Leitura do dia 07/05.
Na postagem anterior, vimos que Neemias era um homem de discernimento. Não se deixou abater pelas ameaças que recebeu. Nem se deixou enganar por elas, ainda que fossem entregues por alguns profetas. Como devemos agir.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/05/neemias-61-19.html
Agora, caminharemos pelo capítulo sete de Neemias.
Depois que o muro foi terminado, as portas colocadas em seus lugares, os guardas das portas foram nomeados. Assim como os cantores e os levitas. Tudo na ordem que deve ser. Primeiro, as brechas tampadas, os entulhos tirados, os muros reconstruídos, as portas colocadas, com seus ferrolhos e trancas. Então, os porteiros, cantores e levitas foram nomeados. Antes, trabalhavam na própria reconstrução do muro.
Neemias entregou a responsabilidade de governar Jerusalém a Hanani, seu irmão e a Hananias. Para mim, não há necessidade alguma de contar mais sobre Hananias. Tem minha admiração e aprovação. Era um homem que temia ao Senhor, mais que a maioria dos homens. Uau! Que sejamos assim.
Neemias orientou que as portas deveriam permanecer fechadas. E trancadas. Além disso, todos que fossem nomeados para montar guarda em turnos regulares, seriam moradores de Jerusalém. Uns ficariam em postos de sentinelas. Outros em frente de suas próprias casas. Claro, sendo moradores, sua atenção seria redobrada.
Nós somos os guardas das portas. O Senhor nos tem chamado para essa tarefa.
Nessa época a população era pequena. Nenhuma casa havia sido reconstruída. Primeiro, estavam reconstruindo o muro. Protegendo a cidade. Depois, partiriam para a reconstrução das casas.
O Senhor concedeu a Neemias a ideia de registrar todos os moradores da cidade. Ele o fez. Baseou-se no primeiro registro feito.
Alguns não puderam comprovar que pertenciam a Israel. Os sacerdotes nesta situação, foram proibidos de participar do serviço e das porções a eles destinadas, até que um sacerdote consultasse ao Senhor, usando o Urim e o Tumim. http://www.espalhandoasemente.com/2019/05/esdras-11-424.html
Neemias ainda nos conta que os sacerdotes, levitas, porteiros (ou guardas das portas), cantores, servidores do templo e alguns do povo, ficaram morando em Jerusalém. Os demais, regressaram para suas cidades, em todo Israel. Os que ficaram, precisavam ficar ali. Jerusalém precisava deles.
Que sejamos como esses, que voluntariamente se ofereceram para morar em Jerusalém. Que haja guardas em nossas portas.
Continuamos na próxima postagem.
Leremos do capítulo oito ao capítulo dez de Neemias.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário