Leitura do dia 25/08.
Continuamos nossa caminhada através das Lamentações de Jeremias.
Na postagem anterior vimos a grande tristeza de Jerusalém. A ira do Senhor por causa do pecado. E a esperança na fidelidade do Senhor.
Que não sejamos conquistados pelo inimigo para que nossos filhos tenham um futuro e uma esperança.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/08/lamentacoes-de-jeremias-11-366.html
Agora, caminharemos pelos dois últimos capítulos de Lamentações.
O terror é tanto que as pedras sagradas estão espalhadas pelas ruas. O clamor dos filhos é completamente ignorado. As crianças imploram por um pedaço de pão. Ninguém atende. A culpa do Seu povo é maior que a de Sodoma.
Os que morreram pela espada foram mais felizes. Morrer de inanição é muito pior. A fome é tão desesperadora que mulheres de bom coração fazem o impensável. Cozinham seus próprios filhos. E os comem. Para sobreviverem.
Nenhum rei da terra poderia imaginar que os muros de Jerusalém seriam derrubados. Que o inimigo entraria por suas portas. Mas aconteceu.
E sabe por que aconteceu? Por causa do pecado de seus profetas. E da maldade de seus sacerdotes. Os que deveriam ensinar o povo a andar nos caminhos do Senhor profanaram a cidade. Derramaram sangue inocentes. Estão tão contaminados de sangue que andavam sem destino pelas ruas. Como cegos. Sim, o pecado cega. Completamente.
Ninguém tem mais respeito por eles.
Jerusalém esperava ajuda de nações incapazes de livrá-la. Pensavam que estariam protegidos debaixo da sombra de seu rei, por considerá-lo ungido do Senhor, mas ele mesmo foi capturado.
Edom, que se alegra com a desgraça de Jerusalém também será capturado. Beberá do cálice da ira do Senhor. Passará pelo julgamento. Seus muitos pecados serão expostos.
Jeremias clama ao Senhor. Que Ele se lembre do que aconteceu com Judá e Jerusalém. Sua herança foi entregue a estranhos. Suas casas a estrangeiros. Não têm mais pai. São órfãos. Sua mãe agora é uma viúva. Completamente desprotegida. Estão exaustos, mas os que os perseguem não lhe dão tempo para descanso. Seus antepassados pecaram e morreram. Agora, eles, recebem o castigo que aqueles também mereciam.
Não há ninguém que possa resgatá-los. Escravos agora são senhores. A violência tomou conta do deserto. Para conseguir alguma comida é preciso arriscar a vida. As mulheres são violentadas. Os príncipes pendurados pelas mãos. Os idosos são tratados com desprezo. Os jovens são levados para trabalhar nos moinhos. Os meninos cambaleiam com o trabalho pesado. As autoridades não se sentam mais à porta da cidade. Não há mais julgamento. Os rapazes não tocam mais nenhuma música. A alegria desapareceu. As danças se transformaram em pranto. A coroa caiu de suas cabeças. Todas essas aflições vieram por causa do pecado.
Jeremias lembra que o Senhor reina eternamente. Seu trono permanece a cada geração. Pede que o Senhor os restaure. Os faça voltar para Ele. Devolva a alegria de outrora.
Ah, meus queridos, que sejamos fieis. Que clamemos ao Senhor por nossos profetas. Para que voltem a Ele. Para que proclamem Suas palavras. Para que não ajam mais com arrogância e egoísmo. Que não nos aconteça o pior. Por não termos uma atalaia do Senhor. Que as trombetas sejam tocadas. E que atendamos ao Seu chamado. https://www.youtube.com/watch?v=bQ2acobG4sc
Que nos arrependamos para que não haja mais fome em nossas terras. Que não corramos mais risco de vida. Que as mulheres não sejam mais violentadas. Que os príncipes sejam honrados. Que os idosos sejam cuidados e respeitados. Que os jovens tenham empregos dignos. Que os meninos brinquem e aprendam. Que as autoridades julguem corretamente. Que os rapazes voltem a tocar. Que a alegria reapareça em nossos corações. Que nosso pranto se transforme em dança.
Clamemos ao Senhor.
Continuamos amanhã. Um novo livro. Um novo profeta. Ezequiel. Leremos do capítulo um ao capítulo três.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário