quinta-feira, 20 de junho de 2019

Salmos 107.1-109.31

Leitura do dia 20/06.

Continuamos nossa caminhada pelo livro de Salmos.

Ontem vimos o salmista cantar a bondade, fidelidade e misericórdia do Senhor, enquanto cantava a história de Israel. Que também é nossa história.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/06/salmos-1051-45.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/06/salmo-1061-48.html

Agora iniciamos o “Livro cinco” de Salmos. Os “Salmos do exílio e do retorno”. Inicia no Salmo cento e sete e termina no último Salmo, o cento e cinquenta. Hoje, caminharemos pelos Salmos cento e sete a cento e nove.

No Salmo cento e sete, o salmista conclama todos a darem graças ao Senhor. Porque Ele é bom. Seu amor dura para sempre. Pergunta se o Senhor os resgatou. E responde que proclamem em alta voz e contem a todos que Ele os resgatou de seus inimigos. Então, passa a contar a terrível situação em que o povo se encontrava. Vagando pelo deserto. Famintos e sedentos. À beira da morte. Sempre por causa da rebelião. Sempre por se afastarem do Senhor. Mas, todas as vezes que, em sua aflição, clamaram ao Senhor, Ele os ouviu. E os livrou de Seus sofrimentos.

Ao longo do Salmo, menciona o fato de se afastarem do Senhor. Clamarem em suas aflições. Serem ouvidos. E resgatados. Por causa de Seu grande amor. E, todas as vezes, o salmista conclama que O louvem, por Seu grande amor e pelas maravilhas que faz pela humanidade.

Enfatiza que os sábios levarão essa história a sério. Perceberão como tem sido leal Seu grande amor. Quem percebe, não se afasta dEle. Como desprezar tão grande amor?

No Salmo cento e oito, Davi canta que seu coração está firme no Senhor. Por isso cantará louvores com todo seu ser. É lindo quando ordena que a lira e a harpa despertem! Deseja acordar o amanhecer com sua canção. Seu coração está transbordando louvor e adoração. O Senhor é exaltado acima dos mais altos céus. Sua glória deve brilhar sobre toda a terra.

Num momento de desespero, tira seus olhos do Senhor e coloca em suas dificuldades. Pergunta se o Senhor não marchará mais com eles. Reconhece que o auxílio do homem é vão. Precisa do auxílio do Senhor para realizar grandes feitos. Só Ele pode pisar seus inimigos. E os nossos.

No Salmo cento e nove Davi clama ao Senhor, a quem louva. Os perversos o caluniam. Retribuem seu amor com acusações. Mesmo quando ora por eles. Pagam o bem com o mal. O amor com o ódio. Seu coração está ferido. Deseja que seus inimigos caiam. E não se levantem.

Ele, porém, continuará louvando. Reconhece que o Senhor está entre os necessitados. Pronto para salvá-los. Não se importa mais que o amaldiçoem. O Senhor o abençoará. Continuará se alegrando nEle.

Que acordemos o amanhecer com nossa canção ao Senhor. Que nossos olhos estejam fitos nEle. Que levemos a sério Seu amor. Que percebamos como tem sido leal para conosco. E continuemos nos alegrando. NEle.

Continuamos amanhã. Leremos a partir do Salmo cento e dez. Até o Salmo cento e quatorze.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário