Leitura do dia 30/08.
Continuamos nossa caminhada pelo livro de Ezequiel.
Na postagem anterior vimos o julgamento do Senhor contra os líderes de Israel. A esperança para o Israel exilado. Os sinais do exílio de Jerusalém, que está perto de acontecer. A fuga e prisão de Zedequias.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/08/ezequiel-101-1228.html
Agora, caminharemos a partir do capítulo treze. Até o capítulo quinze.
Os falsos profetas serão julgados pelo Senhor. São como chacais em meio a ruínas. Não fizeram nada para consertar as brechas nos muros da cidade, para que a nação pudesse permanecer firme na batalha, no dia do Senhor.
Ao invés de consertar as brechas, anunciaram visões falsas e previsões mentirosas. Falaram em nome do Senhor quando o Senhor não lhes enviara. Falavam ao povo que tudo estava em paz quando não havia paz. A guerra estava chegando até eles. Construíram muros precários que cairiam com o menor esforço. O Senhor os julgaria. Seriam expulsos de sua terra. Então saberiam que só Ele é o Senhor.
Ezequiel também foi ordenado a profetizar contra as falsas profetizas. Mulheres que profetizavam o que lhes vinha à mente. Não foram enviadas pelo Senhor. A aflição as esperava. Estavam enlaçando a alma do Seu povo. Amarravam amuletos nos pulsos deles e os ordenavam a andar com véus. Estavam desonrando o Senhor. Em troca de um pouquinho de cereal ou um pedaço de pão. Mentiam ao povo. Que gostava de ouvir mentira. Mas, assim, matavam os que não deviam morrer e prometiam vida aos que não deviam viver. Desanimaram os justos, coisa que o Senhor não queria que acontecesse e encorajaram os perversos, prometendo-lhes vida, mesmo que continuassem a pecar. O Senhor livraria Seu povo dessas mulheres. Arrancaria seus amuletos e seus véus. Não seriam mais suas vítimas. Ele era (é) contra elas e seus amuletos, usados para enlaçar Seu povo.
Alguns líderes de Israel visitaram Ezequiel. Quando estavam sentados com ele, o Senhor lhe entregou uma mensagem. Haviam levantado ídolos em seus corações e estavam seguindo aquilo que os faria pecar.
O Senhor ordenou que Ezequiel lhes dissesse que o povo de Israel estava levantando ídolos em seus corações e caindo em pecado. Depois, tinham a coragem de ir consultar um profeta. Ele, o Senhor, lhes daria a resposta que sua idolatria merecia. E sabe por quê? Para conquistar o coração de Seu povo que havia se afastado dEle para seguir ídolos. Ah, como a bondade e o amor do Senhor são maravilhosos. Incompreensíveis. Eternos.
Ordenou que se arrependessem. Que se afastassem dos ídolos. Que parassem de cometer pecados detestáveis. Ele se levantaria contra todos, estrangeiros e israelitas, que se afastassem dEle e levantassem ídolos em seu coração, caindo em pecado.
Os profetas estavam sendo enganados e levados a transmitir uma mensagem de engano porque o Senhor levantara Suas mãos contra eles. Todos os falsos profetas e os que buscassem suas orientações seriam eliminados. Por causa de seus pecados. Assim, finalmente, aprenderiam a não se desviarem mais, deixariam de se contaminar com seus pecados. Seriam Seu povo. E Ele, seu Deus.
O pecado de Jerusalém é tamanho que o Senhor disse que, ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem entre eles, com sua justiça, só salvariam a si mesmos. Nem seus filhos seriam salvos. E Ele enviaria quatro terríveis castigos. A guerra, fome, animais selvagens e doenças.
Os exilados, quando os recebessem em Babilônia, veriam que o Senhor estava sendo justo. Entenderiam que não foi sem motivo que o Senhor faria o que disse que faria. Por causa de seus pecados, tornaram-se inúteis. Como se fossem videiras em meio a árvores do bosque. As videiras não tem madeira como as árvores. Eram totalmente inúteis.
A terra seria desolada. Seu povo foi infiel. Eram as palavras do Senhor. E aconteceriam (aconteceram).
Que sejamos profetas que reconstroem os muros, como Neemias. Que fechemos todas as brechas. Que não falemos o que o povo deseja ouvir, mas o que o Senhor falar. Se não falar, que fiquemos calados, reconstruindo os muros e tampando as brechas. http://www.espalhandoasemente.com/2019/05/neemias-41-23.html
"Reconstruirão as ruínas desertas de suas cidades e serão conhecidos como reparadores de muros e restauradores de ruas e casas". - Isaías 58.12
Que não sobrecarreguemos o povo com “amuletos e véus”, que para nada servem, como se tais objetos salvassem o povo. Que nos voltemos para Sua palavra.
Que não permitamos a contaminação de nossos corações, erguendo ídolos que nos levarão a distanciarmos do Senhor, pecando. Guardemos nossos corações.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/guardando-meu-tesouro.html
Continuamos na próxima postagem. Leremos a partir do capítulo dezesseis. Até o capítulo dezoito.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário