Leitura do dia 12/11.
Na postagem anterior vimos a maravilhosa história das boas-novas sendo entregue a Cornélio, sua família e seus amigos.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/atos-101-48.html
Agora, caminharemos através do capítulo onze de Atos.
Logo a notícia de que os gentios receberam a palavra de Deus chegou aos apóstolos e discípulos em Jerusalém. Quando Pedro, é criticado por alguns discípulos por ter entrado na casa de um gentio. E pior, até comido com eles! Comer uma refeição com alguém indica interesse, comunhão, intimidade.
Pedro contou exatamente o que acontecera. A visão que tivera. O que Cornélio lhe contara. E o recebimento do Espírito Santo pelos gentios.
Como o Senhor lhes dera o Espírito Santo, quem ele era para se opor?
Quando os discípulos ouviram sua explicação, pararam de criticá-lo e louvaram. Agora viam que Ele dera aos gentios o mesmo privilégio de se arrepender e receber a vida eterna em Cristo Jesus! Aleluias!
“Por meio de você (Abraão), todas (todas) as famílias da terra serão abençoadas”. – Gênesis 12.3b
http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/o-deus-de-todas-as-nacoes.html
Enquanto isso, os discípulos dispersos na perseguição após a morte de Estevão, foram até a Fenícia, Chipre e Antioquia da Síria. Lá começaram a pregar a palavra, mas somente aos judeus.
Então, aleluias, chegaram alguns dos discípulos que voltavam de Chipre e Cirene. Em Antioquia, começaram a anunciar aos gentios. Claro, a mão do Senhor estava com eles. Muitos gentios creram e converteram-se ao Senhor.
Quando a igreja em Jerusalém soube, enviou Barnabé. Quando chegou e viu a graça do Senhor manifesta, ficou muito feliz. Incentivou os irmãos a permanecerem firmes no Senhor.
Barnabé foi a Tarso e buscou Saulo. Ficaram em Antioquia durante um ano. Ensinaram muitas pessoas.
Em Antioquia, pela primeira vez, os irmãos foram chamados de cristãos. Infelizmente hoje praticamente não há cristãos naquele lugar. Que oremos por um avivamento que alcance novamente aquelas terras. Um avivamento verdadeiro, baseado na Palavra.
Durante esse tempo, houve um “intercâmbio” entre Jerusalém e Antioquia. Alguns profetas iam de Jerusalém para lá. Um deles, chamado Ágabo predisse, pelo Espírito Santo, que haveria uma grande fome sobre o mundo romano. Essa fome aconteceu no tempo de Cláudio.
Quando ouviram essa profecia, os irmãos de Antioquia decidiram enviar a ajuda aos irmãos da Judeia. Cada um ajudaria de acordo com suas possibilidades. Não por força, nem por imposição. Muito menos por barganha. De acordo com suas possibilidades.
Mas não ficou apenas na decisão. De fato, enviaram suas doações através de Barnabé e Saulo.
Mais uma vez meu coração deseja viver dias como esses!
Continuamos na próxima postagem.
Espero você. Até já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário