quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Oseias 12.1-14.9

Leitura do dia 20/09.

Continuamos nossa caminhada pelo livro de Oseias.

Na postagem anterior vimos o julgamento do Senhor contra Israel. E seu grande amor por Seu povo, mesmo afastado dEle.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/09/oseias-91-1112.html

Hoje caminharemos através dos três últimos capítulos. A partir do capítulo doze.

O Senhor fala que Seu povo se alimenta e corre atrás de inutilidades o dia todo. Acumula mentiras e violência. Faz acordos com a Assíria. E, ao mesmo tempo tenta acordo com o Egito. Mas não busca o Senhor. Não pede Sua ajuda.

Ele está pronto para castigar Seu povo mas, antes, chama-o para que volte. Que pratique amor e justiça. E confie sempre nEle. Não na ajuda de homens.

O povo, no entanto, se comporta como se fosse comerciantes astutos, com balanças desonestas, explorando seus clientes. Enganando às escondidas. Acredita que ficou rico. Que fez fortuna com seu próprio esforço. E sente-se protegido. Ninguém descobriu que enganou. Seu histórico é impecável. Aparentemente.

Mas o Senhor vê todas as coisas. Ele vê como Seu povo se comporta. Serão sentenciados à morte, por causa de seus pecados (Romanos 6.23). Esse é o salário do pecado, a morte.

Antigamente, quando Efraim falava, todo o povo tremia de medo. Respeitavam essa tribo que era muito importante em Israel. Agora, adoram Baal. Selaram sua destruição. Continuam a pecar fazendo ídolos de prata, oferecendo-lhes sacrifícios e beijando-os. Ao invés de amar o Senhor, amam seus ídolos feitos por mãos de homem.

O Senhor lembra que foi Ele quem os tirou do Egito. Não reconhecerão outro deus além dEle. Não há outro Salvador. Ele cuidou de Seu povo no deserto. Mas, quando comeram e ficaram saciados, orgulharam-se e esqueceram-se dEle. Voltando-Lhe as costas.

É triste ver que o Senhor, o único ajudador de Israel, está prestes a destruí-lo. Por causa de seus muitos pecados. Suas fontes ficarão esgotadas. Seus poços secarão. Suas riquezas serão saqueadas. Sofrerão as consequências de suas culpas. Rebelaram-se contra o Senhor. Ficarão sem Seu amparo e proteção.

O pecado de Israel é tão grande que serão mortos pela espada inimiga. Suas crianças e as mulheres grávidas, que deveriam ser cuidadas, serão despedaçadas.

Apesar de todo pecado de Israel, O Senhor os chama para voltarem. Para confessarem seus pecados e voltarem para Ele. Que Lhe peçam perdão. Que reconheçam que a Assíria não os pode salvar. Que seus ídolos não são nadas. Que somente nEle os órfãos encontram misericórdia. Que Ele é o único Salvador.

Seu desejo é esse. Quer curá-los de sua infidelidade. Quer amá-los com todo Seu ser. Tenho que repetir: O Senhor deseja amar Seu povo com todo Seu ser! É demais para mim. Que amor é esse?
https://www.youtube.com/watch?v=xu8Zel1u-6k

Se voltarem, Sua ira desaparecerá para sempre. Ele será para Israel como o orvalho refrescante. Israel florescerá como o lírio. Lançará raízes profundas. Será sólido. Seus ramos se estenderão como belas oliveiras. Terão crescimento. Serão perfumados como os cedros do Líbano. Serão agradáveis. Viverão novamente debaixo de Sua sombra. Crescerão como o trigo. Florescerão como a videira. Terão aroma agradável como os vinhos do Líbano. Basta voltarem para o Senhor. Ficar longe dos ídolos. Afinal, Ele é o que responde suas orações e cuida deles. Ele é com árvore sempre verde. Todos os seus frutos vêm dEle. Como não amá-Lo?

Ah, se Seu povo for sábio, entenderá. Quem tiver discernimento, ouvirá. Seus caminhos são retos. Os justos andam por ele. Mas, os pecadores tropeçam e caem. Nos mesmos caminhos. Incapazes de andar na retidão.

Que sejamos sábios. Que voltemos para o Senhor. Que derrubemos todos os ídolos de nossos corações. Que O amemos. Que possamos receber Seu amor tão grandioso.

Continuamos amanhã. Leremos o livro de Joel. Apenas três capítulos.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário