Leitura do dia 07/05.
Na postagem anterior, vimos que Neemias temia ao Senhor. Verdadeiramente. Não com palavras, com ações. Como devemos fazer.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/05/neemias-51-19.html
Agora, caminharemos através das páginas do capítulo seis de Neemias.
Quando Sambalate e os demais inimigos descobriram que o muro havia sido reconstruído e não restavam brechas, não ficaram mais quietos. Enviaram mensagens a Neemias. Queriam que se encontrasse com eles.
Neemias era um homem de discernimento. Um homem que ora e anda no temor do Senhor é um homem de discernimento. Ele sabia que a intenção deles não era boa. Por isso, todas as quatro vezes que o chamaram, respondeu da mesma forma. Estava envolvido em uma obra muito importante. Não podia ir. Não podia interromper o trabalho.
E quanto a nós? Estamos envolvidos em uma obra muito importante? Se é do Senhor, com certeza é sim, muito importante. Paramos, aceitando a provocação de nosso inimigo? Ou continuamos o trabalho?
Como Neemias não atendeu, enviaram uma “carta aberta”. A carta aberta tinha como principal objetivo, fazer com que todos tomassem conhecimento de seu conteúdo, como um “telefone sem fio”, a “rádio corredor”. Nela, estava escrito que havia um boato correndo de que Neemias nomeou profetas para proclamarem-no rei, em Jerusalém. Também dizia que ele podia ter certeza de que essa informação chegaria ao conhecimento do rei. A não ser que Neemias fosse se encontrar com eles.
Ah, agora, além de ameaça, havia chantagem. O que Neemias fez? Respondeu que aquilo tudo era mentira. Invenção. Simples assim. Não o vemos se descabelando. Nem correndo de um lado para o outro, em desespero.
Sabia que o único propósito era que a obra fosse interrompida. Neemias caiu prostrado? Não. Ele trabalhou com mais determinação ainda. Como não amar um homem desses? Clamo para que eu seja como ele. Clamo por homens e mulheres como Neemias.
Um tempo depois, foi visitar Semaías. Era profeta. Estava encarcerado. Não sabemos o motivo. Semaías falou para Neemias que deviam se encontrar no templo do Senhor e trancar as portas. Sabe por quê? Aquela noite os inimigos de Neemias iriam matá-lo! Aquela noite!
E agora? O que fazer? Seguir o conselho do profeta? Estaria incorrendo em dois erros. O primeiro era Semaías acompanhá-lo, uma vez que não podia sair de casa. O outro, mais grave, era buscar refúgio no altar do Senhor. Mas era profeta... E agora?
Se eu pudesse, encheria Neemias de beijos e abraços. Ele responde simplesmente: “Um homem como eu fugiria”? Volto a repetir, “que homem é esse”? Por favor, que nos levantemos como Neemias!
Ainda disse que um homem como ele não iria entrar no templo para salvar sua vida. Não faria isso.
Como assim? Ele desobedeceu ao profeta? Ah, era um homem que orava, que andava no temor do Senhor. Tinha discernimento. Percebeu que Semaías não fora enviado pelo Senhor. Fora enviado por Sambalate e Tobias! E com qual intenção? Neemias sabia que desejavam vê-lo pecar. Assim, poderiam difamá-lo e desacreditá-lo. E mais. Não foi apenas Semaías quem agiu assim. A profetiza Noadia também, além de outros profetas que não sabemos os nomes.
Consegue imaginar? Vários profetas foram comprados. Com o intuito de fazer Neemias pecar e ser desacreditado. Mas ele permaneceu fiel. Tinha discernimento. Conhecia a voz do Senhor.
Assim, em cinquenta e dois dias, o muro ficou pronto. Foram cinquenta e dois dias de muita luta. Durante todo esse tempo, Tobias e os nobres de Judá, que deveriam estar ao lado de Neemias, trocaram correspondências. Muitos haviam jurado lealdade a ele. Ficavam falando bem de Tobias para Neemias. E contavam a ele tudo que Neemias dizia.
Durante esses cinquenta e dois dias, Tobias continuava mandando cartas, ameaçando Neemias, tentando intimidá-lo.
Quando os inimigos e as nações ao redor de Judá souberam que o muro ficara pronto, assustaram-se. Perceberam, sem a menor sombra de dúvida, de que o Senhor os ajudara naquela obra. Era uma obra muito grande, o Senhor estava com eles, indubitavelmente. Ninguém podia negar.
Que sejamos cartas abertas, não cartas de acusação, mas cartas que exaltem nosso Senhor.
Ah, meu querido, e como precisamos de homens como Neemias! Como precisamos seguir seu exemplo.
Continuamos na próxima postagem. Antes porém, leia o texto "Neemias, um homem de discernimento". http://www.espalhandoasemente.com/2017/06/neemias-um-homem-de-discernimento.html
Espero você. Até já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário