sábado, 23 de novembro de 2019

Atos 10.1-48


Leitura do dia 12/11.

Continuamos nossa caminhada através do impressionante livro de Atos.

Ontem vimos o testemunho de Estevão diante do Conselho. E Sua morte. Em paz.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/atos-71-81.html

A perseguição faz os discípulos dispersarem, pregando o Evangelho. Filipe anuncia as boas-novas em Samaria. Fala de Jesus ao eunuco etíope. Muitos são curados e se convertem. http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/atos-82-40.html

Saulo se converte e anuncia que Jesus é o Cristo. Em Damasco e em Jerusalém. O perseguidor é perseguido. Pedro cura Eneias e ressuscita Dorcas. Cidades inteiras se convertem ao Senhor.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/atos-91-43.html

Hoje caminharemos a partir do capítulo dez. Até o capítulo doze de Atos.

Na primeira postagem, apenas o capítulo dez.

Em Cesareia morava um oficial do exército romano. Chamava-se Cornélio. Era Capitão do Regimento Italiano. Ele e toda a sua família eram devotos e tementes a Deus. Dava esmolas, que eram generosas, e sempre orava ao Senhor.

Um dia, por volta das três horas da tarde, teve um visão. Um anjo o chamou pelo nome. Ficou temeroso, mas olhou fixamente para o anjo, perguntando o que este queria. O anjo respondeu que suas orações e esmolas subiram até Deus e Ele as guardava em Sua memória.

Essa é uma informação que me impacta. Ele não se esquece de nossas orações e esmolas. Não precisa anotar em um caderninho ou em uma agenda. Guarda em Sua memória. E não esquece. Jamais.

O anjo ordenou que Cornélio enviasse uns homens a Jope. Naquela mesma hora. “Agora”. Que buscasse Simão, chamado Pedro. Estava hospedado na casa de outro Simão. Um curtidor. Que morava à beira-mar.

Imediatamente Cornélio obedeceu. Enviou dois servos de sua casa e um soldado, que também era devoto. Antes, contou-lhes o que acontecera.

No dia seguinte, por volta do meio-dia, quando os mensageiros de Cornélio estavam chegando a Jope, Pedro subiu ao terraço para orar.

Estava com fome. E teve uma visão. O céu estava aberto. Um grande lençol foi baixado por suas quatro pontas. No lençol havia todo tipo de animal, aves e até répteis. Uma voz lhe ordenou que levantasse, matasse e comesse.

Pedro ficou horrorizado. Disse que de modo nenhum comeria algo impuro ou impróprio. Nunca havia comido nada assim.

A voz lhe disse que não deveria considerar impuro o que Deus purificara. A mesma visão aconteceu três vezes. Até que o lençol foi recolhido.

Pedro estava perplexo. Não entendia o que significava aquela visão.

Os homens de Cornélio chegaram. Neste momento, enquanto ainda tentava entender a visão, o Espírito lhe informou que três homens vieram procurá-lo. Era para levantar-se. Descer e encontrar-se com eles. Deveria acompanhá-los, sem hesitar. Ele os enviara.

Pedro desceu e se apresentou aos homens. Perguntou por que estavam ali.

Contaram-lhe quem era Cornélio e a visão que tivera. Pedro os convidou a passarem a noite ali. No dia seguinte seguiram viagem, junto com alguns irmãos de Jope.

Cornélio, que não estava interessado apenas em sua salvação, mas de todos os seus familiares e amigos, reuniu todos, à espera de Pedro.

Quando Pedro chegou, Cornélio ajoelhou-se diante dele. Pedro ordenou que se levantasse imediatamente. Era homem como ele. Ah, meu querido Pedro! Quantos de nós precisamos seguir esse exemplo! Quantos hoje têm se endeusado e aceitado adoração, como se fossem um deus!

Pedro disse a Cornélio que as leis que seguia o proibiam de entrar em um lar gentio e se associar com eles. Mas, o Senhor lhe mostrara que não devia considerar ninguém impuro ou impróprio. Por isso, atendeu ao chamado, sem oposição. Ainda não entendiam que o Evangelho estava acessível a todos os homens. E perguntou por que o mandara buscar.

Cornélio contou o que o anjo lhe dissera enquanto orava. Estão reunidos, ansiosos para ouvir a mensagem que o Senhor mandou que Pedro lhes trouxesse.

Pedro disse que via claramente que o Senhor não mostrava nenhum favoritismo pelos judeus. Em todas as nações Ele aceita os que O temem, e agem da maneira que ensinou. Contou as boas-novas. Falou sobre Jesus! Há paz com Deus através dEle, o Cristo. http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/o-deus-de-todas-as-nacoes.html

Contou o que Jesus fizera. Contou que era Sua testemunha. E todos que nEle cressem, receberiam perdão de seus pecado.

Enquanto ainda falava, algo extraordinário aconteceu!

O Espírito Santo desceu sobre todos que ouviam a mensagem!

Os discípulos, judeus, que estavam com Pedro se admiraram. Estavam ouvindo todos falar em outras línguas e louvarem a Deus.

Pedro perguntou se alguém podia se opor a que aquelas pessoas fossem batizadas na água, em nome de Jesus Cristo se, como eles, receberam o Espírito Santo. Impossível opor-se!

Todos foram batizados e pediram que Pedro ficasse com eles alguns dias. Queriam saber mais das boas-novas. Mais de Jesus.

Ah, que maravilha esse capítulo! Como todos que temos lido desse livro inspirador.

Que voltemos a viver dias como esses. Em que o Senhor se revela. E orienta tão claramente. Que voltemos a ter visões. A sonhar. A contar Suas maravilhas.

Continuamos na próxima postagem.

Espero você. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário