Leitura do dia 19/09.
Continuamos nossa caminhada pelo livro de Oseias.
Ontem vimos a iniquidade dos reis e príncipes. Também vimos que o juízo do Senhor está próximo. http://www.espalhandoasemente.com/2019/09/oseias-71-814.html
Agora, caminharemos através do capítulos nove a onze.
O Senhor ordena que Israel não se alegre. Com a prostituição, abandonaram-no. Agora, tudo faltará. Os cereais e o vinho novo. Também não permanecerão mais na terra dEle. Serão arrancados de lá. Efraim voltará ao Egito e na Assíria comerão coisas imundas. Chegaram os dias de castigo. Os dias do juízo. O Senhor se lembrará de suas injustiças e castigará seus pecados.
Ele lembra quando encontrou Israel. Era como encontrar uvas em meio ao deserto. Mas eles O deixaram. Foram atrás de Baal-Peor. Consagraram-se à vergonhosa idolatria. Tornaram-se abomináveis. Como o ídolo que amaram. Sim, é verdade. Tornamo-nos semelhantes ao que amamos. Se amamos ídolos inúteis, seremos como eles. http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/numeros-251-18.html
O Senhor faria Israel próspero e resplandecente como Tiro, mas não quiseram segui-Lo. Agora terão ventres estéreis e seios secos. Suas raízes secaram. Não há mais frutos. Não gerarão filhos. Se os gerarem, serão consumidos pela morte porque afastaram-se do Senhor. Todos os seus príncipes são rebeldes.
Ao invés de serem bênçãos às nações, andarão errantes por elas. Porque não querem ouvir o Senhor.
Ao invés de agradecerem por seu crescimento, quanto mais cresceram, mais levantaram ídolos e altares. Falam palavras vãs. Juram falsamente. Fazem alianças errantes.
Samaria será atemorizada por causa do bezerro de Bete-Áven. Seu povo se lamentará por causa dele. Seus sacerdotes idólatras tremerão. Sua glória se foi. Seu bezerro será levado como presente ao rei da Assíria.
O Senhor ordenou que Israel semeasse em justiça. Ceifasse em misericórdia. Arasse em campos novos. Era (e é) tempo de buscar o Senhor até que Ele viesse e chovesse justiça sobre todos. Mas, araram em malícia. Colheram em perversidade. Comeram o fruto da mentira. Tudo porque confiaram em seus carros e em seus exércitos.
Ah, precisamos obedecer ao Senhor. E confiar somente nEle.
Israel veria a guerra. Suas fortalezas seriam destruídas. As mães, que deveriam ser cuidadas e amparadas por todos, seriam despedaçadas junto com seus filhos. Por causa de sua malícia. Seriam totalmente destruídos.
O Senhor lembra Seu amor por Israel. quando era uma nação pequena, Ele o amou. Do Egito chamou Seu filho. Aqui, uma referência a dois acontecimentos. Ele resgatou Israel do Egito e, quando o Senhor Jesus nasceu, que precisou fugir para o Egito, de lá o Senhor O chamou.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/exodo-141-1521.html
http://www.espalhandoasemente.com/2017/11/nasce-o-desejado-das-nacoes.html
Quanto mais o Senhor chamava Israel, mais afastavam-se de Sua presença. Mais fugiam. Sacrificavam a baalins e queimavam incensos às imagens de esculturas, transformadas em seus ídolos, seus deuses.
Foi Ele quem os ensinara a andar. Ele os tomara em Seus braços. Mas não entenderam que os estava curando. Não atentaram às Suas obras. Ele os atraíra com cordas humanas. Com laços de amor. Fora para eles como um alívio. Como quem alivia o jugo. Inclinara-se para lhes dar alimento. Ainda assim, recusaram converter-se. Por isso, irão em cativeiro para a Assíria. Serão consumidos pela espada. Devorados por causa de seus caprichos. Por serem inclinados a desviar-se dEle. Até olham para cima, mas não O adoram. https://www.youtube.com/watch?v=HwLTTBvzyUE
Apesar disso, o coração do Senhor se comove. Não consegue deixar Israel, entregá-lo. Suas compaixões estão voltadas para ele. Afinal, não é homem. É Deus. Não destruirá Israel. Ele o julgará. Com justo juízo.
Depois, andarão após Ele. E voltarão a habitar em sua própria terra.
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos. Elas se renovam a cada manhã. Se tal não acontecesse, estaríamos todos perdidos (Lamentações de Jeremias 3.22,23).
Que sejamos obedientes ao Senhor. Ele nos atraiu com Suas cordas de amor. http://www.espalhandoasemente.com/2018/01/a-crucificacao-de-jesus.html
Continuamos amanhã. Leremos a partir do capítulo doze. Até o capítulo quatorze.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário