam o coração dos filhos de Israel, levando-os a adorarem outros deuses.
Infelizmente aconteceu com Salomão. Embora fosse um homem sábio, amou muitas mulheres estrangeiras. Não apenas a filha de Faraó. Amou moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias. Todas eram das nações que o Senhor ordenara expressamente que não entrassem em aliança.
Salomão não ouviu ao Senhor. Apaixonou-se por elas. Tomou-as por esposas. Possuiu setecentas esposas, todas princesas. E trezentas concubinas.
Suas mulheres fizeram com que seu coração se afastasse do caminho do Senhor.
Ah, como é importante guardar nossos corações! E guardar Suas palavras em nossos corações!
Sempre que leio esse texto tenho vontade de chorar, gritar, sair correndo, sacudir Salomão, bater nele. É muito triste. À medida que Salomão foi se tornando idoso, suas mulheres o influenciaram decisivamente a seguir os deuses e divindades que seguiam. Decisivamente. Elas o convenceram. Seduziram seu coração, como o Senhor falou que aconteceria.
Seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, como o coração de seu pai Davi. Ele foi seduzido. Na verdade, por não ter seu coração escondido em Deus como Davi, ele deixou ser seduzido por Astarote, a deusa dos sidônios e por Moloque, o abominável e repugnante deus dos amonitas.
Salomão afastou-se de tal maneira do Senhor, que construiu um altar em homenagem a Camos, o odioso e nefasto deus dos moabitas, sobre o monte ao lado de Jerusalém, e a Moloque, o deus que recebia sacrifícios de crianças.
Mas não parou por aí. Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, que ofereciam incenso e sacrifícios a seus deuses e divindades. Tenho vontade de chorar. Salomão virou as costas para o Senhor. Abandonou-O.
O Senhor se indignou contra Salomão porque seu coração se desviou dEle. O mesmo Senhor que lhe aparecera e advertira duas vezes. Que lhe ordenara terminantemente que não cultuasse nem seguisse atrás de qualquer deus além dEle.
Salomão não obedeceu.
O Senhor disse a Salomão que, por ele não ter um coração fiel que guardasse Sua aliança e Seus decretos, Ele, com toda certeza, ia tirar o reino de Israel de suas mãos e dá-lo a outro. O Senhor disse que daria o reino de Israel ao servo de Salomão.
Só não faria enquanto Salomão estivesse vivo por amor a Davi. E, também, por amor a Davi, não tiraria o reino todo. Deixaria uma tribo ao filho de Salomão, por amor e consideração a Davi e por amor a Jerusalém, a cidade que havia escolhido.
O Senhor levantou um adversário contra Salomão. Hadade, da família real de Edom. Quando Davi havia conquistado Edom, Joabe, seu general, matou todos os homens de Edom. Hadade, porém, fugiu para o Egito com alguns dos oficiais que haviam servido seu pai. Naquele tempo, era um menino. Faraó concedeu casa e terras a Hadade e lhes deu alimentos. Faraó agradou-se tanto dele que lhe deu em casamento a irmã de sua própria esposa. Ele teve um filho que recebeu o nome de Genubate. Este foi criado por Tafnes, a rainha do Egito, sua tia, como os próprios filhos de Faraó.
Quando Hadade ficou sabendo que Davi e Joabe haviam morrido, pediu a Faraó que o deixasse retornar para sua terra. Faraó contestou, perguntando-lhe o que faltava em sua casa. Hadade disse que não tinha falta de nada, mas desejava partir.
Além de Hadade, o Senhor levantou outro inimigo contra Salomão. Rezom, filho de Eliada. Ele havia fugido de Hadadezer, rei de Zobá. Quando Davi dizimou o exército de Zobá, este Rezom juntou alguns homens e tornou-se chefe de um bando de revoltosos que se estabeleceu em Damasco. Ele reinou na Síria e tornou-se inimigo de Israel.
Além destes, havia Jeroboão, filho de Nebate. Mas isso já é outra história. Veremos a seguir.
Que estejamos alertas. Somos vulneráveis. Precisamos seguir o conselho do Senhor e guardar nossos corações. http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/guardando-meu-tesouro.html; http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/como-guardar-meu-unico-bem.html; http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/destruicaoreconstrucao.html
Nosso tesouro verdadeiro é onde está nosso coração. http://www.espalhandoasemente.com/2017/11/tesouro-verdadeiro.html
Continuamos na próxima postagem.
Espero você. Até já.
Texto semelhante:
http://www.espalhandoasemente.com/2018/09/abandono.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário