Leitura do dia 29/07.
Continuamos nossa caminhada através do livro do profeta Isaías.
Ontem vimos a ordem do Senhor para consolar Seu povo. A promessa de um libertador. E de um Messias.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/08/isaias-401-4225.html
Hoje caminharemos a partir do capítulo quarenta e três. Até o quarenta e cinco.
O Senhor chama Seu povo a ouvi-Lo. Não promete um mar de rosas. Promete companhia e livramento. Ele fala “quando”, significa que muito provavelmente passaremos por tais experiências. O maravilhoso é que, mesmo se passarmos pelas águas profundas, Ele estará ao nosso lado. Ao atravessarmos rios, não nos afogaremos. Ao passarmos pelo fogo não nos queimaremos, nem a chama nos fará mal. Não por sermos os poderosos. Mas por Ele ser nosso Deus, o Santo de Israel, nosso Salvador.
É maravilhoso podermos contar com Sua companhia nestas situações de total pavor. Quem deseja passar por águas profundas, atravessar rios e passar pelo fogo? Ninguém. Mas, nestes momentos, em que o medo toma conta de nós, não conseguimos enxergar uma solução. Sim, pensamos, serei engolida por essas águas. Ou, me afogarei, morrerei. Ou ainda, o fogo me queimará, a chama acabará comigo. Ele diz que não. Que estará conosco. E nos livrará. Sairemos ilesos. Somente pela fé nEle.
Somos o Israel do Senhor. Somos Suas testemunhas. Fomos escolhidos para conhecê-Lo. Para nEle crer. E entender, diferente de tantos que não conseguem, que somente Ele é Deus. Não há outro. Nunca houve. Nunca haverá. Somente Ele nos salva. Ele previu a salvação. Salvou. E proclamou a todo o mundo. http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/o-deus-de-todas-as-nacoes.html
Sua bondade não tem fim. O que fez na saída do povo de Israel do Egito, não se compara às Suas próximas maravilhas. Ele abrirá um caminho no meio do deserto. Fará rios na terra seca. Até os animais O louvarão. Pois Ele lhes dará água. No deserto.
E, se no momento estamos vivendo em terra seca, Ele fará rios onde estamos, para que possamos nos refrescar. Ele nos formou para Si, para O honrarmos perante o mundo. Temos feito isso?
Quando o Senhor olha para Seu povo, vê um povo desgarrado. Que não clama por Ele. Que se cansou dEle. Que não O honrou. Que não O agradou. Apenas O sobrecarregou com pecados. E O cansou com maldades. Ainda assim, o Senhor promete o perdão. Por Sua infinita bondade e misericórdia. Por Seu amor.
Toda vergonha sobre o povo do Senhor vem por causa do pecado. Da rebelião. Do virar as costas ao Senhor.
Apesar disso, o Senhor chama Seu povo. Para que venha. Ele derramará água que verdadeiramente mata sede. Que rega os campos secos do nosso coração. Ele derrama Seu Espírito. E Sua benção prossegue pelas próximas gerações. Ele promete que nossa descendência será dEle. Uns dirão: Pertenço ao Senhor, sou dEle. Outros dirão que são descendentes de Jacó. Outros escreverão nas mãos o nome do Senhor. E se chamarão por Israel.
Que sejamos dEle. Não é sensato adorarmos ídolos. É estupidez e ignorância. Falta de entendimento. Como pode um ídolo que nem consegue se mexer, ouvir orações e respondê-las?
O profeta clama que todos se voltem para Ele. Só Ele cumpre as previsões de Seus profetas, os verdadeiros.
Novamente o Senhor fala sobre a vinda de Ciro. Ele fará o que o Senhor deseja. Reconstruirá Jerusalém. Ordenará que restaurem o templo. Ainda que Ciro não O conhecesse o Senhor o tomaria pela mão e o usaria. Seu propósito é que todo o mundo, de leste a oeste, saiba que não há outro Deus, apenas o Senhor (Isaías 45.5). Seu interesse é que todos os povos O reconheçam e O conheçam.
Mas, grande aflição espera os que contestam com o Criador. Quem é o barro para dizer ao oleiro o que fazer? Ele criou o Universo!
Ciro restaurará Sua cidade (como fez) e libertará Seu povo (o que aconteceu), sem exigir recompensa. Os egípcios, os etíopes e os sabeus reconheceriam que somente o Senhor é Deus. Não há outro.
Não é maravilhoso ouvir o Senhor dizer que as ordens que nos dá são possíveis? Se não fosse possível que O encontrássemos, não ordenaria que O buscássemos. Ele fala apenas a verdade. Declara somente o que é correto.
Que todo o mundo se volte para Ele, para ser salvo. Que larguem seus ídolos. E declarem que só o Senhor é a única fonte de justiça e força.
Que nos rendamos a Ele.
Continuamos amanhã. Leremos a partir do capítulo quarenta e seis. Até o capítulo quarenta e oito.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário